Portfólio de Formação Professor Tutor: Cleber Lima “ Através do portfólio me desconstruo e reconstruo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Formação Sala de Leitura e Filosofia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Programa aluno pesquisador
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Portfólio “Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era.”
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
REGISTROS.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Ensinando e Aprendendo com as TIC
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Docente: Dr. Arthur Vianna
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

Portfólio de Formação Professor Tutor: Cleber Lima “ Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era.”

Um meio de registrar sua reflexão sobre o processo de construção do conhecimento. Reflete questões que vão além dos conteúdos aprendidos, perpassando por indagações como :  Como aprendi ?  Para quê aprendi ?  Como isto se relaciona com aquilo ?  Estou parado, dando voltas ou seguindo adiante no meu processo de aprendizagem ? pi.com/photos/cooldesign.arteblog.com.br/images/mn/ /Portifolio-Ilustracao.jpg O que é um portfólio ?

Para quê fazer o portfólio ?  Atribuir sentido ao que se aprende e para quê se aprende.  Integrar as experiências diversas vivenciadas durante o processo de ensino - aprendizagem.  Refletir sobre como ocorre o processo de desenvolvimento pessoal.  Auto - avaliar o percurso de aprendizagem e os avanços conquistados.

Qual a forma de apresentação do portfólio ? nRMNwQZ4/s320/mulher_esculpindo.jpg O portfólio pode assumir diferentes formas de organizar seu continente ( conteúdo ):  Caixa  Pasta  CD - Rom  Web - fólio No curso de Pedagogia da FACCAMP, o formato adotado é a encadernação no tamanho A 4.

Qual o continente ( conteúdo ) do portfólio ? Todo material resultante de atividades, avaliações, projetos e reflexões acerca do processo de ensino - aprendizagem do aluno. O aluno deve selecionar os registros mais significativos em sua trajetória e buscar estabelecer conexões entre eles. Vieira (2002) cita como exemplo comprovantes de participação em eventos culturais, educacionais como tíquetes, notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.

O que ser á avaliado no portfólio ?  O envolvimento do aluno na construção do portfólio e procura por orientação junto ao professor - tutor.  Evidências nos registros, de aprendizagens construídas a partir dos conhecimentos elaborados durante o semestre.  Interdisciplinaridade  Estética  Indicadores de aprendizagem em contextos externos ao ambiente escolar.  Auto - avaliação do processo de formação do aluno.

Traçando a rota para o Portfólio Ponto de Partida 2. Pegadas no Caminho 3. Mapa do Viajante 4. Baú do Conhecimento

1. Ponto de Partida  Elaborar um registro que expresse as expectativas iniciais em relação a cada uma das disciplinas que serão desenvolvidas no semestre.  Este registro dever á ser elaborado em folha de sulfite A 4, empregando os elementos das artes visuais e a linguagem escrita juntos, sistematizando a técnica mista ( desenho, pintura, colagem, etc ) como forma de expressão.  Cada disciplina dever á ter o seu próprio registro.  Data para entrega destes registros ao professor - tutor : 26/04/10

2. Pegadas no Caminho  Elaborar uma lista de fatos, reflexões, conceitos, métodos, projetos ou conhecimentos adquiridos em cada uma das disciplinas do semestre, selecionando as mais significativas.  Guardar documentos ou mídias que comprovem os registros da lista.  Data para entrega destes registros ao professor - tutor : 10/05/10

3. Mapa do Viajante  Elaborar um “ mapa ” de acordo com o esquema abaixo, utilizando oito folhas de sulfite A 4, inserindo os registros de cada disciplina ( elaborados na etapa anterior ).  Estabelecer “ links ” ( desenhando linhas de ligação ) entre disciplinas, refletindo possíveis relações e conexões. Escrever sobre as linhas frases que expressem estas reflexões.  Data para entrega do “ Mapa do Viajante ” ao professor - tutor : 24/05/10

Arte-educação ICiências Naturais e Temas Transversais Educação Matemática I Estágio Curricular III EJA II Ciências Humanas I Tratam. Did. Ling. Port. II Educ. Inclusiva e Estr. de Inclusão Linguagens artísticas como forma de expressão e comunicação alternativas.

4. Baú do Conhecimento  Elaborar um relatório final, aprofundando as reflexões estabelecidas no “ mapa do viajante ”, a cerca das conexões e relações entre as disciplinas do semestre, apontando possibilidades de ações interdisciplinares. Refletir sobre o “ Ponto de Partida ” proposto no item 1 da trajetória e registrar as conclusões sobre as expectativas que foram ou não alcançadas.  Lembrar que “ Baú do Conhecimento ” é uma met á fora empregada no sentido de conhecimento conquistado durante a trajetória traçada (“ Mapa do Viajante ”) neste semestre.  Data para entrega do “ Baú do Conhecimento ” ao professor - tutor : 07/06/10