Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR. MANUEL AYRES
Núcleo de Educação e Formação em Saúde ETSUS / ES Primeiras ações iniciadas no ano de 1976, há 33 anos Condição administrativa não alterada: considerando.
CONASEMS -
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Avaliação da situação de saúde
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
CeFACS Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Organização Pacto A execução deste projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
Atuação dos agentes de Controle Social
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE CIES NORDESTE PAULISTA – Araraquara, Franca e Ribeirão Preto out/2010.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Associação Brasileira
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
COSEMS Mato Grosso do Sul 19 de Março de AVALIAÇÃO DO COAP 2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Revisita ao PPP.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ Técnico de Enfermagem, Técnico de Vigilância em Saúde, Curso de Aperfeiçoamento no Cuidar da Pessoa Idosa Técnico em Citologia(2 turmas pilotos). Estas áreas foram pactuadas à época,em uma conjuntura política de pouca aproximação da ETIS e a Gestão Estadual.Os debates junto ao COSEMS se deram num tempo exíguo dado os prazos para apresentação dos Projetos ao MS.

Situação atual Temos uma nova estrutura onde a ETIS tem maior proximidade da Gestão,e está possibilitando articulação e conhecimento das demandas e consequentemente adequações e alterações nas propostas apresentadas. O Projeto de Técnico de Citologia foi revisto e no momento estamos pactuando a possibilidade de substituição para Hemoterapia ou Radiologia. Considerando a conjuntura atual,identificamos a necessidade de amadurecimento das pactuações e sua adequação em relação aos recursos existentes e as ações necessárias para implantação do Curso.

Situação atual Estabelecer ações consonantes com as diretrizes legislação da Educação vigentes no Estado. Aproximação com o corpo técnico do CEE no sentido de facilitar a compreensão das especificidades da ETSUS/RJ.

Aspectos administrativos e pedagógicos Necessidade de expansão e qualificação do quadro técnico-administrativo, Fortalecimento do quadro pedagógico Instituir Núcleo Estruturante Docente a partir da identificação e alocação de profissionais da própria rede de saúde que apresentem perfil de qualificação para atuação pedagógica. Estabelecer mecanismos em parceria com os SEGTES/SESDEC,CGRs,CIES,SMS,COSEMS e CES para garantir estruturas/espaços pedagógicos que estejam disponíveis para os alunos.

Sugestões Discutir politicamente dentro da SEGTES Fluminense a necessidade de articulação dos diferentes atores da Gestão (CGRs,CIES,SMS, COSEMS e CES )no sentido de identificar e atender as reais demandas dos Municípios. Iniciar a utilização dos recursos financeiros para implantação das turmas já pactuados e posterior adequação do Projeto às necessidades identificadas. Aumento de recursos financeiros de capital para fazer frente as necessidades de infra estrutura dos novos cursos. Desenvolver estratégias de ensino a distância via RETSUS para qualificação de docentes semi presencial.

Perspectivas/Desafios Estreitar os laços de parceria entre as ET-SUS do estado do Rio, sendo que já existe uma ação concreta de desenvolvimento de material didático para os três módulos do curso de Agente Comunitário de Saúde. Portanto, se faz necessário a consolidação dessas parcerias e ampliação para outros campos de atuação.