Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) 3308.3281 – Porto Alegre – RS – – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Educação Permanente em Saúde :
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E ESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA GRUPO DE PESQUISA SOBRE TRANSFORMAÇÕES NO.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Curso de Graduação em Gestão Pública
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
UMA ALTERNATIVA DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Prof. Gabriel de Araújo Santos Coordenador do PPGEA/UFRRJ.
MESTRADO PROFISSIONAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
Transcrição da apresentação:

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FCE) CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ECONÔMICAS (IEPE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL Mestrado e Doutorado Multidisciplinares

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – Comissão Coordenadora Prof. Jalcione Almeida – Coordenador Prof. Aldomar Arnaldo Rückert – Coordenador Substituto Prof. Sergio Schneider Prof. Lovois de Andrade Miguel Prof. Eduardo Ernesto Filippi Prof. João Armando Dessimon Machado - Décio Souza Cotrim - Repres. Discente Coordenação Pedagógica Prof. Fábio de Lima Beck Coordenação Operacional Eliane Sanguiné e Secretaria Lisiane Ribeiro ADMINISTRAÇÃO

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – CPG Economia Rural: – 1962 – Especialização; 1963 – 1ª turma de Mestrado – 232 dissertações publicadas – 1998 – última turma; 2001 – última defesa e encerramento – Perspectiva disciplinar Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) – 1999 – 1ª turma de Mestrado – 2003 – 1ª turma de Doutorado – 9 turmas de Mestrado (130 alunos) e 5 de Doutorado (47 alunos) – 71 dissertações e 02 teses defendidas – 58 dissertações publicadas ANTECEDENTES

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – DESENVOLVIMENTO RURAL Objeto de estudo amplo, complexo e sujeito a várias abordagens teóricas Exigência de multidisciplinaridade Reflexão integrada com a prática Abordagem privilegiada das Ciências Sociais Transversalidade da “Questão Ambiental” ANTECEDENTES

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – PERSPECTIVA ANALÍTICA Desenvolvimento rural como o processo resultante de ações articuladas, que visam a induzir mudanças socioeconômicas e ambientais no âmbito do espaço rural para a melhoria do bem-estar das populações rurais. Caracteriza-se por ser um processo permanentemente evolutivo, interativo, hierárquico quanto aos seus resultados, e pautado pela manifestação concreta de especificidades desses componentes no plano territorial.

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – As mudanças no papel do Estado; O surgimento e consolidação da noção de agricultura familiar; O aprofundamento do processo de agroindustrialização da produção agrícola; Os novos arranjos produtivos rurais; A problemática ambiental. TEMAS IMPORTANTES QUE JUSTIFICARAM A CRIAÇÃO DO PGDR

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – OBJETIVOS GERAIS Aprofundar a compreensão de realidades agrárias complexas com vistas a elaboração de instrumentos de intervenção em prol do desenvolvimento rural; Analisar e avaliar a concepção, a gestão e a execução de projetos e programas de desenvolvimento rural, assim como o impacto destas ações junto à sociedade; Investigar a implementação de políticas públicas através da análise e avaliação das ações de desenvolvimento rural implementadas em nível regional e local; Analisar os impactos e imbricações das políticas públicas contemporâneas fundamentadas na participação e na descentralização das populações rurais. PRIORIZAÇÃO: Formação de docentes e pesquisadores

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – CORPO DOCENTE 1. Aldomar Arnaldo Rückert, Geógrafo, mestre e doutor em geografia humana 2. Carlos G. A. Mielitz Netto, Engenheiro agrônomo, mestre em economia agrícola e doutor em economia 3. Eduardo Ernesto Filippi, Economista, mestre em economia rural e doutor em desenvolvimento territorial 4. Egon Roque Fröhlich, Filósofo, mestre em Sociologia Rural e doutor em Comunicação de Massas 5. Fábio de Lima Beck, Pedagogo, mestre e doutor em educação 6. Fábio Kessler Dal Sóglio, Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em agronomia. 7. Gabriela Coelho de Souza, Bióloga, mestre e doutora em botânica. 8. Ivaldo Gehlen, Sociólogo, mestre e doutor em sociologia 9. Jalcione Almeida, Engenheiro agrônomo, mestre em sociologia rural e doutor em sociologia 10. João Armando Dessimon Machado, Médico Veterinário, mestre em Economia Rural e Doutor em Economia Agroalimentar 11. José Carlos Gomes dos Anjos, Bacharel em ciências sociais, mestre e doutor em antropologia social

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – 12. Karl Martin Monsma, Sociólogo, mestre e doutor em sociologia 13. Lovois de Andrade Miguel, Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em agronomia 14. Marcelo Kunrath da Silva, Historiador, mestre e doutor em sociologia 15. Marcelino Souza, Agrônomo, mestre em extensão rural e doutor em engenharia agrícola 16. Marta Júlia Marques Lopes, Enfermeira, mestre e doutora em sociologia 17. Paulo Dabdab Waquil, Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em economia agrícola 18. Renata Menasche, Engenheira agrônoma, mestre em desenvolvimento agricultura e sociedade e doutora antropologia social 19. Roberto Verdum, Geógrafo, mestre e doutor em geografia 20. Sergio Schneider, Sociólogo, mestre e doutor em sociologia 21. Tatiana Engel Gerhardt, Enfermeira, mestre em saúde pública e ciências sociais e doutora em antropologia social

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – TEMÁTICAS DE PESQUISA  agricultura familiar;  agricultura e meio ambiente;  agroecologia;  análise de cadeias agroindustriais;  crédito rural;  crescimento e planejamento econômico;  desenvolvimento local; territorial;  diagnósticos de impacto ambiental;  diagnósticos de realidades sociais rurais;  diagnósticos de sistemas de produção;  economia agroindustrial;  economia solidária; ecológica;  educação e desenvolvimento rural;  emprego agrícola e desenvolvimento rural;  etnoconservação; etnobiologia;  extensão rural;  gestão de propriedades rurais;  integração econômica;  interdisciplinaridade;  mediações sócio-técnica-culturais e políticas do mundo rural;  metodologia de pesquisa;  movimentos sociais;  pluriatividade;  política econômica para a agricultura;  políticas públicas;  relações de gênero e processos de trabalho agrícola;  saúde e desenvolvimento rural;  sistemas técnicos e relações sociais;  sociedade e natureza no campo da teoria social;  teorias da democracia;  Tecnologia agrícola e seus impactos.

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – GRUPOS DE PESQUISA Grupo de Estudos e Pesquisas “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural – GEPAD” – Coordenador: Prof. Sergio Schneider Núcleo de Estudos em Economia Agrícola – Coordenador: Prof. Paulo D. Waquil Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedades – TEMAS – Coordenador: Prof. Jalcione Almeida Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica – Coordenador: Prof. Lovois de Andrade Miguel Grupo de Estudos em Saúde Coletiva – Coordenadoras: Profªs Tatiana Engel Gerhardt e Marta Julia M. Lopes

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – ESTRUTURA CURRICULAR 2007

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – 1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2. Teoria e Prática da Pesquisa Científica – 3 créd. - M 3. Seminário de Pesquisa Multidisciplinar – 2 créd. – M/D O brigatórias LP 1 LP 2 LP 3 Metodologia Quantitativa – Metodologia Qualitativa – Oficina de Pesquisa Interdisciplinar – Planejamento e Gestão de Projetos p/ DR - Processos Decisórios em Unidade de Produção Agrícola Eletivas Instrumentais 1. Pol. Publ. p/Agric. e Questão Agrária 2. Inserção Bras. no Capital. Contemp. 3. Desenv.Socioecon., Territ. e ambiente 4. Reforma do Estado e Pol. Territoriais 5. Estrutura e Dinâm. de Sist. Agroind. 6. Tópicos Especiais I 1. Config. Assoc. Partic.e Pol. Publ. no BR 2. Mediações Pol.-Cult. no Mundo Rural 3. Alimentação, Cultura e Campesinato 4. Agric. Fam e Campes.: teor, proc e atores 5. Desigualdades e Difer. Sociais no Rural 6. Tópicos Especiais II 1. Tecnociência, Natureza e Desenvolv. 2. Avaliação de Impactos Ambientais 3. Evol. e Dif. de Sistemas Agrários 4. Agricultura e Sustentabilidade 5. Tópicos Especiais III Eletivas por Linhas de Pesq  Todas as disciplinas eletivas têm 03 créditos. Disciplinas em vermelho nas linhas são de doutorado, podendo serem cursadas por mestrandos

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – LINHA DE PESQUISA 1 Descrição: Focaliza o Estado e seu papel como instância de regulação, planejamento e controle da sociedade. Analisa o processo de formulação e implementação de políticas públicas, discutindo as demandas e as relações com as instituições da sociedade civil. Identifica os efeitos econômicos e sociais das políticas públicas sobre o desenvolvimento agrícola e rural brasileiro. Estuda as transformações no cenário internacional e nacional na organização, funcionamento e competitividade das atividades no meio rural e das cadeias agroindustriais. ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – 1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2. Teoria e Prática da Pesquisa Científica – 3 créd. - M 3. Seminário de Pesquisa Multidisciplinar – 2 créd. – M/D O brigatórias LP 1 LP 2 LP 3 Metodologia Quantitativa – Metodologia Qualitativa – Oficina de Pesquisa Interdisciplinar – Planejamento e Gestão de Projetos p/ DR - Processos Decisórios em Unidade de Produção Agrícola Eletivas Instrumentais 1. Pol. Publ. p/Agric. e Questão Agrária 2. Inserção Bras. no Capital. Contemp. 3. Desenv.Socioecon., Territ. e ambiente 4. Reforma do Estado e Pol. Territoriais 5. Estrutura e Dinâm. de Sist. Agroind. 6. Tópicos Especiais I 1. Config. Assoc. Partic.e Pol. Publ. no BR 2. Mediações Pol.-Cult. no Mundo Rural 3. Alimentação, Cultura e Campesinato 4. Agric. Fam e Campes.: teor, proc e atores 5. Desigualdades e Difer. Sociais no Rural 6. Tópicos Especiais II 1. Tecnociência, Natureza e Desenvolv. 2. Avaliação de Impactos Ambientais 3. Evol. e Dif. de Sistemas Agrários 4. Agricultura e Sustentabilidade 5. Tópicos Especiais III Eletivas por Linhas de Pesq  Todas as disciplinas eletivas têm 03 créditos. Disciplinas em vermelho nas linhas são de doutorado, podendo serem cursadas por mestrandos

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – LINHA DE PESQUISA 2 Descrição: Analisa os processos e as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais do rural. Estuda as dinâmicas e as formas sociais de trabalho, produção e vida. Aborda a construções da ação coletiva e o papel dos atores sociais nas dinâmicas territoriais de desenvolvimento. Enfoca as mediações político-culturais, os atores e instituições do rural. MEDIAÇÕES POLÍTICO-CULTURAIS, ESTRUTURAS PRODUTIVAS E CONFIGURAÇÕES SÓCIO-TÉCNICAS DO RURAL

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – 1. Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. - M/D 2. Teoria e Prática da Pesquisa Científica – 3 créd. - M 3. Seminário de Pesquisa Multidisciplinar – 2 créd. – M/D O brigatórias LP 1 LP 2 LP 3 Metodologia Quantitativa – Metodologia Qualitativa – Oficina de Pesquisa Interdisciplinar – Planejamento e Gestão de Projetos p/ DR - Processos Decisórios em Unidade de Produção Agrícola Eletivas Instrumentais 1. Pol. Publ. p/Agric. e Questão Agrária 2. Inserção Bras. no Capital. Contemp. 3. Desenv.Socioecon., Territ. e ambiente 4. Reforma do Estado e Pol. Territoriais 5. Estrutura e Dinâm. de Sist. Agroind. 6. Tópicos Especiais I 1. Config. Assoc. Partic.e Pol. Publ. no BR 2. Mediações Pol.-Cult. no Mundo Rural 3. Alimentação, Cultura e Campesinato 4. Agric. Fam e Campes.: teor, proc e atores 5. Desigualdades e Difer. Sociais no Rural 6. Tópicos Especiais II 1. Tecnociência, Natureza e Desenvolv. 2. Avaliação de Impactos Ambientais 3. Evol. e Dif. de Sistemas Agrários 4. Agricultura e Sustentabilidade 5. Tópicos Especiais III Eletivas por Linhas de Pesq  Todas as disciplinas eletivas têm 03 créditos. Disciplinas em vermelho nas linhas são de doutorado, podendo serem cursadas por mestrandos

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – LINHA DE PESQUISA 3 Descrição: Aprofunda o debate e a reflexão sobre as principais teorias sociais contemporâneas acerca do desenvolvimento, incorporando a problemática ambiental dentro de uma perspectiva multidisciplinar. Analisa as formas de uso e apropriação do espaço rural e da agricultura. Enfatiza as mediações e os agentes sociais envolvidos em dinâmicas socioambientais no espaço rural e na agricultura. DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS NO ESPAÇO RURAL

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – OPERACIONALIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR 1º Semestre 1.Desenvolvimento: teoria, temas e processos – 06 créd. M/D (Ob) 2.Teoria e Prática da Pesquisa Científica (I) – 03 créd. M (Ob) 3.Reforma do Estado e Políticas Territoriais – 03 créd. (El) – Linha de pesquisa 1 4.Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários – 03 créd. (El) – LP3 5.Agricultura e Sustentabilidade – 03 créd. (El) – LP3 6.Alimentação, Cultura e Campesinato – 03 créd. (El) – LP2 7.Processos Decisórios em Unidades de Produção Agrícola – 03 créd. (El) - Instrumental

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – 2º Semestre 1.Teoria e Prática da Pesquisa Científica (II) – 02 créd. (El) 2.Seminário de Pesquisa Multidisciplinar – 02 créd. M/D (Ob) 3.Metodologia Quantitativa – 03 créd. (El) - Instrumental 4.Metodologia Qualitativa – 03 créd. (El) - Instrumental 5.Políticas Públicas para Agricultura e Questão Agrária – 03 créd. (El) – LP1 6.Desenvolvimento Socioeconômico, Território e Ambiente – 03 créd. (El) – LP1 e 3 7.Agricultura Familiar e Campesinato: teoria, processos e atores – 03 créd. (El) – LP2 8.Avaliação de Impactos Ambientais – 03 créd. (El) – LP3 9.Configurações Associativas, Participação e Pol. Públicas no Brasil – 03 créd. (El) - LP2 10.Mediações Político-Culturais no Mundo Rural – 03 créd. (El) – LP2 11.Planej. e Gestão de Proj. para o Desenvolvimento Rural – 03 créd. (El) – Instrumental

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – 3º Semestre 1.Oficina de Pesquisa Interdisciplinar – 03 créd. (El) - Instrumental 2.Inserção Brasileira no Capitalismo Contemporâneo – 03 créd. (El) – LP1 3.Estrutura e Dinâmica de Sistemas Agroindustriais – 03 créd. (El) – LP1 4.Tecnociência, Natureza e Desenvolvimento – 03 créd. (El) – LP3 5.Desigualdades e Diferenciações Sociais no Rural – 03 créd. (El) – LP2

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – MESTRADO 24 meses / 24 créditos DOUTORADO 48 meses / 36 créditos TEMPO MÁXIMO/Nº CRÉDITOS

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – PÚBLICO-META

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – PÚBLICO-META

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – PÚBLICO-META

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – ORIGEM DOS ALUNOS

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – BOLSAS (M)

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – BOLSAS (D)

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – GERENCIAMENTO DAS BOLSAS PARA 2007 (Mestrado)

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – GERENCIAMENTO DAS BOLSAS PARA 2007 (Doutorado)

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – INDICADORES (M/D)

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – TITULAÇÃO

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – CONVÊNIOS, CONTRATOS E INTERCÂMBIOS Capes/Cofecub (projeto /II) – concluído em 2004; Universidad de Río Cuarto – Argentina; Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique; El Colegio de la Frontera Sur – México (em trâmites); CEFET de Bento Gonçalves; CEFET de São Vicente do Sul; Programa de Pesquisa Internacional Tailor Made Biotecnologies for Endogenous Development; Associação Internacional SLOW FOOD; Programa Capes-Wageningen; Programa de Cooperação Acadêmica entre a União Européia e a América Latina – ALFA (Coord. UnB); Ministério da Agricultura da República do Benin (em trâmites); Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; EMBRAPA Trigo; IRGA/RS; EMATER/RS (Curso de Especialização e Cursos de Extensão); INCRA/RS; EPAGRI/SC; Secretaria do Meio Ambiente – SEMA;

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – PESQUISA, CAPACITAÇÃO E CONSULTORIA Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do RS: – RS Rural – PRONAF Curso de Capacitação de Conselheiros dos Municipais de Desenvolvimento Rural – Projeto PNUD BRA/98/012 [Executores: UFRGS/PGDR – Fundação Lyndolpho Silva] SEBRAE/SENAR/FARSUL – “JUNTOS PARA COMPETIR” NEAD/MDA SDT/MDA

Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – – SÉRIE ESTUDOS RURAIS O Programa mantém um convênio com a Editora da Universidade para publicação de livros na "Série Estudos Rurais", sob a Coordenação do professor Sérgio Schneider (UFRGS). Conselho Editorial da Série: – Leonilde S. Medeiros (CPDA/UFRRJ), – José Graziano da Silva (UNICAMP), – Ricardo Abramovay (USP), – Daniel Hogan (Unicamp) e – Jalcione Almeida (UFRGS). A lista de títulos já publicados está disponível no site do PGDR ( onde podem ser acessados os sumários e os resumos de cada um dos livros. Estes livros estão à venda em