Profª. Vanilde Manfredi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

A importância e o poder da informação.
Abordagem Sistêmica da Administração
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistema de Informação Gerencial
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Dados / Informação
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Contabilidade Sistemas de Informação
CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistema de Informação Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx {scalabrin, download:
Dado X Informação Dado é um elemento que mantém a sua forma bruta (texto, imagens, sons, vídeos, etc.), ou seja, ele sozinho não levará a compreender.
Abordagem Sistêmica da Administração
Abordagem Sistêmica da Administração
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Administração Geral - Aula 05
Introdução aos Sistemas de Informação
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Estrutura de Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Teoria Geral dos Sistemas 2
Revisão 2 b.
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Wagner Soares de Lima
BEM-VINDO À DISCIPLINA Lógica de Programação
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Por que estudar sistemas de informação?
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
O QUE É UM SISTEMA.
Teoria Geral de Sistemas
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Sistemas de Informações Gerenciais
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Laboratório de Programação
Teoria Geral dos Sistemas
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Conceitos básicos: dados, informação e conhecimento
TEORIA DE SISTEMAS   .
Sistemas de Informação Gerencial
Estruturas Organizacionais
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
DADOS São os fatos em sua forma primária; Tipos: Dados Alfanuméricos;
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Roteiro de hoje Auto-apresentação Plano de Ensino FSI Capítulo 1
Sistemas de Informação
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Disciplina:Sistemas de Informação
Informática e o Computador (Parte II) Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Sistemas de Informação
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. S OCIEDADE PÓS - INDUSTRIAL Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse);
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Sistema de Informações Conceitos fundamentais. PSI Eliana Aparecida Alves 2 Feedback e controle  Feedback são dados sobre o desempenho de um sistema.
Transcrição da apresentação:

Profª. Vanilde Manfredi Fundamentos de Sistemas de Informação Profª. Vanilde Manfredi Rio de Janeiro, 26 de abril de 2011

Aula 1 Conceitos Básicos Tipos de Sistemas Sistema Sistemas de Informação Dado x Informação Componentes de um Sistema Classificação de Sistemas Tipos de Sistemas

O QUE É SISTEMA? Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como uma estrutura organizada. Reunião coordenada e lógica de princípios ou ideias relacionadas de modo que abranjam um campo do conhecimento. Conjunto ordenado de meios de ação ou de ideias tendente a um resultado. (Dic. Aurélio)

SISTEMAS de INFORMAÇÃO De uma forma simples e direta podemos definir sistema de informação como um sistema cuja finalidade é prover informação a alguém na medida certa.

O QUE É INFORMAÇÃO? A informação é um dos recursos mais valiosos e importantes de uma organização. Os computadores e os sistemas de informação estão constantemente interferindo na forma como as organizações conduzem seus negócios. Mais do que viver na Era da Informação, vivemos na Economia da Informação. Porém esse termo é frequentemente confundido com o termo dados.

DADO x INFORMAÇÃO O que é isto aí ao lado ? Nós, leigos, arriscaríamos dizer que é um eletrocardiograma… Há muitos dados neste diagrama, mas não somos capazes de interpretá-lo Será que um cardiologista faria uma leitura diferente destes dados ?

DADOS INFORMAÇÃO Elementos descritivos de um evento e desprovidos de qualquer tratamento lógico ou contextualização. Comunicam um estado da realidade pura e tem base factual. INFORMAÇÃO Os dados ou registro dos fatos organizados ou arranjados de uma maneira significativa. Informação, portanto, é um conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem um valor adicional além do valor do fato em si.

PARA ENTENDER MELHOR... Um certo gerente pode achar que o conhecimento do total de vendas mensais é mais adequado ao seu propósito, ou seja, tem mais valor, do que as vendas de cada representante de vendas individualmente. Dados representam as coisas do mundo real, têm pouco valor além da sua existência.  vamos equiparar dados a pedaços de madeira.

Podemos agregar valor aos pedaços de madeira através de alguma conexão entre eles, como por exemplo formar uma cadeira, uma escada, etc. Com a informação é muito parecido. Regras e Relacionamentos podem ser estabelecidos para organizar dados em informação útil e valiosa. Dado: dt-nasc = 23042000 Informação: idade da pessoa é 11 anos Conhecimento: esta pessoa é uma criança Inteligência: tratar esta pessoa como uma criança e não como um adulto.

PROCESSO A transformação de dados em informação é um Processo, ou seja, uma série de tarefas logicamente relacionadas e executadas para atingir um resultado definido. Nossas atividades do cotidiano são realizadas através de um processo. O simples ato de seguir instruções de uma receita ou manual são exemplos de processos.

DADOS & PROCESSOS Os dados relevantes e que devem ser manipulados por um determinado negócio se mantém estáveis mesmo que o negócio em questão modifique radicalmente sua forma de operação, ou seja, seus processos. Logo, os dados são mais estáveis que os processos. Por esta razão considera-se o banco de dados uma das partes mais valiosas e importantes de um sistema de informação

ELEMENTOS BÁSICOS DE UM SISTEMA

ELEMENTOS BÁSICOS DE UM SISTEMA Entrada – envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Ex.: Matérias-primas, energia, dados e esforço humano devem ser organizados para processamento. Processamento - envolve processos de transformação que convertem insumos em produtos. Ex.: Processo industrial, Respiração Humana, Cálculos matemáticos.

ELEMENTOS BÁSICOS DE UM SISTEMA Saída - envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final. Ex: Produtos acabados, serviços e informações gerenciais devem ser transmitidos a seus usuários. Feedback – são dados sobre o desempenho do sistema. Ex.: os dados sobre o desempenho de vendas são feedback para um gerente de vendas.

ELEMENTOS BÁSICOS DE UM SISTEMA Controle – envolve a monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta. Em seguida faz os ajustes necessários para que a mesma seja alcançada.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um tipo especializado de sistema composto por uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (Entrada), manipulam e armazenam (Processo), disseminam (Saída) os dados e informações, fornecendo um mecanismo de Feedback para atender a um Objetivo Objetivo  Controle Operacional e Tomada de Decisão

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podem ser: Manuais Nesse caso são usados recursos simples como lápis e papel. Automatizados Nos sistemas automatizados, a informação é gerada de forma automática, usando-se recursos de processamento eletrônico tais como calculadoras ou computadores (tecnologias de hardware e software).

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel do sistema de informação nas empresas torna-se cada dia mais relevante. Podemos identificar três tipos de sistemas conforme o nível em que atuam nas organizações. São eles: Sistemas de Processamento de Transação (SPT) Sistemas de Informação Gerencial (SIG) Sistemas Estratégicos (SIE)

Níveis da Organização e os Tipos de Sistema

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS A Teoria Geral dos Sistemas forneceu a base para a unificação dos conhecimentos científicos e tecnológicos nas últimas décadas. Ela tem por finalidade: Analisar a natureza dos sistemas e relação entre suas partes. Identificar as propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral.

A TGS POSSUI DUAS CARACTERÍSTICAS RELEVANTES Funcionalismo: Cada parte (elemento) que compõe um sistema deve desempenhar uma parte da função maior que é o objetivo do sistema no sentido mais amplo Holismo: Todos os sistemas se compõem de subsistemas (sistemas menores) e seus elementos estão inter-relacionados. Isto significa que o todo não é uma simples soma das partes, e que o próprio sistema só pode ser explicado como todo

CLASSIFICAÇÂO DOS SISTEMAS Simples – possuem alguns componentes, sendo o relacionamento ou a interação entre os elementos simples e direto. Complexos – possui muitos elementos altamente relacionados e interconectados.

CLASSIFICAÇÂO DOS SISTEMAS Aberto – interage com o seu ambiente. As empresas e os sistemas de informação são sistemas abertos, pois sofrem influências (positivas ou negativas) de seu ambiente (clientes, fornecedores, entidades governamentais e etc.) e influenciam o meio ambiente com suas ações. Fechado – Não possui interação com o ambiente. A matemática é um sistema fechado, sem influência do meio. 2+2 sempre será 4.

CLASSIFICAÇÂO DOS SISTEMAS Estável – sofre pouquíssimas mudanças ao longo do tempo. Dinâmico – sofre rápidas e constantes mudanças ao longo do tempo. Um sistema de informação tende a ser extremamente dinâmico, em função da necessidade que tem de responder rapidamente a uma alteração no ambiente em que está inserido

CLASSIFICAÇÂO DOS SISTEMAS Adaptável – capaz de sofrer mudanças (internas em seus componentes, nas entradas e/ou saídas) em resposta a mudanças no ambiente. Um sistema de informação deve ser o mais adaptável possível. Não-adaptável – não é capaz de mudar em resposta a mudanças do ambiente.

CLASSIFICAÇÂO DOS SISTEMAS Permanente – Existe por um período de tempo relativamente longo. Espera-se que um sistema de informação tenha uma vida relativamente longa até para justificar os investimentos feitos em seu desenvolvimento ou aquisição. Temporário – existe por um período de tempo relativamente curto.