Psicomotricidade ROSANA FACHADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Linguagem Corporal.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM Profa. Mônica Riet Goulart
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PSICOLOGIA.
Psicomotricidade – Profª. Msc.Gleyde Selma Schapke
O Início da Comunicação
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Avaliação Psicomotora
1.Consciência (Chalmers,1997)
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Maria Monteiro Drumond Poyares
Formatura Retrospectiva.
PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
Teoria Psicogenética de Piaget
Deficiência de Desempenho Muscular
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
O que é Aprendizagem?.
O Desenvolvimento Psicomotor
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Conscientização.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Judô para deficientes visuais.
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Características da criança: perspectivas teóricas
Teorias da Aprendizagem
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Ginástica Geral.
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Plasticidade Cerebral
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
CAPACIDADES FÍSICAS NAS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PSICOMOTRICIDADE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Rosana Fachada PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave mestra para o bom exito de qualquer atividade”
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
PSICOMOTRICIDADE Profa. Dra. Ana Catarina Araújo Elias.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
OUTROS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE. O ÓRGÃO Aparelho biológico - condição da existência humana do sujeito. Órgão como possibilidade de inscrição do.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Psicomotricidade ROSANA FACHADA

PSICOMOTRICIDADE CIÊNCIA PSICOPEDAGÓGICA QUE PROCURA ESTUDAR O HOMEM, O CORPO EM MOVIMENTO, E ATRAVÉS DISSO ENTENDER AS RELAÇÕES QUE ELE FAZ CONSIGO MESMO E COM O MUNDO EXTERNO.

CAMPO DE ATUAÇÃO EDUCAÇÃO- Psicomotricidade Funcional Psicomotricidade Relacional REEDUCAÇÃO TERAPIA

VERTENTES DA PSICOMOTRICIDADE REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA TERAPIA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL RELACIONAL FINALIDADE DAS FUNÇÕES PSICOMOTORAS TRATAR PATOLOGIAS: AFETIVAS, RELACIONAIS E COGNITIVAS SANAR PROBLEMAS MOTORES, MELHORAR AS APRENDIZAGENS COGNITIVAS E O COMPORTAMEN-TO DA CRIANÇA DESENVOLVER AS POTENCIALIDADES RELACIONAIS DA CRIANÇA UTILIZANDO A AÇÃO DO BRINCAR

LA EDUCACION PSICOMOTRIZ COMO TERAPIA “BRUNO” ÁREA DE BASE BIOMÉDICA NEUROPSIQUIATRIA INFANTIL PSICANÁLISE PSICOPEDAGOGIA AUTORES DE BASE DUPRÉ WALLON ROGERS PIAGET WINNICOTT VIGOTSKY PRINCIPAIS AUTORES GUILMAIN DEFONTINE EMPINET E DARRAULT AJURRIAGUERRA LEVIN LE BOULCH PICQ E VAYER AUCOUTURIER LAPIERRE NEGRINE OBRAS E PUBLICAÇÕES MANUAL DE REEDUCAÇÃO PSICOMOTRIZ 1º., 2º. E 3º. ANO LA EDUCACION PSICOMOTRIZ COMO TERAPIA “BRUNO” A CLÍNICA PSICOMOTORA A EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E RETARDO MENTAL SIMBOLOGIA DO MOVIMENTO APREND E DESENV. INFANTIL VOLS 1,2 E 3.

Procedimentos didáticos REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA TERAPIA PSICOMOTORA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL RELACIONAL RELAÇÃO ADULTO/CRIANÇA COMANDO, NÃO INTERAGE ESCUTA, AJUDA, INTERAÇÃO E DISPONIBILIDADE CORPORAL COMANDO E DIREÇÃO, É O MODELO DA CRIANÇA AJUDA, ESCUTA, ESTÍMULO, INTERAÇÃO E INTERVENÇÃO COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS GRUPOS PEQUENOS INDIVIDUAL GRUPOS DE UM MESMO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO GRUPOS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZAÇÃO E PROPOSIÇÃO DA PRÁTICA PROGRAMAS DE SESSÃO DE EXERCÍCIOS CONFORME A NECESSIDADE DA CRIANÇA ATIVIDADES EM QUE OBJETOS E O CORPO DO TERAPEUTA SE TORNEM O DEPÓSITO DAS EMOÇÕES DA CRIANÇA ATIVIDADES PRÉ-PROGRAMADAS, FAMÍLIAS DE EXERCÍCIOS RITUAL DE ENTRADA; ATIVIDADES LIVRES DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO; RITUAL DE SAÍDA DESENVOLVIMENTO DAS ROTINAS MÉTODO DIRETIVO MÉTODO NÃO DIRETIVO AVALIAÇÃO/ ACOMPANHAMENTO BATERIA DE TESTES QUE DETERMINAM O PERFIL PSICOMOTOR AVALIAÇÃO CONFORME A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA CORREÇÃO DO ERRO, PADRÃO DE MOVIMENTO CERTO E ERRADO DESPERTAR DE ZONAS PROXIMAIS NA CRIANÇA POSTURA CORPORAL DIANTE DA CRIANÇA NÃO OCORRE CONTATO CORPORAL OCORRE CONTATO CORPORAL RARAMENTE OCORRE CONTATO

Procedimentos didáticos REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA TERAPIA PSICOMOTORA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL RELACIONAL RELAÇÃO ADULTO/CRIANÇA COMANDO, NÃO INTERAGE ESCUTA, AJUDA, INTERAÇÃO E DISPONIBILIDADE CORPORAL COMANDO E DIREÇÃO, É O MODELO DA CRIANÇA AJUDA, ESCUTA, ESTÍMULO, INTERAÇÃO E INTERVENÇÃO COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS GRUPOS PEQUENOS INDIVIDUAL GRUPOS DE UM MESMO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO GRUPOS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZAÇÃO E PROPOSIÇÃO DA PRÁTICA PROGRAMAS DE SESSÃO DE EXERCÍCIOS CONFORME A NECESSIDADE DA CRIANÇA ATIVIDADES EM QUE OBJETOS E O CORPO DO TERAPEUTA SE TORNEM O DEPÓSITO DAS EMOÇÕES DA CRIANÇA ATIVIDADES PRÉ-PROGRAMADAS, FAMÍLIAS DE EXERCÍCIOS RITUAL DE ENTRADA; ATIVIDADES LIVRES DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO; RITUAL DE SAÍDA DESENVOLVIMENTO DAS ROTINAS MÉTODO DIRETIVO MÉTODO NÃO DIRETIVO AVALIAÇÃO/ ACOMPANHAMENTO BATERIA DE TESTES QUE DETERMINAM O PERFIL PSICOMOTOR AVALIAÇÃO CONFORME A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA CORREÇÃO DO ERRO, PADRÃO DE MOVIMENTO CERTO E ERRADO DESPERTAR DE ZONAS PROXIMAIS NA CRIANÇA POSTURA CORPORAL DIANTE DA CRIANÇA NÃO OCORRE CONTATO CORPORAL OCORRE CONTATO CORPORAL RARAMENTE OCORRE CONTATO

Psicomotricidade Alterações na atividade neural Mudanças na comunicação neural Novas redes neurais Nova estrutura cerebral Novo modo de funcionamento.

Dependências as condições de vida Aparato Biológico; Meio Ambiente; Tarefas a serem realizadas. Emergência do Comportamento: Resultado dessa tríade sobre os circuitos neurais

SL CC conduta E.Ext. emoção ativação Tálamo HIPOT motivação SN SE E.Int.

SISTEMA PSICOMOTOR HUMANO TONICIDADE EQUILIBRAÇÃO LATERALIDADE NOÇÃO DO CORPO (somatognosia) ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO - TEMPORAL PRAXIA GLOBAL PRAXIA FINA

TONICIDADE TONICICIDADE EM LÚRIA - Alerta e de Vigilância que exige a mobilização de uma certa energia essencial `a ativação dos sistemas seletivos de conexão, sem os quais nenhuma atividade mental pode ser processada mantida e organizada. Aquisições Neuromusculares, conforto Tátil e integração de padrões motores antigravídicos ( 0 aos 12 meses)

EQUILÍBRIO Para Lúria, só haverá a equilibração corporal se a manutenção cortical acompanhar o desenvolvimento da criança. Equilíbrio : “É a capacidade de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo, através de uma combinação adequada de ações musculares e sob a influência de forças externas”. (Mello, 1980); As impressões : Labirínticas; Cinestésicas e as Visuais. Equilíbrio: Estático; Dinâmico e Recuperado.

LATERALIDADE A dominância lateral é baseada em fatores neurológicos e sociais; Observar as tarefas que exijam força, precisão para saber a dominância de olho, ouvido, pé e mão; Lateralidade :Homogênia; Cruzada, Ambidestra; Influi na construção do Esquema Corporal e do Espaço

ESQUEMA IMAGEM VERBO TER; MEMÓRIA CURTA; ASPECTO NEUROLÓGICO; ORGANISMO EXTERNO VERBO SER; MEMÓRIA LONGA; ASPECTO PSICOLÓGICO; ORGANISMO INTERNO

ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL É A ORIENTAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO DO MUNDO EXTERIOR REFERINDO-SE AO SEU REFERNCIAL E DEPOIS A OUTROS OU PESSOAS EM POSIÇÃO ESTÁTICA OU EM MOVIMENTO; Conhecimento das noções; Orientação espacial; Organização espacial; Compreensão das relações.

ORIENTAÇÃO TEMPORAL A capacidade de situar-se em função dos acontecimentos; Ordem e Sucessão; Duração dos Intervalos; Renovação cíclica de certos períodos; Rítmo

GLOBAL FINA PRAXIA MACROMOTRICIDADE Cinestésico;visual;tátillabiríntico e vestibular que ocorrem numa relação espaço temporal; Melhora o comando nervoso e o refinamento percptivo-sensorial. MICROMOTRICIDADE OROMOTRICIDADE GRAFOMOTRICIDADE Independência ao equilíbrio e a lateralidade; Repetir o gesto sem mudar a precisão; Adaptação ao esforço muscular, a relação sensório-motora e saber exatamente a imagem do gesto.

Não Lhe Posso Dar O Que Já Existe Em Você Mesmo. Não Lhe Posso Atribuir Outro Mundo De Imagem, Além Daquele Que Há Em Sua Própria Alma. Nada Lhe Posso Dar A Não Ser A Oportunidade, O Impulso, A Chave. Eu Ajudarei A Tornar Visível Seu Próprio Mundo. É Tudo. Herman Hesse