Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso: Direito Disciplina: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese.
Advertisements

Aspectos Trabalhistas nos Programas de Stock Option
Gestão Competência I Prof. Procópio –
Insalubridade e Periculosidade
(051) SUBSÍDIO ÚNICO (051)
Legislação Aplicada Profª: Ana Cristina Silveira
Saúde e Segurança do Trabalho Insalubridade - Periculosidade
NR 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
Segurança e Medicina do Trabalho
Direito Constitucional x Tecnologias da Informação e Comunicação.
Adicional de Periculosidade na Profissão do Engenheiro Eletricista
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
Conceito de salário CLT, artigo 457
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
REGULAMENTO COM FONTE DE DIREITO DO TRABALHO
Curso Técnico em Mineração
A visão do MPT sobre os adicionais -perspectiva JURÍDICA E social
Jornada de Trabalho do Engenheiro Eletricista
Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
EMENDA 3 Joaquim Gomes Pereira Emenda 3 emprego... ou.... PJ Autor: ex-senador Nei Suassuna (PMDB­PB).
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
Descanso semanal remunerado
Diferenças Entre Embargo e Interdição na Segurança do Trabalho.
A profissão do engenheiro eletricista no brasil e seus regulamentos
Tipos de salário 13º salário:inicialmente foi uma gratificação dada espontaneamente que passou a ser habitual.
Conceito de salário CLT, artigo 457
Engenheiro eletricista como perito
Prorrogação e Compensação de Jornada
Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho
INSTITUIÇÕES DO DIREITO
CARREIRA DO MAGISTÉRIO
NR 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
PROPOSTA DA NOVA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Tipos de salário Salário em utilidades = salário “in natura” = artigo 458 CLT:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - BA. CURSO DE EXTENSÃO: MODELAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO.
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
DIREITO DO TRABALHO aula 8
Remuneração e Salário.
Duração do Trabalho.
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
Remuneração e Salário O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
O aviso prévio Direito do Trabalho.
LEI No 5.584, DE 26 DE JUNHO DE Dispõe sobre normas de Direito Processual do Trabalho, altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho,
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Perícia Trabalhista.
Assistente Administrativo e Financeiro Prof. Edwan Assunção profedassuncao.wordpress.com.
Prof. Airton Cezar de Menezes
A aposentadoria voluntária do servidor público ao longo das reformas constitucionais.
Direito do Trabalho II Docente: Danilo Gaspar Discentes: Ivonete e Paula.
MÓDULO –IV PROVENTOS.
PERÍCIAS Márcio Aleixo Márcio Aleixo Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Periculosidade Aula 13 do Plano de Ensino.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Insalubridade Professora: Zeila Susan – Junho 2009.
CÁLCULOS TRABALHISTAS
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO Arts. 457 a 467 da CLT
Insalubridade e Periculosidade
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
Elaboração de Plano de Cargos e Carreiras Prefeitura Municipal de Campo Grande.
ALTERAÇÃO CONTRATUAL Conforme dispõe o art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre negociação das partes interessadas.
Aula 3 PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista Remuneração e salário – Capítulo XXI Remuneração Descontos Contribuições Faltas.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
Trabalho é perigoso por natureza ou métodos de trabalho. Contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. 2 1.
Transcrição da apresentação:

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica ¹Orientador deste Artigo e Professor de Direito - IFBA. E-mail acimarney@gmail.com ²Graduando em Engenharia Elétrica - IFBA. E-mail: helieles@gmail.com 3Graduando em Engenharia Elétrica - IFBA. E-mail: leonardosrocha@hotmail.com 4Graduando em Engenharia Elétrica - IFBA. E-mail: thayaneaalves@hotmail.com 5Graduando em Engenharia Elétrica - IFBA. E-mail: wagnern9@hotmail.com 6Graduando em Engenharia Elétrica - IFBA. E-mail: wslopes.cte@gmail.com

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista ·  Setor elétrico Sua importância, destaca os profissionais que atuam nele; Engenheiro eletricista; Abrangência do sistema elétrico de potência;

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista A Constituição Federal determina que: “Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.” Até então não contempla os engenheiros eletricistas; Movimento sindicalista;

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista A lei nº 7.369, de 20 de setembro de 1985, instituiu o adicional de periculosidade para quem exerce atividade no setor de energia elétrica. Segundo o inciso I do artigo segundo: “permaneça habitualmente em área de risco, executando ou aguardando ordens, e em situação de exposição contínua, caso em que o pagamento do adicional incidirá sobre o salário da jornada de trabalho integral.”

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Em 14 de outubro de 1986, o decreto 93.412, revogou a lei anterior, e introduziu o pagamento proporcional ao tempo de exposição.

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista NBR – 5460 Sistemas elétricos de potência: é o conjunto de todas as instalações e equipamentos destinados a: I-Geração; II-Transmissão; III-Distribuição.

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista “Sistemas Elétricos de Potência”? Surge várias interpretações; Orientação Jurisprudencial dada pelo TST em 2003 “É assegurado o adicional de periculosidade apenas aos empregados que trabalham em sistema elétrico de potência em condições de risco, ou que o façam com equipamentos e instalações elétricas similares, que ofereçam risco equivalente, ainda que em unidade consumidora de energia elétrica.”

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Lei nº 12.740, de 08 de Dezembro de 2012 Art. 1º Altera art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT “Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: I – inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;”

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Lei nº 12.740, de 08 de Dezembro de 2012 Revoga a Lei nº 7.369, de 20 de setembro de 1985 “Art. 1º O empregado que exerce atividade no setor de energia elétrica, em condições de periculosidade, tem direito a uma remuneração adicional de trinta por cento sobre o salário que perceber.”

Art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Vantagens e Desvantagens Periculosidade passa a ser para situações de risco e não somente para certas categorias. Alteração na base de cálculo do adicional de periculosidade dos que tem contato com energia elétrica.

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Principais questionamentos : A regra para eletricitários passa a ser a do atr.193, da CLT,ou seja, o adicional de periculosidade dos eletricitários também concede sobre o salário base? Se assim foi entendido, como fica a situação dos que já recebiam sobre o complexo salário antes da revogação da lei?

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Qual o impacto da lei, do adicional de periculosidade para os futuros profissionais?

Adicional de periculosidade como direito trabalhista do engenheiro eletricista Conclusões Diferentes intepretações do termo “sistema elétrico de potência” ; Maior abrangência na definição do significado de periculosidade; Reivindicações pelo direito trabalhista do engenheiro eletricista.

REFERÊNCIAS Souza, J. J. B. Adicional de periculosidade por eletricidade. Disponível em: http://www.osetoreletrico.com.br/web/colunistas/joao-jose-barrico-de-souza/735-adicional-de-periculosidade-por-eletricidade.html Acessado em: 28 de setembro de 2013 A. Noções básicas dos direitos e haveres trabalhistas. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:aRBD01IdXFIJ:resgatebrasiliavirtual.com.br/moodle/file.php/1/E-book/Materiais_para_Download/Responsabilidade%2520Legal/Periculosidade%2520-%2520Nocoes%2520Basicas.doc+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em: 28 de setembro de 2013 Mattos.R.P. Adicional de periculosidade para atividades com energia elétrica. Disponível em: http://www.ricardomattos.com/periculosidade.htm#autor Acessado em: 28 set. 2013 Ortiz.C.T. Direitos dos trabalhadores: Adicional de periculosidade. Disponível em: http://www.diariotrabalhista.com/2011/08/direitos-dos-trabalhadores-adicional-de.html Acessado em: 28 de setembro de 2013 O Tribunal Superior do Trabalho garante o pagamento do Adicional de Periculosidade para os trabalhadores fora do Sistema Elétrico de Potência. Disponível em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=9 Acessado em: 27 de setembro de 2013. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6514.htm#art193 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7369.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12740.htm#art1