Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Engenharia de Software
Flávia Tavares Silva Elias
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Defesa de Dissertação de Mestrado
Parasitologia Lúdica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Microbiologia Setor de Parasitologia.
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Modelagem e simulação de sistemas
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
Estudos Orientados TI Aula 1
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Modelagem como metodologia de ensino
UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avaliação de Dependabilidade de Call Center de Serviços de Emergência
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
Estudos Orientados TI Aula 1 – 2014/1
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
Site Survey para implantação de redes wireless internas
UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
MÉTODO CIENTÍFICO.
Práticas Investigativas
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
A técnica (arte?) da escrita científica Osvaldo N. Oliveira Jr.
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
Pesquisa em Comunicação
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Tecnologia em Gestão do Conhecimento
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
O Processo de desenvolvimento de software
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Documentação de Software
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
ROSETA: ARCABOUÇO COMPUTACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE CRIVOS DE AUXÍLIO À AVALIAÇÃO COGNITIVA ATRAVÉS DE JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS Aluno: André Luiz Antunes.
UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
PROJETO DE PESQUISA.
Competência Competências EventosQuestionáriosEstratégias.
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
Antonia Maria Coelho Ribeiro
ROSETA: AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE AVALIAÇÃO COGNITIVA ATRAVÉS DE JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS Aluno: André Luiz Antunes de Moraes
UML e a Ferramenta Astah
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Apresentação parcial – Projeto Final de Graduação
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
ROSETA: ARCABOUÇO COMPUTACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE CRIVOS DE AUXÍLIO À AVALIAÇÃO COGNITIVA ATRAVÉS DE JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS Aluno: André Luiz Antunes.
Titulo do Trabalho Nome do Aluno Nome do Orientador Universidade.
Metodologia da Pesquisa
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM UTILIZAÇÃO DE PADRÕES DE PROJETO EM UMA APLICAÇÃO WEB: ÊNFASE NO PADRÃO MODEL VIEW CONTROLLER,
Universidade Federal de Alagoas
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Transcrição da apresentação:

Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes Orientadora: Claudia Lage Rabello da Motta, D. Sc. Lilian Markenzon, D. Sc. Maria Luiza Machado Campos, D. Sc UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Introdução  Crianças com déficit cognitivo e sua reinserção na sociedade através da educação  Motivação  Ajudar os profissionais da área de Informática e de Neuropedagogia em seus trabalhos de virtualização de jogos psicopedagógicos e na construção do crivo de identificação e avaliação cognitiva.  Objetivo  Construção de um arcabouço computacional flexível e de uso comum para construir e coletar informações através de jogos eletrônicos psicopedagógicos, construir seus crivos de avaliação cognitiva e fornecer ferramenta para apresentar seus resultados, auxiliando o trabalho do especialista página 2

 Caracterização do problema  Contextualização Geral  Apresentação de trabalhos que utilizam jogos eletrônicos para identificação e recuperação cognitiva e apresentação de suas deficiências;  Identificar o que existe de comum entre as soluções, contrapondo seus mecanismos de medição de desempenho e a inflexibilidade de alteração dos critérios e de seu reuso entre diferentes jogos  Definição das lacunas e oportunidades existentes  Contextualização Específica  preencher as lacunas e enriquecer trabalhos desenvolvidos no PPGI pelo grupo de Neuroinformática no uso de plataformas computacionais em jogos psicopedagógicos  Hipótese  Possibilidade de modelar através de uma API única de registro os dados gerados pelo jogo e utilizá-los na construção de um modelo flexível de medição de desempenho cognitivo da criança através do jogo  Organização do Trabalho página 3

 Hipótese  Possibilidade de modelar através de uma API única de registro os dados gerados pelo jogo e utilizá-los na construção de um modelo flexível de medição de desempenho cognitivo da criança através do jogo  Facilitar a construção de computacional do crivo de avaliação cognitiva para jogos psicopedagógicos;  Aumentar a precisão das análises em relação às técnicas tradicionais de observação da criança;  Disseminar o crivo de avaliação cognitiva construído por especialistas para suportar o trabalho de profissionais menos qualificados através de uma ferramenta que traduza visualmente seus resultados;  Flexibilizar a alteração das regras utilizadas pelo crivo, permitindo a realização de novas experiências durante a avaliação  Organização do Trabalho página 4

 Teorias da Cognição (Piaget, Flavell, Vigotsky e Seminério) ◦ Fundamenta o uso de jogo na recuperação e avaliação Cognitiva  Neurociência cognitiva e neuropedagogia ◦ Canais Morfogenéticos e Linguagens Códigos, Elaboração Dirigida, Fio Condutor ◦ Fundamenta e apresenta as técnicas de aplicação de jogos assistida  Jogos Eletrônicos na Educação e seu uso na Reabilitação e Avaliação Cognitiva (Moratori, Passarino, Melo)  Fundamentação de classificação dos tipos de jogos e o que pode ser medido através deles, fundamentando a idéia de medição de competências e como podem ser alimentadas página5

 Estado da Arte ◦ Plataformas Computacionais para Jogos Psicopedagógicos –  Marques (Fio Condutor)  Ferreira (Plataforma Computacional),  Moraes (Phidias) ◦ Medição de desempenho através de jogos  Luft, Takase, Gomes, Priori (Plataforma ProA);  Gera & Linhares – (Perguntas de Busca com Figuras Diversas (PFBD)) ◦ Máquina de regras aplicados a sistemas e jogos  Bali (Uso de máquina de regras em sistemas corporativos) ◦ Apresentação de lacunas nos trabalhos acima página6

 Plataforma de Jogos Psicopedagógicos ◦ Apresentação da plataforma criada por Marques e o uso do Fio Condutor ◦ Classificação dos jogos e sua capacidade de dar informações sobre as competências trabalhadas pela criança ◦ Identificação das competências trabalhadas pelo jogo ◦ Necessidade organização e padronização das informações que são coletadas pelo jogo ◦ Definição de um formato de medição de desempenho através de jogadas, estratégias e questionários  Processo de Virtualização do Jogo ◦ Projeto de Interface, Projeto Psicopedagógico e Projeto Computacional ◦ Modelo de Avaliação através de Jogos Psicopedagógicos  Definição e mapeamento de competências, eventos, estratégias e questionário do jogo  Validação do Jogo  Construção do Crivo de Avaliação Cognitiva (Medição das competências através de eventos, estratégias e questionário através de construção de critérios) página7

 Arquitetura da Solução ◦ Características pretendidas ◦ API Universal de Coleta para Jogos Psicopedagógicos  Objetivo  Ferramentas e tecnologias utilizadas  Modelagem de Classes  Modelo de Arquitetura de Uso ◦ API de Construção de Crivo de Avaliação Cognitiva  Objetivo  Ferramentas e tecnologias utilizadas  Modelagem de Classes  Modelo de Arquitetura de Uso ◦ Ferramenta de execução do crivo de Avaliação Cognitiva  Objetivo  Ferramentas e tecnologias utilizadas  Modelagem de Classes  Modelo de Arquitetura de Uso página8

 Apresentação do Jogo da Roda da Linguagem  Apresentação do Crivo construído por especialistas  Construção computacional do Crivo através da API  Apresentação das análises e resultados apresentados pelo Crivo  Definir metodologia e especificar o experimento de validação da proposta ( Será construído um questionário, que será respondido por profissionais da área de Neuropedagogia que trabalham com crianças com déficit cognitivo, com o objetivo de avaliar e comparar as ferramentas e os resultados apresentados pela solução a seus métodos tradicionais de avaliação. ) página9

10

Cronograma página 11 Atividades 2011 JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez Codificação (Codificação da API de Critérios e finalização da Ferramenta de Execução do Crivo) Preparação do estudo de caso (Jogo da roda da Linguagem) Preparação do questionário de validação Experimento (uso de ferramenta e aplicação de questionários) Análise de resultados Validação da proposta Escrita da dissertação de mestrado (Finalização do Estado da Arte, Proposta e Experimento) Revisão e preparação da defesa Defesa