APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Advertisements

A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Modelo Assistencial Brasileiro
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
O Pacto pela Saúde e seu Financiamento
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
ACOLHIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DO SUS -PB
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DASNOBSAOPACTO Abril 2011.
O Pacto pela Saúde e seu Financiamento
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Seminário Descentralização das Políticas e Ações em Saúde: Impactos e desafios para o HIV/AIDS Fortaleza – CE Renilson Rehem Renilson Rehem.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Diretrizes e Implementação
Sistema Único de Saúde - SUS
JCN 1.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
NOAS.
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
política e organizacional para o reordenamento dos serviços e
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SUS – Legislação NOB/ NOAS/ Pacto
SUS O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 com o seguinte lema: “A saúde é direito de todos e dever do Estado” SUS: conjunto de ações e serviços de.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Cumprimento de Metas da 9ª Conferência Nacional de Saúde – A Municipalização é o Caminho; Proximidade do usuário com a gestão do SUS; Consolidação do processo de descentralização; Democratização do processo de gestão do SUS; Distribuição dos recursos que custeiam o SUS;

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Os recursos da Atenção Básica já estão na Gestão Municipal, sendo que as responsabilidades referentes a promoção de saúde e ações de prevenção de doenças, continuam sendo feitas pelas gestões municipais, ressaltando que as metas sempre pactuadas pelas áreas técnicas da gestão municipal tendo como base orientações feitas pelo MS, com base no indicadores da OMS e nos pactos internacionais celebrados pelo MS (discutidos em CIT);

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO A Gestão Estadual do SUS (SES) recebe de teto MAC um montante de R$ 95.000.000,00 de recursos federais para custear as ações de saúde ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade e os recursos do teto MAC deveriam estar na gestão municipal;

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO As Ações de Vigilância deverão ser realizadas pelos municípios, o que agilizaria a capacidade de reação a alguns agravos, devendo ser apoiado pela SES com apoio laboratorial e técnico para reagir ao aparecimento dos mesmos;

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Declaração pública dos compromissos assumidos pelo gestor na condução do processo permanente de aprimoramento e consolidação do SUS; Expressa a formalização do Pacto nas suas dimensões Pela Vida e de Gestão; A pactuação do Termo de Compromisso e sua conseguinte assinatura substitui o “processo de habilitação de municípios e estados a uma dada condição de gestão”. Deve ser resultado de um processo de pactuação e apoio entre os entes federados diretamente envolvidos.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Benefícios às gestões municipais do SUS, autonomia para poder definir no âmbito regional a distribuição de recursos entre atividades ambulatoriais e hospitalares, em conformidade com a capacidade instalada de serviços do município e da região;

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Responsabilidades dos municípios: Manter os sistemas de informação munidos de dados, para se justificar a utilização dos recursos; Realizar os pagamentos dos prestadores de serviço filantrópicos e privados; Fiscalizar as internações e ações ambulatoriais realizadas pelos prestadores filantrópicos ou privados; Realizar as ações de vigilância; Realizar a regulação dos casos que são referenciados para o município ou que são referenciados do município;

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO COTRIGUAÇU Bloco de Financiamento Componente Total de transferência fundo a fundo/mês referente a 06/06 Recursos Federais do Município na Gestão SES BLOCO DE ATENÇÃO BÁSICA PAB FIXO 22.057,50 ----- PAB VARIÁVEL 52.830,00 BLOCO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE PRODUÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR 1.000,00 422.029,89 BLOCO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 5.889,79 BLOCO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 85.297,27

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO CAMPO NOVO DO PARECIS Bloco de Financiamento Componente Total de transferência fundo a fundo/mês referente a 06/06 Recursos Federais do Município na Gestão SES BLOCO DE ATENÇÃO BÁSICA PAB FIXO 33.266,25 ----- PAB VARIÁVEL 101.590,00 BLOCO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE PRODUÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR 1.000,00 877.414,32 BLOCO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 7.733,45 BLOCO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 147.997,21

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO SINOP Bloco de Financiamento Componente Total de transferência fundo a fundo/mês referente a 06/06 Recursos Federais do Município na Gestão SES BLOCO DE ATENÇÃO BÁSICA PAB FIXO 129.835,00 ----- PAB VARIÁVEL 241.020,00 BLOCO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE PRODUÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR 18.902,62 4.227.975,94 BLOCO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 91.933,81 BLOCO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 28.508,26

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO SORRISO Bloco de Financiamento Componente Total de transferência fundo a fundo/mês referente a 06/06 Recursos Federais do Município na Gestão SES BLOCO DE ATENÇÃO BÁSICA PAB FIXO 65.998,75 ----- PAB VARIÁVEL 183.300,00 BLOCO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE PRODUÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR 5.221.668,69 BLOCO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 25.675,07 BLOCO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 13.809,78

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO TANGARÁ DA SERRA Bloco de Financiamento Componente Total de transferência fundo a fundo/mês referente a 05/06 Recursos Federais do Município na Gestão SES BLOCO DE ATENÇÃO BÁSICA PAB FIXO 92.148,75 ----- PAB VARIÁVEL 135.390,00 BLOCO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE PRODUÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR 3.397,00 3.298.540,37 BLOCO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 47.930,92 BLOCO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 20.795,98 BLOCO DE GESTÃO DO SUS 20.000,00

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Termo de Comando Único: O Comando Único: Constituição Federal (artigo 198) e a legislação infraconstitucional (lei 8080, artigos 7º, 9º, 10º e 22º) integra a diretriz de descentralização das ações e serviços públicos de saúde na organização do Sistema Único de Saúde. A descentralização, com direção única em cada esfera de governo, deve obedecer os seguintes princípios: ênfase na descentralização de serviços para os municípios; regionalização e hierarquização da rede de serviços.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Termo de Comando Único: De acordo com NOAS 01/02, as funções referentes à organização e regulação dos serviços de Atenção de Média e Alta Complexidade (tratando especificamente da programação e regulação) em municípios habilitados em Gestão Plena do Sistema Municipal, devem ser desempenhadas por eles, assegurando o comando único sobre os prestadores.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Termo de Comando Único: NOAS-SUS 01/02, no seu capítulo III artigo e diz o seguinte: a gestão de todo o sistema municipal, incluindo a gestão sobre os prestadores de serviços de saúde vinculados ao SUS, independente da sua natureza jurídica ou nível de complexidade, exercendo o Comando Único, ressalvando as unidades públicas e privadas de hemonúcleos/hemocentros e os laboratórios de saúde pública, em consonância com o disposto na letra c do Item 57 - Capítulo III desta Norma.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Termo de Comando Único: A implantação da descentralização opõe-se à tradição centralizadora da assistência à saúde no Brasil e vem promovendo a noção de que o município é o melhor gestor para a questão da saúde, por estar mais próximo da realidade da população do que as esferas estadual e federal.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Termo de Comando Único: A concentração dos serviços nos grandes centros urbanos e nos Estados mais desenvolvidos gerou desigualdades no acesso da população à Saúde.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Termo de Comando Único: Somente em um sistema descentralizado, seria possível a maior participação de todos os interessados na formulação da política e na implantação de serviços e ações de saúde, adaptados às diferentes regiões e realidades de saúde.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Termo de Comando Único: A descentralização poderá ser uma solução para outro problema herdado do sistema de saúde anterior ao SUS: direções múltiplas e desintegradas, cuja situação exemplar é o duplo comando decorrente da divisão de funções e recursos entre os serviços do Ministério da Previdência Social, de um lado, e do Ministério da Saúde, de outro. O Comando Único é a situação em que cada prestador só pode responder a apenas um gestor.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE AVANÇOS DO PACTO Responsabilidades da SES: Apoiar os municípios na promoção da saúde e prevenção de doenças; Apoiar as gestões municipais na implementação dos processos de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria, para garantir a implementação do módulo municipal do mesmo; Apoiar as gestões municipais na implementação dos serviços de vigilância; Apoiar os municípios no fortalecimento da rede assistencial;

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE OBRIGADO