CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Educação Permanente em Saúde :
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Recursos humanos e materiais
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Angelo Augusto Paula do Nascimento
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Gestão pedagógica em EaD
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG
CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE - INVESTIDORES -
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCOLA DE
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Os Programas de Provimento:
Laboratório de Ensino a Distância
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
PROFORMAR Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Prática como Componente Curricular
Projeto de Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
INFORME DE AÇÃO EDUCACIONAL CURSO TÉCNICO EM GERÊNCIA EM SAÚDEwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
PACTUAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PELOS MUNICÍPIOS CATARINENSES Núcleo de Descentralização da DIVS/SES/SC.
Transcrição da apresentação:

CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar necessidades loco – regionais quanto a formação técnica e especialização pós – técnica; Resgate da cidadania dos profissionais através de sua qualificação profissional; Pactuar na CIB a programação de execução dos cursos.

ESPECÍFICOS 1. Demanda dos Cursos VS - Formação integralizadora das ações de Vigilância Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador; VS - Fortalecimento da Atenção Básica, do Processo de Regionalização e do SUS; RD - Fortalecimento da rede hospitalar, do Processo de Regionalização e do SUS;

CONVERGÊNCIAS Modalidade de oferta Metodológico Presencial em período contínuo e com alternância.

ESPECÍFICO: Modalidade de oferta Localização: VS - Classes descentralizadas, em municípios sede e ambas RD - Classes concentradas na capital. Paraíba: 01 turma descentralizada.

CONVERGÊNCIAS Aportes de infraestrutura: Elaboração e validação pela rede do material didático do curso; Validação de competências para formação de profissionais inseridos no SUS (carga horária); Remunerar os docentes que acompanham a dispersão; Realizar Capacitação Pedagógica com os docentes da concentração e dispersão trazendo profissionais que tenham uma visão progressista e experiência com a metodologia problematizadora;

ESPECÍFICOS : Docentes VS - Perfil do docente inserido: predominância de enfermeiros; profissionais de nível superior da vigilância em saúde; trabalhadores (ou não) do SUS com formação superior na área de ensino (com ou sem licenciatura) especialização, mestrado, doutorado e com capacitação pedagógica. RD - Perfil do docente inserido: predominância de tecnólogos e técnicos em radiologia, trabalhadores (ou não) do SUS com formação superior na área de ensino (com ou sem licenciatura) especialização, mestrado, doutorado e com capacitação pedagógica.

CONVERGÊNCIAS : Integração Ensino-Serviço Estratégias para pactuação: apoio logístico, divisão de responsabilidades com gestor municipal, encontros mensais com os gestores municipais para acompanhamento das atividades, unidade descentralizada da Escola (integração intersetorial),

CONVERGÊNCIAS : Atividades Pedagógicas Aulas teóricas: profissionais com formação (pós- graduação, mestrado, doutorado e com capacitação pedagógica) com experiência nas áreas específicas; metodologia da problematização onde o serviço será repensado; Aulas práticas: aulas em laboratório e unidades de serviço acompanhadas pelo docente. Estágio Supervisionado: na rede Dispersão: acontecem nos serviços de saúde de sua origem com o olhar voltado a sua prática profissional sendo acompanhado.

Considerações do grupo Discussão sobre o conceito/ entendimento de: concentração, dispersão, estágio supervisionado ; Clientela: discutir tipos de vínculo; Elaboração de material didático com abordagens de casos reais/estudo de caso. Trabalhar com iniciativas de turma Piloto no estado - capitais; Curso de Radiologia com turma inicialmente nas capitais; Pensar as necessidades de formação do corpo administrativo.