Estratégia de Operações e

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias da Produção
Advertisements

Utilizando o QFD para promover o BA
Estratégia de operações
PAPEL ESTRATÉGICO E OBJETIVOS DA PRODUÇÃO
Administração da Produção: Conceitos
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
superior tecnologia gráfica Flávio Botana CURSO DE TECNOLOGIA GRÁFICA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Administração da Produção I
MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS OPERAÇÕES
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Tipos de Processos Produtivos
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Sistemas de Administração da Produção
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Repensando a Logística
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Planejamento e Controle da produção
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Diferenciação e Posicionamento
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira ESTRATÉGIA DA ADMINISTRAÇÃO
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
Organização Industrial
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando da logística
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
Planejamento e Controle da Produção
Bernadete dos Anjos Leonardo Ferraz.
O negócio precisa nascer (já) bem posicionado
Estratégia de operações
Estratégia de Operações
Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.
Natureza do Planejamento e Controle
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Avaliação de Desempenho
Planejamento Estratégico
Administração da Produção
João Paulo Inima Rabelo Wanderson Alberth
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Gestão Estratégica das Informações
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Estratégia de Operações
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Estratégias de Ponto Aula 10.
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”
Estratégia de Produção
Administração de Operações
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
BENCHMARKING.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
E STUDO DAS P RIORIDADES C OMPETITIVAS Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade; Aquilo que o mercado quer; Diferentes organizações,
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa. Adriana Marotti.
 Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade;  Aquilo que o mercado quer;  Diferentes organizações, diferentes mercados, diferentes.
Transcrição da apresentação:

Estratégia de Operações e Prof. Jaume Ribera Aula 4 Estratégia de Operações e Competitividade Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores pistas da qualidade do serviço Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Importante!! Para melhor aproveitar o conteúdo da aula... Prof. Jaume Ribera Importante!! Para melhor aproveitar o conteúdo da aula... Ler os Capítulos 3 e 18(até pag.601)‏ Administração Produção - Slack Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Papel e posição competitiva da operação Estratégia de produção Prof. Jaume Ribera Planejamento da Operação Como desenvolver a estratégia de operação adequada aos objetivos estratégicos? Objetivos Estratégicos Papel e posição competitiva da operação Estratégia de produção Recursos Materiais Informações Pessoal Instalações Consumidor Projeto Melhoria Saídas Produtos Serviços Planej. e Controle Ambiente Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Perspectiva Bottom-Up Prof. Jaume Ribera Perspectiva Top -Down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva dos Recursos da Operação O que os recursos de operações podem fazer Perspectiva do Mercado O que o posicionamento do mercado requer Estratégia de Operações Perspectiva Bottom-Up O que a experiência diária sugere que as operações devam fazer Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Importância Relativa dos Fatores Competitivos Prof. Jaume Ribera Importância Relativa dos Fatores Competitivos Fatores Ganhadores de Pedidos: São aqueles contribuem direta e significativamente para realizar um negócio. São considerados pelos clientes como razões-chave para comprar o produto ou serviço. Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Importância Relativa dos Fatores Competitivos Prof. Jaume Ribera Importância Relativa dos Fatores Competitivos Fatores Qualificadores: São aspectos da competitividade nos quais o desempenho da produção deve estar acima de um nível determinado, para pelo menos, ser considerado pelo cliente. Desempenho inferior desqualifica a empresa. Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Prof. Jaume Ribera Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Matriz de Estratégia de Operações Prof. Jaume Ribera Matriz de Estratégia de Operações O que o mercado requer X Escolhas estratégicas da operação Planejamento da Operação e Infra-Estrutura Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Matriz de Estratégia de Operações Prof. Jaume Ribera Matriz de Estratégia de Operações Uso de Recursos Competitividade do mercado Decisões Estratégicas de Operação Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Medida e Melhoramento de Desempenho Prof. Jaume Ribera Medida e Melhoramento de Desempenho Como mensurar desempenho frente aos cinco objetivos competitivos? Criar indicadores para cada um dos objetivos. Exs.: Qualidade: Nos. defeitos/unidade, Nos. de reclamações de consumidor Rapidez:Lead-time de pedido Confiabilidade: Nos de pedidos entrgues com atraso Flexibilidade: No. de produtos em carteira Custo: Produtividade de mão de obra Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Medida e Melhoramento de Desempenho Prof. Jaume Ribera Medida e Melhoramento de Desempenho Como avaliar o desempenho frente aos cinco objetivos competitivos? Comparando com padrões de desempenho: Padrões Históricos Objetivos definidos Padrões da concorrência (benchmarking)‏ Padrões absolutos (níveis de perfeição absolutos). Ex. “Zero Defeito” Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Melhoramento de Desempenho Prof. Jaume Ribera Melhoramento de Desempenho Por onde começar?? Priorização Necessidades e preferências dos consumidores Fatores qualificadores e ganhadores de pedido Comparando contra a concorrência Matriz Importância/ desempenho Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Melhoramento de Desempenho Prof. Jaume Ribera Melhoramento de Desempenho Importância para os consumidores Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Melhoramento de Desempenho Prof. Jaume Ribera Melhoramento de Desempenho Desempenho Frente a Concorrência Supply Chain ManagementChina Logistics Market

Prof. Jaume Ribera Supply Chain ManagementChina Logistics Market