Deficiência Sensorial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Advertisements

Educação Especial LEGISLAÇÃO.
OLHO VISÃO HUMANA.
Linguagem Corporal.
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
ÓRBITA E OLHO.
COMPROMETIMENTO DA VISÃO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
SEMINÁRIO AVANÇADO: FISIOLOGIA DE VÔO
Surdez A Educação dos Surdos.
AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
Deficiente Auditivo e Surdo.
Deficiência Mental Caracteriza-se por registar um funcionamento intelectual geral significamente abaixo da média, associado a duas ou mais áreas de conduta.
SURDOS-MUDOS E MÁQUINAS DE TRADUÇÃO
DEFICIÊNCIA VISUAL - CONCEITOS
DEFICIÊNCIA VISUAL - CONCEITOS
CURSO DE CAPACITAÇÃO SEPED /SME /SEME
DEFICIÊNCIA MENTAL.
Deficiência Sensorial
Silvana Badin DEFICIÊNCIA AUDITIVA Silvana Badin
PPD - PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA
SISTEMA SENSORIAL.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA Glêicy Leny B. dos Santos.
Teste da Orelhinha.
O que é Postura. O que é Equilíbrio. O que é Controle Postural
Sentidos somáticos Soma = corpo; somático = relativo ao corpo
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
Oftalmologia Pediátrica (exame da criança)
PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS Odair Sales Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos.
O Aluno com Deficiência Auditiva
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
ALÉM DOS OLHOS.
Judô para deficientes visuais.
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
DEFICIÊNCIA AUDITIVA/ SURDEZ
Ginástica Geral.
Apostila 3 – MóduloXI – Página 40
Paralisia Cerebral.
PSICOMOTRICIDADE.
BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Nomenclatura na área da Surdez
"Ouvir com os olhos e falar com as mãos
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Questionário Nome Número USP Telefones para contato.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Visual Auditiva Mental Múltipla Física
O aluno com baixa visão: acesso e permanência na escola.
Academicos: Jorge Agi Mayruf Franca Silva
Você sabia? Braille e libras.
TESTE DA ORELHINHA.
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL TESTE DA ORELHINHA
COMO SÃO AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
GLOBO OCULAR Anatomia e fisiologia.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Deficiência Auditiva.
ALTERAÇÕES DO ENVELHECIMENTO Tarsila Cunha. Visão  Diminuição da acuidade visual  Diminuição da capacidade de enxergar com nitidez, principalmente de.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP.
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Deficiência Sensorial É a perda parcial ou total dos mecanismos proprioperceptivos, incluindo a deficiência Visual e Auditiva.

Deficiência auditiva Perda total ou parcial , congênita ou adquirida da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido.

Causas da Deficiência Auditiva ÉPOCA EXEMPLOS PRÉ- NATAL Neonatal Pós-natal Componentes hereditários; Infecções: rubéola materna, toxoplasmose,sífilis. - Ototoxidade-é definida como dano aos sistemas coclear e/ou vestibular resultante de exposição a substâncias químicas.. - Anoxia,prematuridade,traumatismo craniano Infecções,traumatismo,otoesclero se e disacusia ocupacional

Fisiopatologia Surdez Condutiva: localiza-se no nível do ouvido externo e/ou médio. Perda ou diminuição da capacidade de conduzir o som até o ouvido interno( chega mais fraco) Surdez Sensoneural:Localiza-se no ouvido interno. Perda ou diminuição da capacidade de perceber o som. Pode afetar o aparelho vestibular, responsável pelo equilíbrio. Mista: Combinação condutiva e sensoneural

Graus de Perda Auditiva: Ligeira: Limiar auditivo de 27 a 40 db ( fala baixa) Leve: Limiar auditivo de 41 a 55 db ( fala normal) Moderada: Limiar auditivo de 56 a 70 db( fala alta) Severa : Limiar auditivo de 71 a 90 db (fala gritada) Profunda: Limiar auditivo superior a 90 db( uso de sinais)

Características do desenvolvimento do deficiente auditivo Sistema Sensorial e Perceptivo são de grande importância no processo de desenvolvimento, qualquer impedimento pode prejudicar o indivíduo em sua adaptação ao ambiente. Quando mais cedo detectar a surdez( Quinto mês de gestação) mais fácil o desenvolvimento. No Brasil é tardio o diagnóstico, muitas vezes só detectado no processo de alfabetização.

Aspectos Cognitovos e Emocionais Mais comprometido são os comportamentos verbais; dificuldade na formação de conceitos, na generalização e abstarção destes. Sua memória visual é Fundamental. Relutância no contato com pessoas estranhas; Vergonha do aparelho auditivo; Concretismo na análise da realidade; Rigidez de pensamento; Imaturidade social; Capacidade de concentração reduzida. Imagem Corporal : sistema cinestésicos, vestibular e tátil, depois dos 8 anos entra o Visual e o Verbal ocasionando muitas mudanças.

Aspectos Físicos e Motores( atividades) Maior dificuldade Motor em deficiências congênitas ( anomalias do ouvido interno), geralmente a um atrazo global em seu desenvolvimento. Surdez neurosensorial pode afetar principalmente o equilíbrio e o Tônus. Principais atividades: Equilíbrio estático e dinâmico; cinestesia; coordenação motora; controle corporal; consciência corporal; noção espaço-tempo; ritmo; condicionamento físico; ex. Respiratórios e relaxamento e jogos e atividades em grupo.

Deficiência Visual Comprometimento da Visão, incluindo a cegueira, que, mesmo quando corrigido, prejudica o desempenho educacional do indivíduo. A definição do grupamento de deficientes visuais, cegos e portadores de visão subnormais, se dão por duas escalas oftalmológicas: acuidade visual ( o que enxerga a determinada distância) e o campo visual (a amplitude da área alcançada pela visão).

Fisiopatologia Catarata Congênita: opacificação do cristalino; Glaucoma: aumento da pressão interna do olho causados po um bloqueio ao fluido no interior do olho, gera ao logo do tempo dano ao nervo óptico; Deslocamento da retina: perda da visão em funcão de uma cortina acinzentada que se move no campo de visão; Cegueira: Parcial: Só tem projeção e percepção luminosa; Total ou Amaurose: perda da visão. Visão Subnormal: acuidade entre 20 /200 e ou campo visual de 20 a 50 graus. Lê textos ampliados com recursos didáticos ou materiais especificos para a educação.

CAUSAS OU ORIGENS Pré – Natal: Fatores genéticos; infecção; desnutrição da Gestante; uso de tóxicos pela gestante. Perinatal: Excessiva concentração de oxigênio na incubadora; conjuntivite purulenta causada por gonococos; anóxia. Pós- natal: Tumor maligno; falta da vitamina A; traumatismos; golpes; lesões por substâncias cáusticas; infecções interoculares; pressão intra- ocular(glaucoma); diabetes, degeneração da córnea.

Defasagens Psicomotoras Imagem e esquema corporal;equilíbrio dinâmico; postura; mobilidade e marcha; expressão corporal e facial; macromotricidade mais defasada que a micro; lateralidade; direcionalidade; maneirismos; dificuldade de relaxamento; dificuldade na prontidão do movimento inerente; flexibilidade articulatória.

Defasagens Cognitivas e Sócio-Afetivas Dificuldade de Formação e Utilização de Conceitos: falta da relação entre os objetos visualmente percebidos e a palavra, falta de experiências práticas. Defasagens da ordem da : auto-confianca, auto- estima, insegurança em relação as suas possibilidades,apatia, dependência, medo do desconhecido, Dificuldade na colocação do EU com as pessoas e com o ambiente, ecolalia, dificuldade de relacionamento social

Atividades Ed. Física Escolar Atividades Rítmicas: dança e GRD; Atletismo; Ginástica Escolar; Judô; Goal-ball; Ginástica Postural e corretiva; Futebol de Salão; Recreação.