BASQUETEBOL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Jogos desportivos coletivos:
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
LEITURA E IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA DO VOLEIBOL NA ESCOLA:
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
Currículo /Educação Física
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Pressupostos norteadores das principais regras
Escolhendo o nosso Futuro
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Transferência de aprendizagem
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Sugestão de Trabalho Encenação Histórico dos Esporte Atores Script
Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
TEORIA DE ESQUEMA (Schmidt, 1975) TEORIA DE CIRCUITO ABERTO (KEELE, 1968) TEORIA DE CIRCUITO FECHADO (ADAMS, 1971) TEORIA DE ESQUEMA (SCHMIDT, 1975) +
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
METODOLOGIA DE ENSINO DO BASQUETEBOL
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
História nas atuais propostas curriculares
ESPORTE COLETIVO POR WAGNER GOMES.
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB CARLOS CARVALHO
Laboratório de Aprendizagem
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Organizando o Ambiente da aprendizagem motora
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
Situação de Aprendizagem
Terapia analítico-comportamental infantil
Prof. José Roberto Medina
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Métodos de treinamento
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
JOGO COOPERATIVO E COMPETITIVO - II
conhecidos e mais praticados
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Aprendizagem da matemática
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Matriz de avaliação processual
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
Transcrição da apresentação:

BASQUETEBOL

ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS ENSINO FUNDAMENTAL TÓPICO 3: ELEMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS Identificar as técnicas básicas de cada modalidade esportivas Vivenciar as técnicas básicas de cada modalidade Aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo

ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS ENSINO FUNDAMENTAL Tópico:Aprofundamento técnico Vivenciar as técnicas de cada modalidade em situações de jogo Analisar as técnicas de cada modalidade esportiva

ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS ENSINO MÉDIO TÓPICO 4: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JOGO Conhecer as estratégias e táticas básicas de jogo de cada modalidade

ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS ENSINO MÉDIO Tópico:Aprimoramento tático Aplicar estratégias e táticas das diferentes modalidades em situações de jogo

Resgatar as brincadeiras das crianças Permite que o professor a adapte a realidade local, bem como a cultura de movimento da criança.

Resgatar as brincadeiras das crianças Pois ela respeita a experiência de movimentos do iniciante, sua cultura de movimentos

Resgatar as brincadeiras das crianças JOGAR PARA APRENDER NÃO APRENDER PARA JOGAR

Tostão „Antigamente a característica no Brasil era que se jogava futebol na rua,, o que lamentavelmente tem diminuído ... Hoje o que se tem são as escolinhas, nas quais tudo ocorre de forma organizada. Se procura exercer influencia nas crianças de forma sistemática, e isto lamentavelmente, é um fator perturbador de seu desenvolvimento“

FORMAS DE APRENDIZAGEM LATENTE ou INCIDENTAL FORMAL ou INTENCIONAL

Aprender: Aprender não é nunca chegar a ser capaz de repetir o mesmo gesto, mas de, perante a situação, dar uma resposta adaptada por meios diferentes (Merleau-Ponti).

Aprender: Pois postula-se que a partir dos elementos comuns (Bayer, 1986) e dos parâmetros constitutivos dos esportes (técnica e tática) presentes nas diferentes modalidades esportivas pode-se construir um conjunto de atividades que permitam o desenvolvimento da lógica e da compreensão tática do jogo sem submeter as crianças e aos iniciantes em geral a desgastantes processos de repetição de técnicas para logo depois que estas são dominadas possa se jogar.

Aspectos comuns dos Jogos Esportivos Coletivos Bola; Espaço; Objetivo do jogo (gol); Colegas; Adversários; Público; Arbitragem / mediador Regras do jogo; Situação (Bayer, 1986; Garganta, 1995; Greco, 1998) entre outros

Teorias Psicológicas e Métodos de Ensino Associacionista Global Materialismo dialético Estruturalista Fenomenologia Cognitivas Associacionista - Analítico - Analítico Repetitivo - Analítico Isolado Global - Princípio Confronto Direto - Princípio Analítico Sintético - Princípio Global Funcional - Princípio Recreativo do Jogo Esportivo

Novas correntes e métodos (LINHA COGNITIVA) TGFU: Teaching Games For Understanding. (Bunker e Thorphe 1982; Thorpe, Bunker e Almond, 1986); TAA: Tactical Awareness Approach. (Griffin, Mitchell e Oslin 1997) JEC: Jogos esportivos coletivos. Graça e Oliveira 1995 IEU + EB: Iniciação Esportiva Universal + Escola da Bola. (Greco e Benda 1998 e Roth 1999)

O Ensino dos JEC: nas EEF, escolas e clubes (com base em Saad, 2001) Técnicas de movimento Decomposição do jogo iniciando com as técnicas Método parcial e misto Métodos tradicionais “Jogo se aprende jogando” Transferência de informações Atividades com Situações de Jogo Métodos situacionais Situações vividas - saber adaptado - Decompõe os elementos a ensinar

Princípio de experimentar jogando Como se deixa jogar? Princípio de experimentar jogando Princípio da avaliação a posteriori A busca de idéias e a avaliação se realizam de forma separada Kröger e Roth,1999

ENSINO DA TÉCNICA E DA TÁTICA DO BASQUETEBOL NA EF ESCOOAR CAPACIDADES TÉCNICAS COM BOLA PASSAR DRIBLAR ARREMESSAR SEM BOLA CORTES FINTAS

Capacidades táticas Acertar o alvo Transportar a bola para o objetivo Criar Superioridade Numérica Jogo em conjunto Reconhecer espaços Superar o adversário Kröger e Roth,1999

Capacidades táticas Acertar o alvo: Tarefas táticas nas quais deve-se lançar, chutar, combater, disparar etc.. uma bola e um alvo; daqui esta atinja um local escolhido. Transportar a bola no objetivo: tarefas táticas nas quais objetiva-se transportar, jogar, chegar a bola a um objetivo determinado. Kröger e Roth,1999

Capacidades táticas Criar Superioridade Numérica: tarefas táticas nas quais o importante é através do jogo conjunto com o colega conseguir um ponto, gol até ou preparar o ponto, gol etc.para o outro. Jogo coletivo: tarefas táticas, nos quais o importante é receber a bola do colega, ou passar a bola para este. Kröger e Roth,1999

Capacidades táticas Reconhecer espaços: tarefas táticas nas quais é importante reconhecer as chances para se jogar o gol. Superar o adversário: tarefas táticas nas quais no confronto com o adversário consegue assegurar a posse da bola. Kröger e Roth,1999

Jogos situacionais Escola da Bola Orientada com as habilidades as capacidades Kröger e Roth,1999