ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
Advertisements

DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
Transporte Público Urbano
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
Engenharia de Software
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Projeto de Assessoria Técnico-Pedagógica
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
Avaliação da Qualidade dos
PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRABALHO: ESPAÇO CONSTRUÍDO PARA QUALIDADE DE VIDA Renata Trasse de Oliveira Barbosa, Rogério de Oliveira Rodrigues, Naara.
As atividades são in locu quando especificas, ou abertas quando de interesse geral. As ações contam com várias parcerias externas e são realizadas por.
TRANSPOSIÇÃO USP AUP0148 – PROJETO III.
Trabalho de Conclusão de Curso
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
Transporte Público Urbano
Diretrizes para os Projetos de Monografia
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Método SMART Alunos: Antonio Carlos B. Garçon
Webquest.
Braga, cidade para todos? Mobilidade urbana para os invisuais
PROGRAMA DE MOBILIDADE NÃO MOTORIZADA PARA O ESTADO DA BAHIA
Programa EESC Sustentável
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE EM PROJETOS
MESTRADO EM REDES DE COMPUTADORES
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2010.
Avaliação da qualidade do ônibus circular da UFSCar
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Trabalho realizado por: -Ana Rafaela Cruz nº2 -Sónia Rodrigues nº22 -Tânia Cruz nº23 11ºL Escola Secundária de Emídio Navarro - Viseu.
Á Água para o SAAE Matéria-prima Produto Matéria prima de qualidade e em quantidade suficiente Preservação de nascentes e matas ciliares, Infiltração.
Projeto Integrador Apresentação
Programa EESC Sustentável USP Recicla
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
…porque nunca se pode parar ...
IMPLANTAÇÃO INSERÇÃO NA CID. UNIV. LINHA S DE BONDE.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Um modelo para Planejamento Estratégico em Pequenas Empresas de Tecnologia da Informação Rodrigo Queiroz da Costa Lima Orientador: Hermano.
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Programa 15:00 – Receção aos Participantes 15:30 – Sessão de Abertura Rui Lopo, Vereador da Câmara Municipal (CM) Barreiro Carlos Humberto, Presidente.
O AutoCAD é um Software Completo pois trabalha com comandos para projetos 2D, Isométrico e 3D, esse é o diferencial que levou o AutoCAD a ser o líder mundial.
Sobre a CPaNN A Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto é grupo de extensão fundado por alunos da graduação FDUSP sob coordenação da Profa. Patrícia.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Núcleo de Projetos de Desenvolvimento Educativo e Clubes Pedagógicos Ano Letivo 2015/16.
MAPS: Um Modelo de Adaptação de Processos de Software Ciro Carneiro Coelho Orientador Prof. Hermano Perrelli de Moura.
Tópicos Relacionados  Cenário Atual Administração Alunos Professores  Objetivo da Solução Organização na Administração Facilidade de disponibilidade.
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO 2013 Ações do Supervisor.
CICLOVIDA PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. União dos ciclistas do Brasil Sociedad Peatonal Bicicletada ONG’s Ciclo Iguaçu Instituto Energia Humana.
Coordenação de Ciclomobildiade MAPA ESTRATÉGICO PLANO DE TRABALHO.
Reunião de trabalho MoU Curitiba-Holanda
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNOLOGIAS CEFET-SE / RESGEO.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA Janeiro 2016 Treinamento do Núcleo Gestor.
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
PBL?. ? Learning PBLPBL ? PBLPBL Based PBL ?
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 2013

Ações em 2013: Conclusão da pesquisa "Barreiras, motivações e estratégias para mobilidade sustentável no Campus São Carlos da USP“ Contexto Mestrado de Peolla Paula Stein, defendido em abril de 2013

Ações em 2013: Início de análise detalhada de alguns dos dados obtidos na pesquisa anterior Objetivo caracterizar comportamento de usuários de modos não motorizados que frequentam o Campus São Carlos da USP Contexto Doutoramento de Thais de Cássia Martinelli Guerreiro

Ações em 2013: Desenvolvimento de versão preliminar de um índice para avaliar as condições de mobilidade sustentável em um campus universitário Contexto Projeto de curso desenvolvido com alunos do terceiro ano do curso de Engenharia Civil para ser aplicado no Campus São Carlos da USP

Ações em 2014: Conclusão da caracterização do comportamento de usuários de modos não motorizados que frequentam o Campus São Carlos da USP Contexto Doutoramento de Thais de Cássia Martinelli Guerreiro

Ações em 2014: Desenvolvimento de versão completa e detalhada de índice para avaliar as condições de mobilidade sustentável em campi universitários Contexto Mestrados de Angélica Meireles de Oliveira e Thiago da Cunha Ramos

STT0405 – Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes Prof. Antônio Nélson Rodrigues da Silva MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NO CAMPUS USP - SÃO CARLOS Grupo D: CRISTINA R. DE MENEZES DIEGO SOUSA GARCIA SANZ EDUARDO MARQUES MAYA MINAKAWA VITOR SCAVACINI DE FREITAS

Análise de Dados Definição de Pesos Divisão por cada membro de 100% entre os critérios: Segurança - Acessibilidade - Conscientização - Infraestrutura Média de cada critério pela opinião dos 5 membros Divisão interna da porcentagem de cada critério Média de cada indicador pela opinião dos 5 membros Arredondamento e divisão por 100

Árvore Elaborada

Resultados Obtidos Valor coletadoPesoValor ponderado Valor de melhoria Porcentagem de melhoria possível Segurança Indicador 11,0000,050 0,000 0,0 Indicador 20,5780,1500,087 0,063 42,2 Acessibilidade Indicador 30,8680,0500,043 0,007 13,2 Indicador 50,6820,1000,068 0,032 31,8 Conscientização Indicador 60,8350,2000,167 0,033 16,5 Indicador 70,0000,1000,000 0, ,0 Infraestrutura Indicador 90,8510,2000,170 0,030 14,9 Indicador 100,6860,1000,069 0,031 31,4 Indicador 110,7430,0500,037 0,013 25,7 Soma1,0000,691

Propostas de Melhoria Indicador 10 – Disponibilidade de bicicletários Infraestrutura e disponibilidade Novos bicicletários Aumento no CAASO e criação no IFSC - Caron - Hidráulica Reforma nos bicicletários danificados

Indicador 7 – Índice de Motorização Rotatividade de placas Centrais de locação de bicicleta/motos elétricas Vestiários para professores Incentivo por premiação aos professores e funcionários que mais utilizam modos sustentáveis de transporte

Indicador 2 – Segurança do Acesso ao Campus Melhoria de luminosidade Melhoria do policiamento Ronda ao redor da USP (Entre saídas - foco na Física e Matemática)

Indicador 5 – Satisfação dos Usuários em Relação ao Serviço de Ônibus entre os Campi I e II Mais horários de serviço Possível aumento do número de ônibus Pesquisa direcionada para estipular as carências dos usuários

Conclusão Aumento em 50% da melhoria possível aos 4 indicadores propostos eleva o índice de 0,691 para 0,805 Menor desgaste do usuário (menor dificuldade de estacionar) Menor emissão de poluentes (poluição atmosférica e sonora) Melhoria da qualidade de vida do usuário (introdução de atividade física)

Obrigada!