Atendimentos breves Aconselhamento psicológico

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Transcrição da apresentação:

Atendimentos breves Aconselhamento psicológico Orientação profissional/vocacional Psicodiagnóstico compreensivo-interventivo Plantão psicológico Oficina de criatividade Psicoterapia breve

Histórico do Aconselhamento Psicológico Nome “aconselhamento” em função do histórico Origem no cenário norteamericano Teoria traço e fator – Frank Parsons, 1909 Ênfase no ajustamento ao meio; Ênfase na psicometria, no diagnóstico; Fornecimento de informações para orientação profissional; Surgimento no Brasil x ato-médico

Desde o início vinculado a instituições “(...) a Teoria Traço e Fator atribuiu ao Aconselhamento Psicológico a tarefa de promover o ajustamento atual e remoto do indivíduo ao seu meio, através da aprendizagem (SCHEEFER, 1976).” Proximidade inicial com uma teoria da educação, mais abrangente que o clínico; Maior abrangência do que a psicoterapia.

Histórico do Aconselhamento Psicológico Rogers Não diretividade Equação básica (empatia, congruência e aceitação incondicional positiva) Aproximação da psicoterapia (aprendizagem significativa) Apagamento das fronteiras entre psicoterapia e aconselhamento Questionamento sobre o poder do especialista – prática política. AP diretivo x não-diretivo Crítica a aspectos da teoria.

Conceito de aconselhamento psicológico Definição dada por Schmidt – prática de fronteira: “(...) não se trata, meramente, de visualizar uma passagem entre o exercício da clínica e da educação, conforme uma interpretação das necessidades do ‘freguês’. Trata-se de um terceiro termo. Aconselhamento Psicológico, que ao se assentar entre os ‘problemas de personalidade’ e os ‘problemas de imaturidade’, não cuida nem de um nem de outro, mas, em tese, de alguma coisa.” (Schmidt, p. 16).

Aconselhamento Psicológico: região de Fronteira entre as práticas clínico-psicológicas e educacionais; entre os recursos teóricos práticos de várias disciplinas (compreensão psico-sóciocultural); entre autores e textos de diferentes origens e filiações; entre o que é trazido pelo psicólogo/facilitador e o que é trazido pela clientela; entre o instituído e o instituinte.

“Em primeiro lugar, cabe destacar que a concepção de AP anteriormente delineada retoma a vocação institucional de seus primórdios, esforçando-se para se deslocar do chamado “modelo de consultório”. Duas idéias fundamentam este deslocamento com relação ao “modelo de consultório”: a de que uma clínica-escola (assim como outros equipamentos de saúde e de saúde mental, tais como ambulatórios, centros de atendimento e de convivência, hospitais-dia, entre outros) possui recursos e possibilidades práticas diversas e, em muitos casos, é mais rica do que o consultório particular e, em conexão com a primeira, a de que é necessário criar modos de atendimento abertos à pluralidade e à singularidade das demandas de ajuda.” (Schmidt, p. 100).