Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim Profª Maria Carmem Soifer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Advertisements

A objetividade no Jornalismo
Centro Educacional Messina O TEATRO APRESENTAÇAO - 5ª a 8ª
AQUECIMENTO GLOBAL Não só a polêmica sobre o Aquecimento Global cresceu, como comprovadamente, através do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
EMEF “MARIA STELLA DE NOVAES”
25 ANOS COLÉGIO RIACHUELO
Nova Ordem Mundial Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? br.geocities.com.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
PROJETO CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO PROFESSORA: ADRIANA MARCIA DOS SANTOS ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI TURMA: 8º ANO B PERÍODO: VESPERTINO.
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER
WebQuest Início e Formação do Universo !
Projeto: “Copa do Mundo 2014” Colégio Mellinho
MEU DIÁRIO DE VIAGEM Público alvo: alunos de 6° ano, 7°série e 8°série.
Trabalho de História Egito Antigo
Teorias do Jornalismo I
Vivendo as rebeliões no período regencial
Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem.
ESCOLA MUNICIPAL ANA CLAUDIA MARQUEZ LUIZ ENSINO FUNDAMENTAL
Processo de formação da Terra
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Projeto: “Copa do Mundo 2014” Colégio Mellinho
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Vivendo as rebeliões no período regencial
WEBQUEST.
Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde 04 a 07 novembro 2014 – Maringá – Paraná - Brasil Autor(es): Colaborador: (se houver) TITULO.
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
Trabalhando em sala de aula
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Webquest Interdisciplinar (História e Inglês) sobre o livro “Vozes Roubadas” 9º ano – 1º bimestre.
Webquest de Geografia e Inglês 7º ano – 1º Bim./2009 Prof as. Larissa, Maria Carmem e Sandra.
“THE BIG BROTHER” “1984” George Orwell.
Contrato Pedagógico – 2013/02
Sugestão de planejamento Pedagógico
Revoluções do Século XX (II)
VULCÕES VIOLENTOS TRABALHO PARA 6º ANO.
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Webquest da disciplina de Artes 9º ano – 2º Bimestre/2009 Profª Adriana Gomes O fotógrafo REFERÊNCIA.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Organizando o trabalho pedagógico
G E O G R A F I A 8ª Série | Prof. José Gusmão.
VITÓRIA ONTEM E HOJE Introdução Tarefas Processo Recursos Avaliação.
BICHO DE ARTISTA Webquest da disciplina de Artes
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
Nas ruas do Brás Webquest de Geografia 7º ano A – 2º Bim/2009 Profª Larissa.
NO TEMPO DE WARHOL Webquest de Artes 8º ano – 1º Bim/2009
História da Comunicação:
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Como elaborar uma boa redação?
Vamos descobrir a história da Língua Portuguesa?
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Pré-Projeto Multimídia
Jacarta - INDONÉSIA Vamos conhecer esta cidade! Mastér en NNTT Alumno : Nuno Cardoso.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
COLEGIO DINÂMICO (letra tamanho 18) MARIA TEREZA DE RAMOS COUTO (letra tamanho 14) A literatura infantil de Monteiro Lobato (letra tamanho 18 em negrito)
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
UME Rural Monte Cabrão Projeto Jornal Escola Aproximando pessoas Out/2011.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim. 2009 Profª Maria Carmem Soifer cuba Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim. 2009 Profª Maria Carmem Soifer

INTRODUÇÃO No final do século XX e início do século XXI, o mundo assistiu às grandes transformações ocorridas na geopolítica internacional. O fim da Guerra Fria no final dos anos 80 e os atentados de 11 de setembro de 2001 colocaram o planeta em um novo estado de alerta. Nesse contexto ainda podemos observar a ilha de Cuba, que embora tenha introduzido algumas alterações em sua economia, é identificada como um dos últimos países socialistas. Vamos conhecer um pouco desse país que há quase 50 anos foi governado por Fidel Castro, uma das personalidades mais importantes e controversas do século XX.

TAREFA – CONFECÇÃO DE UM TABLÓIDE Em grupos de 4 ou 5, os alunos deverão produzir um pequeno jornal (papel canson A3). - Não poderão faltar: título, identificação do grupo, turma e professora. - Matérias obrigatórias: criar caixas de texto para cada um dos seguintes temas: a) localização do país (com mapa) b) histórico da revolução (quando ocorreu, o que acontecia na política mundial naquela época, quais eram os objetivos dos grupos guerrilheiros, quem eram eles?...) c) aspectos atuais da política, da sociedade e da economia cubana. d) ilustrar as matérias com imagens da ilha e do povo cubano.

TAREFA – cont. Matérias optativas: o tablóide deverá conter ao menos dois dos seguintes temas: a) crise política com os Estados Unidos b) o embargo comercial c) a crise dos mísseis d) quem são e quais os objetivos dos balseros? e) charges, história em quadrinhos, culinária, turismo, curiosidades.

PROCESSO Na aula de Geografia os alunos deverão dividir as tarefas entre cada elemento do grupo. As pesquisas serão feitas individualmente. Nas aulas dos dias 10/3 (9B) e 12/3 (9A) todos trarão o material pesquisado e imagens. Em grupos será feita a seleção das matérias que comporão o tablóide. Nas aulas dos dias 18/3 (9B) e 19/3 (9A), o jornal será montado com as matérias já digitadas (não esquecer de trazer o papel canson). Data final de entrega: dias 31/3 (9B) e 2/4 (9A)

AVALIAÇÃO REFERÊNCIAS Serão avaliados: veracidade dos fatos (3,0) criatividade (3,0) pontualidade (2,0) estética (2,0) REFERÊNCIAS www.cuba.com.br www.suapesquisa.com.br/cuba www.wikipedia.org www.embacu.cubaminrex.cu/brasil - site oficial da embaixada www.google.imagens

CONCLUSÃO Espera-se, ao final do trabalho, ter despertado nos alunos a curiosidade pelo modo de vida de outros povos e também o conhecimento de outro sistema econômico com todas as implicações que essa opção pode trazer. Conhecer a geopolítica mundial é muito importante para a formação de crítica e opinião próprias.

CRÉDITOS Prof. Maria Carmem Soifer Google imagens