Montes Claros – Sancionada lei municipal que obriga notificar casos de uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes O município de Montes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho 5 – Conhecendo grandes bancos de dados públicos Secretaria da Segurança Pública – Serviço ao cidadão Tatiani Velardi.
Advertisements

Constituição Brasileira 1988; Convenção sobre os Direitos da Criança. Dia 20 de novembro de No Brasil 24 de setembro de Duas categorias: Dos.
ECA O reconhecimento dos direitos da criança e do adolescente no Direito Brasileiro.
ECA O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO DIREITO BRASILEIRO.
ECA O Reconhecimento dos Direitos da Criança e Adolescente no Direito Brasileiro.
ECA O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE NO DIREITO BRASILEIRO.
ECA O Reconhecimento dos Direitos da Criança e Adolescente no Direito Brasileiro.
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE. LEI 9.394/96 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente.
Notificação de Maus Tratos
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
CAPTAÇÃO DE RECURSOS.
Políticas Públicas Municipais
Encontro de Apresentação da Ficha SISNOV / SINAN Organização: Comissão de Combate à VDCCA / CMDCA Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV.
Sistema de Notificação de Violência em Campinas
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
ECA O reconhecimento dos direitos da crianças e do adolescente no direito brasileiros.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Planos Municipais CMDCA / SIS Santo André
São Paulo, 14 de fevereiro de 2014
Fundo da Infância e da Adolescência
ECA O Reconhecimento dos Direitos da Criança e Adolescentes no Direito Brasileiro.
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
O Projeto Defensoria Pública e Conselhos Tutelares: Diálogo Permanente.
Plano Estadual de Emergência – Ebola e Malária. . A Comissão de Emergência Sanitária, reunida em Genebra nos dias 6 e 7 de agosto de 2014, foi, segundo.
CONSELHO TUTELAR – SISTEMA
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
Montagem de Processo e Petição
1 ABORDAGEM DA ESCOLA À FAMÍLIA CONTATO IMEDIATO COM A FAMÍLIA SER ABERTO E HONESTO INFORMAR DA OBRIGATORIEDADE DE NOTIFICAÇÃO AOS ÓRGÃOS COMPETENTES INFORMAR.
MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.

ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Um olhar sobre a Rede de Atenção e Proteção Social de Cascavel:
A democracia somente funciona se todos opinarem, questionarem, participarem!!! Participe! Das Eleições para o Conselho Tutelar de Franca.
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Estatuto da Criança e do Adolescente
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
            PROJETO Lançamento da Campanha “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no Município de Foz do.
Dra. Mônica Ribeiro de Souza Juíza de Direito da Vara da Infância e da
ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLCA CPI DA PEDOFILIA
Atribuições das Unidades Escolares
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que.
ApresentaçãodaRedeEletrônica Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Subsecretaria de Vigilância em Saúde - SVS Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental - SVEA Assessoria.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
O QUE É? - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos Direitos Fundamentais preconizados no Estatuto.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Fórum Nacional: 15 anos de luta pela prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
Professora Claudete Pessôa ECA - Lei 8.069/90 NOTAS INTRODUTÓRIAS PRIORIDADE ABSOLUTA (CF, 226 e 227 e ECA, 04º) Criança e o adolescente gozam de todos.
Drogas na Adolescência
PREFEITURA DO RECIFE Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã Construção do Plano Operativo Local PAIR DIAGNÓSTICO RAPIDO PARTICIPATIVO Recife,
Oficinas do PAIR- Minas Teófilo Otoni – MG. O convite: Teófilo Otoni, 10 de Agosto de Oficio Nº. 327/2009 Prezados(as) Senhores(ras) Comunicamos.
Estatuto da Criança e do Adolescente Lei de 13/07/ 90
Transcrição da apresentação:

Montes Claros – Sancionada lei municipal que obriga notificar casos de uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes O município de Montes Claros sancionou lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de notificar os órgãos de proteção à criança e ao adolescente nos casos de uso de álcool e outras drogas.

A lei nº 4.700, de 18 de março, estabelece, em seu artigo 1º, que ficam obrigados os hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades de saúde e escolas públicas e privadas de Montes Claros a comunicar ao Conselho Tutelar de sua região os casos suspeitos e/ou confirmados de uso e abuso de álcool e outras drogas envolvendo crianças e adolescentes. A norma ainda define como criança a pessoa de até 12 anos incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em seu artigo 2º a lei ainda estabelece que o Conselho Tutelar, por sua vez, deve comunicar aos pais ou responsáveis pela criança ou pelo adolescente, e às autoridades relacionadas à proteção destes, a situação referente aos casos de suspeita ou confirmação do uso de álcool e drogas. O decreto, na íntegra, está disponível na edição nº 163 do Diário Oficial Eletrônico do Município de Montes Claros que pode ser acessado no site da Prefeitura pelo link 14/Diário%20Oficial%20Eletrônico% pdf. Fonte: (27 de março de 2014)