ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vitrina - Animais em extinção
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Centro Educacional Messina O TEATRO APRESENTAÇAO - 5ª a 8ª
Projeto língua portuguesa
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Sustentabilidade Introdução O que é Sustentabilidade?
Webquest: História Professora: Fernanda
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
Biografias virtuais Robson de Assis
Receita de salada de frutas
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INTRODUÇÃO
Os presidentes do meu Brasil
Diversidade de mamíferos
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO SITES PARA PESQUISA AVALIAÇÃO.
Webquest Citologia e Organelas Citoplasmáticas
CRÉDITOS E REFERÊNCIAS
A descoberta dos Animais
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
MEIO AMBIENTE
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
Rodrigo Vanderlan do Nascimento
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Biomas brasileiros 4º ano
PROJETO: ANIMAIS Luciane Richart Metz Marcia Gauer Schmidt.
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está.
CAPOEIRA REGIONAL E CAPOEIRA ANGOLA
Criado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II.
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
20 de Novembro: dia da Consciência Negra
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Como elaborar um trabalho de pesquisa
PROJETO: ANIMAIS ESCOLA 25 DE MARÇO Luciane Richart Metz
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
TRÂNSITO É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Professora Aline Duarte
Alimentação Saudável Corpo São
HISTÓRIA DA GEOMETRIA TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES
Arara-Azul.
1.INTRODUÇÃO Uma empresa de recrutamento de jovens recém formados costuma contratar adolescentes para o programa de “treineiros” em seu grupo de executivos.
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
A reciclagem à favor do meio ambiente.
BEM VINDOS A ESSA WEBQUEST SOBRE O CONTO DE MONTEIRO LOBATO :NEGRINHA.
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Dicas Gerais sobre a Monografia
VITÓRIA CIDADE SOL TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO AVALIAÇÃO
NTD – 3ª ETAPA 9º ano - Redação
WEBQUEST PARA 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O CICLO DA ÁGUA
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Pequenas curiosidades,
Título Introdução Tarefas Processo Recursos Avaliação
Uma WebQuest de português para o 1º ano
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
Transcrição da apresentação:

ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA Uma WebQuest de Ciências e conhecimentos para o 4º ANO Prof Maria Helena Klein

INTRODUÇÃO Imaginem que somos cientistas e que temos como tarefa estudar as diferenças entre os ecossistemas manguezal e mata atlântica. Para isso temos que entender como são cada uma.

TAREFAS QUE DEVEM SER REALIZADAS Levantar hipóteses; Montar quadro comparativo; Pesquisar nos sites; Confrontar as hipóteses com as informações; Escolher uma espécie da fauna do manguezal e da mata atlântica para serem pesquisados; Elaborar um texto informativo com o resultado da pesquisa.

PROCESSO 1.Em um grupo de 4 alunos, façam um quadro das hipóteses, que todos vocês possuem, em relação às diferenças entre o ecossistema manguezal e a mata atlântica.

2. Preencham o quadro das hipóteses O ecossistema manguezal possui as seguintes características A mata atlântica possui as seguintes características

3. Pesquisem na internet: Sites sugeridos: http//www.sosmatatlantica.org.br/ http//www.brazadv.com.br/ecossistema/manguezal.htm Acessados em 09 de outubro de 2011

4. Confrontem as hipóteses do grupo com as informações pesquisadas produzindo um novo quadro com as novas informações O ecossistema manguezal possui as seguintes características A mata atlântica possui as seguintes caracteísticas

Onde ele vive? (habitat)? O que ele come? Quanto tempo vive? 5. Escolham um animal do manguezal e outro da mata atlântica para serem pesquisados, os seguintes aspectos: Onde ele vive? (habitat)? O que ele come? Quanto tempo vive? Qual a contribuição dele para o meio ambiente?

6. Pesquisem nos sites. Sugestão de sites para pesquisa: AVES QUE PODEM SER OBSERVADAS NO MANGUEZAL 6. Pesquisem nos sites. Sugestão de sites para pesquisa: • http://www.neteducacao.com.br/ • http://www.zoologico.sp.gov.br • http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/ • http://www.brasilescola.com/ • http://www.educacional.com.br/pesquisa/

7. Agora que vocês já possuem as informações sobre os animais escolhidos, façam individualmente um texto informativo, que relate as informações sobre os animais escolhidos. Não se esqueçam que o texto deve seguir as características de seu gênero, isto é, informar os fatos ao leitor. Atenção! Cuidado para não produzirem uma ficha. Nome:______________________________________ Data:_______________________________________ Título:______________________________________

Avaliação Objetivos plenamente atingidos Objetivo atingido Objetivo parcialmen-te atingido Objetivo não atingido Ponto cartaz Excelente apelo visual. Evidência de trabalho criativo. Informações completas numa forma sintética. Material tem apelo visual. As informações são bastante completas e sintéticas. Tem intenção de produzir algo visualmente comunicativo A quantidade de informações revela pouco conhecimento do assunto. Pouco apelo visual. Informações incompletas.

Avaliação Objetivo atingido Objetivo parcialmente atingido Objetivo plenamente atingido Objetivo atingido Objetivo parcialmente atingido Objetivo não atingido Ponto Texto Entendeu o tema proposto. Escreveu bem um texto sem erros ortográficos e gramaticais. Escrita clara e criativa. Entendeu o tema proposto. Escreve bem um texto com poucos erros ortográficos ou gramaticais que não comprome Tem escrita. Entendeu o tema proposto, porém possui erros ortográficos e gramaticais, que comprome Tem o texto. Não entendeu o tema proposto