Francis Bacon.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA.
Thomas Hobbes.
Literatura Informativa
Estética – Siron Franco
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Sociologia
Sociologia
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
A casa, uma parte de mim no mundo
MÉTODO CIENTÍFICO.
Cícero paulino dos santos costa
Relações entre ciência e filosofia no período moderno
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon
LEITURA DE IMAGENS.
INTRODUÇÃO Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
Máquinas Simples Prof. Giovanni C. Val.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
O Estado Qual é a sua função.
O estado moderno Capítulo 17.
O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de Picasso foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de.
RENÉ DESCARTES. René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus.
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Empirismo Francis Bacon ( ) John Locke ( )
Trabalho do Grupo 4 Xenófanes de Cólofon. Xenófanes de Cólofon (cerca de 570 a.C a.C.) filósofo grego que nasceu em Cólofon, na Jonia. Acredita.
Teoria Geral dos Sistemas
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
Nova Ciência e Racionalismo
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Filósofos iluministas
Metodologia da Pesquisa em Direito
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
História
Denise Dubiella.
COLÉGIO SANTA TERESA DE JESUS Projeto 2008 Onde a vida se revela: era uma vez... A VIDA “Fica decretado que agora vale a verdade./ Agora vale a VIDA, /
A História da Psicologia e a Educação
As Artes de Leonardo Da Vinci Nome: Nathalie 5° D Prof° Danila
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Filosofia e Política.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Filosofia Aula 1.
A REVOLUÇÃO FILOSÓFICA PROF. SUDERLAN. A filosofia na era moderna transfere sua afinidade e lealdade à religião para a causa da ciência Bacon: (século.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Período sistemático Aristóteles
O empirismo britânico Bacon e Locke.
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
Ivã Gurgel Matematização da Natureza (em especial dos movimentos); Paradigma Mecanicista; Experimentação Técnica.
Transcrição da apresentação:

Francis Bacon

Biografia de Francis Bacon (Londres, 22 de janeiro de 1561 —Londres, 9 de abril de 1626) Também referido como Bacon de Verulâmio foi um político, filósofo e ensaísta inglês e barão de Verulam. Desde cedo, sua educação orientou-o para a vida política, na qual exerceu posições elevadas. Desempenhou as funções de procurador-geral, fiscal- geral, guarda do selo e grande chanceler.Neste mesmo ano, foi nomeado barão de Verulam e barão de Saint Alban. Bacon foi acusado de corrupção. Condenado ao pagamento de pesada multa, foi também proibido de exercer cargos públicos. Francis Bacon foi um dos mais conhecidos e influentes rosacruzes e também um alquimista, tendo ocupado o posto mais elevado da Ordem Rosacruz, o de Imperator. (Rosacruz=auxilio do processo espiritual da huimanidade)

Bacon filosofo Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". Sua principal obra filosófica é o Novum Organum. Ao escrever sua mais famosa obra, Bacon contrapõe-se ao Organum aristotélico e a ciência dedutiva, . O autor afirma que “se os homens tivessem empreendido os trabalhos mecânicos unicamente com as mãos, sem o arrimo e a força dos instrumentos, do mesmo modo que sem vacilação atacaram as empresas do intelecto, com quase apenas as forças nativas da mente, por certo muito pouco se teria alcançado, ainda que dispusessem para seu labor de seus extremos recursos”

Ele defende o uso de máquinas e técnicas (precursor da tecnologia) para a dominação da natureza, o que sem esses meios para ele seria praticamente impossível. Para Bacon somos guias e curadores do ambiente natural. Defende a coligação entre reflexão e filosofia e pede que haja dois métodos: um destinado ao cultivo das ciências e outro destinado à descoberta científica, ou seja, o primeiro método ou caminho de antecipação da mente e ao segundo de interpretação da natureza.

Obras de Bacon As obras destacam o isolamento, o grito ou deformação. São 78 obras do pintor Irlandês e sua arte visceral, fascinando os europeus. Mistura entre animais e humanos, bocas abertas e temas de guerras são figuras do cotidiano artístico de Bacon. O artista conseguiu a total deformação da figura e assim trazer às telas o horror em escala micro e macro. As 78 obras entre pinturas, documentos, desenhos e fotografias provocam filas para ver a mostra sediada no moderno anexo do Museu do Brado. A exposição não seria novidade para Bacon que teve sua consagração em vida, e completaria 100 anos em 2009. Ele mais ansiava pelo esquecimento, mas a cada dia suas obras geram um tipo de fascínio e ainda permanece incólume o artista.

Papa Inocêncio Velásquez Novum Organum