Curso Internacional “POLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS” Brasilia, 25 ao 28 de julho de 2006 Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Perspectivas Profissionais na área de Direito
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Gerência de Programas e Projetos - GPP Relatório do Gestor de Programa Período: Gestor:
Aula 4 CURSO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS PÚBLICOS Brasilia, Brasil
Curso InternacionalPOLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS Avaliação de programas em Chile Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas Presupuestarias.
Curso InternacionalPOLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS Avaliação de programas em Chile Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas Presupuestarias.
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
QUANTAS BOLINHAS? JOGAR UMA DUAS ME AJUDE! TRÊS QUATRO CINCO SEIS SETE
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
Que horas são?.
Numerais.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
O símbolo significa a:b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero.
Prova trimestral 1° trimestre/2009
Números por Extenso (01 a 30)
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Projetos Financiados em 2010
Números inteiros e números decimais 2008/2009 Prof. Sílvia Pacheco
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
O comboio dos números.
Prefeitura do Rio de Janeiro | Secretaria da Casa Civil PNAFM RIO 10 de dezembro de 2013 Elaboração de Propostas de Revisão de Projetos PNAFM.
Secretaria de Estado de Educação.
Tabuada de Multiplicação
REGIME JURÍDICO DOS REPESSE DE RECURSO AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Conselheiro Substituto Alisson Araujo.
Plano Nacional de Educação
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE - INVESTIDORES -
Curso Internacional “POLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS” AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas Presupuestarias.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
OPERAÇÃO VIAGEM SEGURA
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
POPULAÇÃO DO VALE DO PARAÍBA –
A EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS PARA O FUTURO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ricardo Martins Maio 2014.
Prof. Gabriela LottaEDS Dimensões de Monitoramento e Avaliação Indicadores de Políticas Públicas.
Frações Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
PROGRAMA DE APOIO A MICROPROJETOS CULTURAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO.
Matemática D U Nome Data Ler e escrever números
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Programa Bolsa Família
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Apresentação do Curso Curso Básico de Microsoft Office Excel 2013.
Política de descontos. Pagamentos  Pagamento à vista tem 5% de desconto em qualquer um dos cursos da rede FMB.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
O II PNE: reflexões sobre o projeto e suas metas Maio 2011.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
ALGARISMOS HINDU-ARÁBICOS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Dezembro de
O Brasil tem mais de 231 milhões de telefones celulares. Desses 231 aproximadamente 185 milhões são pré-pagos. Desses 185 milhões aproximadamente, 165.
2011 dezembro janeiro JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO LEMBRETES COMPROMISSOS RECADOS.
Janeiro de 2010 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA
Transcrição da apresentação:

Curso Internacional “POLÍTICAS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO PUBLICA POR RESULTADOS” Brasilia, 25 ao 28 de julho de 2006 Eduardo Aldunate Experto Área de Políticas Presupuestarias y Gestión Pública ILPES/CEPAL

08:30 a 10:1510:45 a 13:0014:00 a 15:3016:00 a 17:30 Terça feira Inauguração Apresentação dos objetivos do curso e dos participantes. Um Panorama da Gestão Pública: visão comparada América Latina/OECD Carlos Mussi Definição de objetivos. (Marco Lógico) Eduardo Aldunate Laboratório: Definição de objetivos Quarta feira Crise do modelo clássico de gestão pública. Gestão pública por resultados. Marianela Armijo Planejamento Estratégico nos Órgãos Públicos. Indicadores de gestão Marianela Armijo Laboratório: Planejamento estratégico nos Órgãos Públicos Quinta feira Indicadores de gestão e avaliação de programas. Eduardo Aldunate Clinica: Problemas para a definição de indicadores de gestão e avaliação (Marianela-Eduardo) Laboratório: Construção de indicadores de gestão e avaliação Sexta feira Ferramentas de controle de gestão Marianela Armijo Experiências de avaliação de impacto Eduardo Aldunate Painel de troca de experiências de gestão pública por resultados Avaliação do curso. Cerimônia de clausura. Programa do curso

OUTRAS DESPESAS INVESTIMENTOS INFRA-ESTRUTURA GASTO SOCIAL RECURSOS HUMANOS INFORMAÇÃO GESTÃO PUBLICA DESIÇÕES Gestão Publica por Resultados RECURSOS SERVIÇOS INSUMOSPROCESSOPRODUTOS RESULTADOS

Avaliação dos Resultados (Educação – Brazil alfabetizado, relatorio 2005) Em 2004, o programa alfabetizou 1,7 milhão de pessoas em (quatro mil trezentos e trinta e nove) Municípios, o que representou uma elevação de 59% (cinqüenta e nove por cento) na cobertura geográfica em relação ao ano anterior. Foi, também, ampliada a quantidade de turmas em regiões com baixa densidade populacional e em comunidades populares de periferias urbanas. Foram formados (dezessete mil oitocentos e vinte e oito) docentes. No sentido de melhorar a qualidade no processo de aprendizado, o Ministério da Educação - MEC aumentou o período de duração dos cursos de alfabetização de 6 (seis) para 8 (oito) meses e introduziu um piso de R$ 120,00 (cento e vinte reais) a ser pago aos alfabetizadores, alterando o processo de remuneração que anteriormente pagava R$ 7,00 (sete reais) por aluno matriculado. Foram concedidas (setenta e três mil setecentas e setenta e uma) bolsas aos alfabetizadores, o que representa 98,3% (noventa e oito vírgula três por cento) da meta física estabelecida, bem como capacitados (setenta e um quinhentos e sessenta e quatro) alfabetizadores, ou seja, 95,4% (noventa e cinco vírgula quatro por cento) do previsto.