Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer para resolver o problema?
Advertisements

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
Medicina Pericial Especialidade Una Luiz Frederico Hoppe
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
R2 Learning 19 de abril de 2005.
POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
PROPOSTA NOVO MODELO DE RECONHECIMENTO DE DIREITO DO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE 1.
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Médica Previdenciária
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ATIVIDADE AVALIATIVA:
LAUDO MÉDICO PERICIAL JUDICIAL
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 3
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
Sucesso em 2011! Mais de 1200 pessoas Congresso e lançamento do livro.
Curso de qualificação: Elaboração e desenvolvimento de PROJETOS DE PESQUISA Parceiros: CESL.
Política Nacional de Saúde do Idoso
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Homenagem aos Magistrados Vitaliciandos, desejando a todos um excelente regresso à Jurisdição Trabalhista. Esperamos que os ensinamentos recebidos durante.
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social A PREVIDÊNCIA.
CIÊNCIAS ATUARIAIS.
(41) PERÍCIA MÉDICA.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
TRICOLOGISTAS FUTURO. Valcinir Bedin Médico pela Universidade de São Paulo - USP Mestre e Doutor em Medicina pela Unicamp Especialista em Dermatologia.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Diretoria Administrativa
Prof. Dr. Orozimbo Alves Costa Filho
MPS - Ministério da Previdência Social A inserção da juventude brasileira no mercado de trabalho Abril de 2004.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP
Fator Previdenciário Em 1998 o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional (EC) n° 20, que alterou regras da Previdência Pública. Um dos pontos.
Como elaborar Memorial e
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Políticas de valorização dos profissionais da educação
Qualificação Profissional
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
SALÁRIO DE BENEFÍCIO.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
Belém 3 – maio 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
Qualidade de Vida e Gestão de Absenteísmo Gustavo Nicolai.
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
Benefícios Acidentários e Aposentadorias Especiais custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho.
Fundada em 1995, na cidade de Santos – São Paulo, sob a razão social de Freitas Advocacia, por seu sócio Dr. João Carlos Gonçalves de Freitas, com atuação.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
O GT PRÓ EQUIDADE do CREA-PR tem em sua composição administrativa: Presidência - CREA-PR Joel Kruger Conselheiros e Conselheiras - CREA-PR Eng.ª Civil.
PROGRAMA DE REDUÇÃO DE DEMANDAS Portaria Interministerial (AGU e MPS) nº 8 de Institui o Programa de Redução de Demandas Judiciais do Instituto.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania Departamento de Administração Penal Gerência de Apoio Psiquiátrico DIAGNÓSTICO DO.
Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 1 Direitos no Trabalho e Seguridade Social.
Plano de Carreira Resolução UNESP nº 70 DOE de
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior  Ø  TÍTULOS EM MEDICINA  -Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP -Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP -Pós-graduado em Medicina Forense -Especialista em Medicina do Trabalho pela AMB -Certificado para atuação em área de Perícia Médica pela AMB   Ø   CARGOS EM MEDICINA -Perito Médico Forense atuante nas Varas Cíveis,Criminais e Trabalhistas de São Paulo; -Autor de várias obras em Perícia Médica, Erro Médico e Responsabilidade Cível; -Diretor responsável pelo Instituto Paulista de Higiene, Medicina Forense e do Trabalho; -Professor do Curso de Pós-Graduação – Erro Médico – Responsabilidade Médica no departamento de cirurgia do aparelho digestivo da FMUSP; -Coordenador do Curso Pós-Graduação em Perícia Médica – Medicina do Trabalho ISMD; -Diretor da Sociedade Brasileira de Perícia Médica Regional São Paulo. -Presidente da Comissão de Ética do Hospital da Associação Cruz Verde -Atua na área de Medicina Ocupacional, Forense,Responsabilidade Civil e Bioética   Ø    TÍTULO EM DIREITO  -Pós-Doutor em Direito Penal e Garantias Constitucionais pela ULM- Buenos Aires -Doutorando em Ciências Sociais e Jurídicas pela UMSA – Buenos Aires - Pós-graduado em Direito Previdenciário  Ø    CARGOS EM DIREITO -Professor de Perícia Médica do Legale Cursos Jurídicos Ltda; -Diretor Jurídico da Associação Paulista de Medicina do Trabalho;

Perícia Previdenciária Perfil do Requerente Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior Pós-Doutorado em Direito Penal e Garantias Constitucionais – UnLAM/AR Doutor em Ciências - FMUSP Mestre em Ciências – FMUSP Diretor do Inst. Paulista de Medicina Forense e do Trabalho 2014

OBJETIVOS Estudar o perfil dos segurados da Previdência Social que recorrem a Justiça para buscar benefícios previdenciários em Comarca do Interior de São Paulo, bem como verificar quais são as doenças que são indicadas como causadoras de incapacidade nestes indivíduos.

MATERIAL E MÉTODOS Foram analisados os dados referentes a 20 segurados da Previdência Social, escolhidos aleatoriamente, que recorreram a Justiça, e que foram submetidos à perícia médica no ano de 2009 em uma Comarca do interior de São Paulo. Para isso utilizou-se os dados constantes no petitório inicial das ações, bem como informações fornecidas durante a perícia médica das 20 ações contra a Previdência Social que tramitam em 1ª instância em Comarca do interior de São Paulo.

Resultados

Gênero: 12 homens x 8 mulheres Escolaridade: 2 analfabetos 7 ensino fundamental incompleto 5 ensino médio incompleto 6 ensino médio completo Nenhum cursou ensino superior

Antecedentes Ocupacionais – Última Ocupação 7 setor produtivo (indústrias) 5 trabalhadores rurais 4 construção civil 4 prestação de serviço

CONCLUSÃO Através dos resultados obtidos na pesquisa, podemos concluir que o perfil do Requerente que busca o Judiciário é de homens, com idade entre 41 e 60 anos, que não cursaram o ensino superior, trabalhadores braçais, que passaram por 3 perícias administrativas no INSS, a mais de 2 anos afastados do trabalho, apresentando distúrbios osteomusculares e doenças mentais. Assim sendo, com base nestes achados podemos ter uma idéia do perfil dos requerentes, tentando refletir sobre os motivos do aumento das demandas judiciais contra o INSS.

Obrigado! jbopitz@terra.com.br pericias@institutopaulista.org (11) 2977-8899