MAX WEBER. Tipo Ideal Tipo Ideal Construção mental acerca de um tipo “puro” de comportamento, feita na cabeça do investigador, a partir de vários exemplos.

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Transcrição da apresentação:

MAX WEBER

Tipo Ideal Tipo Ideal Construção mental acerca de um tipo “puro” de comportamento, feita na cabeça do investigador, a partir de vários exemplos históricos. Instrumento de análise científica: Conceituar fenômenos e formações sociais; Identificar na realidade observada suas manifestações; Comparar essas manifestações. Na prática não existem já que é impossível isolar esses tipos “puros” de comportamento. Não correspondem à realidade, pois são apenas construções teóricas abstratas. Sendo, contudo, fundamentais para o trabalho do cientista, pois, à medida em que este descreve o quanto a realidade se aproxima ou distancia do tipo ideal construído, é que a realidade se apresenta e se revela em seu caráter mais complexo.

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Um dos aspectos mais importantes dessa obra é a exposição das relações entre religião e sociedade e o conhecimento de particularidades do capitalismo. Nesse sentido, Weber observa que os valores do protestantismo revelam a tendência ao racionalismo econômico que predominará no capitalismo, avançando a tese de que a ética e as idéias puritanas influenciaram o desenvolvimento do capitalismo.

Dominação Legítima Dominação Legítima  Dominação Tradicional: tradição Autoridade pessoal do governante, investida por força do costume e exercida nos limites da tradição. Ex: patriarcalismo, patrimonialismo, sultanismo, etc.  Dominação Carismática: carisma do líder Carisma: qualidade excepcional de liderança; espécie de magnetismo pessoal mágico que leva a pessoa carismática a ter certa preponderância sobre as demais. O exercício dessa dominação se rege por normas e limites da autoridade fixados pelo líder e não resultam do consenso. Não visa estabilidade, mas movimento.  Dominação Racional – Legal: legalidade A autoridade dos governantes, baseada na legalidade, é limitada pela ordem impessoal do direito, que tem por objetivo a proteção dos interesses sociais, e que só à ela devem os cidadãos obedecer.

Burocracia Burocracia Consiste na mais típica forma de domínio legal, sendo uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos. Tem como princípios: Existência de serviços definidos e competências precisamente determinadas Proteção dos funcionários no exercício de suas funções (estatuto) Hierarquia das funções Recrutamento feito por concurso, exame ou títulos e exigência de formação especializada dos candidatos Remuneração regular dos funcionários Possibilidade de promoções Separação entre a função e o indivíduo que a ocupa

Limites à Burocracia Como o tipo racional-legal tem como fundamento a dominação em virtude da crença na validade do estatuto legal e da competência funcional, baseada, por sua vez, em regras racionalmente criadas, a autoridade desse tipo mantém-se segundo uma ordem impessoal e universalista, e os limites de seus poderes são determinados pelas esferas de competência, definidas pela própria ordem. Nesse sentido, o Direito é entendido como um conjunto de regras abstratas de caráter técnico ou normativo, que estabelece essa organização.

Legalidade e Legitimidade Legalidade - aquilo que está conforme os parâmetros legais, mas que não é necessariamente legítimo Ex.: leis que não são cumpridas Legitimidade - parte do consenso de todos, ou da maioria. Os indivíduos são importantes, pois estes legitimam as instituições. Não é necessariamente legal. Ex.: leis que são cumpridas Ex. de legitimidade não legal: jeitinho brasileiro

O contrário de um poder legítimo é um poder de fato. O contrário de um poder legal é um poder arbitrário. Quem detém o poder não o detém, nem o exerce sempre de forma arbitrária, assim como nem sempre quem o exerce arbitrariamente é detentor unicamente de um poder de fato. Exs.: Ditaduras Militares, Nazismo, Facismo..

Pedagogia do Cultivo “Qualificação Cultural” Procura formar um tipo de homem culto, onde o ideal de cultura depende da camada social para o qual o indivíduo está sendo preparado. Esse processo educacional é realizado através de uma educação geral destinada, ao mesmo tempo, à composição de determinado grupo de status (sacerdotes, cavaleiros, intelectuais, etc.) e à composição do aparato administrativo típico das formas tradicionais de dominação política.

Pedagogia do Treinamento Preparo especializado com o objetivo de tornar o indivíduo um perito. Mecanismo de ascensão social e de obtenção de status privado. Essa pedagogia, imposta pela racionalização da vida, impossibilitava o desenvolvimento do talento do ser humano, em nome da preparação para a obtenção de poder e dinheiro.

“A Burocracia desenvolve-se melhor se for desumanizada” Disciplina – modelo ideal para a moderna fábrica capitalista, e também, para as prisões, as escolas, os reformatórios, etc. Diminui a importância da ação individual, diminuindo as ameaças de quebra da uniformidade da produção e dos controles.. A mente e o corpo do homem se ajustam às exigências das ferramentas e das máquinas. O conteúdo da disciplina é nada mais que a expectativa de execução da ordem recebida, sem irregularidades.

A execução é ela própria planejada, racionalizada, metodicamente treinada e exata; É fundamental que a obediência de uma pluralidade de homens seja racionalmente uniforme. Dessa forma, a Gaiola de Ferro da Burocracia ( sobretudo na administração da justiça) pode minar as bases de sustentação da autonomia individual.

Tocqueville (1805 – 1859): “O governo não quebra a vontade do homem, mas a enfraquece, ao mesmo tempo em que a controla e guia; ele raramente impede a ação, mas frequentemente a limita; ele não destrói nada, mas impede o surgimento de muitas coisas; ele não é totalmente tirânico, mas bloqueia, constrange, sufoca e idiotiza de tal forma que no fim cada nação não passa de um rebanho de animais tímidos e trabalhadores tendo no governo o seu pastor.”