ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
Advertisements

Alguns elementos para reflexão:
PLANO DE GESTÃO.
Instalações de Esgoto NBR – 8160 AULA 1.
Renaturalização de cursos d’água
Público-alvo: Objetivo geral:
Os lugares que formam o mundo
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
PLANO VIÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO
Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:
Núcleo Regularização Fundiária
Caminhos para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Imobiliário
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Partir de agora, breve apresentação de uma excelente oportunidade de negócio imobiliário na Região Metropolitana de Porto Alegre, município de Gravataí,
Ana Paula O. Nascimento Jackson L. R. Barboza Joseph Haim
Terminais Urbanos de Florianópolis – Aspectos Sócio Econômicos
A experiência de Belo Horizonte na utilização do geoprocessamento
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA LOTEAMENTO INDUSTRIAL LINHA SUL Distrito de bebedouro Linhares - ES APRESENTAÇÃO: Juliana Tessarolo de Almeida - Bióloga.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
COTIA Departamento de Meio Ambiente.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE LINHARES-ES
Projeto Orla Ilhéus/BA.
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
PARTIDO ARQUITETÔNICO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO
AÇÕES COPA 2014.
Plano Municipal de Saneamento Básico
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
O SAAE CRIADO PELA LEI 1.925/2005. OBJETIVO: OFERECER SERVIÇOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO. É UMA AUTARQUIA MUNICIPAL, COM PERSONALIDADE JURÍDICA.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Aula 8 – Sistema de Drenagem Urbana
CTR Nova Iguaçu.
Urbanização Dispersa em Sorocaba
ESTAÇÕES P3 – ENTREGA FINAL ANA TEREZA BRUNA JÚLIA LUÍSA MIRELA NATHÁLIA.
Novas formas de tecido urbano
LDO - EXERCÍCIO 2015 AUDIÊNCIA PÚBLICA - 30/05/2014 Prefeitura Municipal de Vinhedo Secretaria da Fazenda.
PROJETO ORLA – FLORIANÓPOLIS SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
Comentários sobre a nova legislação federal Resolução Conama 369/06 e Revisão dA Lei de Parcelamento do solo URBANISMO I Laura Bueno 11/9/2006.
PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
Qual a função do Novo Zoneamento?
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
Praça de Integração.
Setor primário A teoria dos três setores - década de 30.
Formação do Território Brasileiro
FGR Urbanismo / Jardins Veneza
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
URBANIZAÇÃO. PERCURSO REALIZADO Urbanização Saída de Mogi das Cruzes Aspectos de urbanização são, a verticalização da cidades, paisagismo e meios de.
sub – regiões nordestinas
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA
Instrumento de planejamento de longo prazo - horizonte de 2040 e propostas intermediárias para Desafio central – Construção de um futuro que mantenha.
Instalações de Esgoto NBR
1. A Rossi Regional RBS A Rossi é uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil. Presente em mais de 70 cidades,
Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi.
Integração na América do Sul: análise comparada das Políticas Externas dos recentes governos de esquerda em suas perspectivas para a criação da União de.
Transcrição da apresentação:

2º Encontro Internacional Urbanização Dispersa e Mudanças no Tecido Urbano ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP E SUA CONTRIBUIÇÃO NA URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS DO TECIDO URBANO Prof. Dr. Arq. Aurilio Caiado/ Prof. Ms. Arq. Teresa Debrassi/ Prof. Ms. Arq. Sandra Lanças QUADRO PAISAGISMO NO BRASIL - SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES – LABORATÓRIO DA PAISAGEM - FAUUSP NOV/2007

ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP E SUA CONTRIBUIÇÃO NA URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS DO TECIDO URBANO O público e o privado – tema da 7ª. Bienal Internacional de Arquitetura: Valorização do Espaço Público A esfera da vida pública: segundo ARENDT (1958): “a esfera da própria vita activa, da ação política, entendida em sentido amplo, envolvendo a produção cultural, a construção da cidadania e parte fundamental das histórias civilizacionais.”

ESPAÇOS LIVRES URBANOS: Segundo MAGNOLI (1982) são os ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP E SUA CONTRIBUIÇÃO NA URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS DO TECIDO URBANO ESPAÇOS LIVRES URBANOS: Segundo MAGNOLI (1982) são os espaços livres de edificação: jardins públicos ou privados, ruas, avenidas, praças, parques, rios, matas, mangues e praias urbanas, quintais, ou simples vazios urbanos.

ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP E SUA CONTRIBUIÇÃO NA URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS DO TECIDO URBANO Em Sorocaba, os espaços públicos livres vem recebendo investimentos nos últimos 15 anos, (marcando o Bairro Campolim como nova centralidade , devido a instalação de shopping center de porte regional); a partir de ações simples, até mais onerosas: Limpeza de córregos que atravessam a área urbana central, e colocação de gradis padronizados, inibindo despejo de entulho e lixo pela população (limpeza e ordenamento); Investimento paisagístico nos canteiros do sistema viário em corredores comerciais - proporcionou nova aparência urbana à cidade; Criação de bacias de contenção estratégicas para prevenir as inundações por chuvas;

ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP E SUA CONTRIBUIÇÃO NA URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS DO TECIDO URBANO Criação de parques públicos urbanos, com enfâse tambem em pistas de caminhada principalmente nos fundos de vale, pela PMS e SAAE local, (embora concentrados: 10 dos 12 parques existentes estão fora da zona norte, área mais populosa do município); Nota: O Parque Campolim é o espaço público que mais colaborou na qualificação do espaço comercial no municipio; Duplicação de trecho rodoviário da Raposo Tavares na área conurbada entre Sorocaba e Votorantim, e Araçoiaba da Serra; Interligação das principais estradas de acesso ao município (Raposo Tavares e Sen. José E. de Moraes (Castelinho) retirando o tráfego rodoviário pesado das marginais do Rio Sorocaba;

ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP E SUA CONTRIBUIÇÃO NA URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS DO TECIDO URBANO Iniciou-se a despoluição do Rio Sorocaba, com a construção de sistema para tratamento de esgotos; e criou-se um “piscinão”, para saneamento de problema de loteamento próximo e abaixo da cota do NA do Rio Sorocaba; A partir de 2005 a atualmente – Plano Cicloviário, com plano de integração das zonas oeste, sul e norte, (mais populosas); Duplicação e interligação de várias avenidas da zona norte com a zona oeste do municípios (Sorocaba tem 1 carro para 2,3 hab segundo dados municipais (2006);

ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP E SUA CONTRIBUIÇÃO NA URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS DO TECIDO URBANO Previsão de ampliação do sistema de transporte público: construção de 5 terminais de transferência em bairros distantes do centro, para diminuir tempo de viagem de ônibus (só existem 2 terminais de transferência no centro velho, e estão ambos localizados a menos de 2km de distância entre si); Previsão de construção de novos parques públicos urbanos intermediários entre a zona sul e norte, iniciando-se pelo Parque das Águas, vizinho ao Rio Sorocaba e ao piscinão do Jd. Abaeté.

ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP E SUA CONTRIBUIÇÃO NA URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS DO TECIDO URBANO CONCLUSÕES: O investimentos em áreas públicas visíveis somado ao alinhamento vertical dos poderes municipal, estadual e federal nos anos 1997 a 2004 contribuíram para as modificações dos espaços públicos gerando também a qualificação do entorno comercial, com resultados positivos para a cidade. Os condomínios horizontais aumentaram em número e receberam em 1993 permissão para o fechamento das áreas públicas de cursos de água; A pujança econômica também atraiu a pobreza, e Sorocaba tem agora cadastradas 62 áreas públicas invadidas; há um mutirão fundiário para remanejamento de 2000 familias de 48 áreas publicas invadidas.