CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pedagogia da pesquisa-ação
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
PESQUISA: Prof. ALECIO DAMICO 2007
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O DESAFIO DE AMPLIAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS COM QUALIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE.
Projeto Olhos Atentos Profa. Me Irene Scótolo de Oliveira 2007.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica
Avaliação Institucional
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Práticas no ensino da língua
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
Educação Ambiental - GPEEA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pedagogia Universitária
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Título – exemplo: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO E-TE Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva.
Formação de Professores na UFMS:
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
Projeto Institucional das escolas Salesianas
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
1 Autor: Prof. Ms. ODAIR DE SÁ GARCIA Orientador: PROF. DR. JOSÉ ROBERTO MONTES HELOANI (Professor titular na Unicamp e FGV –SP) Pesquisa de Mestrado –
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
PROJETO DE PESQUISA MAINFRAME – DISPOSITIVOS DE ALTO DESEMPENHO Prof. Me. Lázaro Aparecido da Silva Pinto Santo André 2010.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA DIAGNÓSTICO SITUACIONAL.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MODELO SIMPLIFICADO DE PROJETO QUANTITATIVO
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me. Odair de Sá Garcia

Projeto de Pesquisa: O Professor de Matemática na educação básica do ABC paulista: O profissional em ação Projeto da Linha de Pesquisa: Formação do professor de Matemática do NUEPEM

Objetivos: 1.Identificar e caracterizar o Profissional Professor de Matemática, que atua no Ensino de Matemática, na Educação Básica, na Região do ABC Paulista, identificando suas angústias, preocupações e necessidades de Educação Continuada; 2.Contribuir para a divulgação do Curso de Licenciatura em Matemática da Fundação Santo André e, ainda, o seu fortalecimento como referência em formação de Professores desta disciplina na região do ABC, há mais de 40 anos;

Objetivos (cont.) 3. Disponibilizar uma produção com informações para subsídios os atuais professores, coordenadores e pesquisadores que atuam na formação de Professores de Matemática da Fundação Santo André: 3.1 no desenvolvimento de seu trabalho na graduação e pós-Graduação 3.2 na indicação de possíveis ações de educação continuada para professores de matemática da educação básica

Problema, sujeitos e hipótese central O problema é a ausência de informações atualizadas sobre quem é exatamente este profissional; Os sujeitos são os professores de Ed. Básica da rede pública e privada, em exercício no ABC paulista; Nossa hipótese central é a de que existe a possibilidade de estarmos, na FSA, trabalhando com o perfil de um profissional diferente daquele real

Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, na forma de levantamento, e análise por categorias de respostas à questionários semi-estruturados. Conforme: Bardin (1977) e Yin (2005)

Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, na forma de levantamento, e análise por categorias de respostas (fechadas e abertas) em questionários semi- estruturados. Conforme: Bardin (1977) e Yin (2005)

Os procedimentos para coletar dados: 1º momento: Coletar dados a partir de questionário semi- estruturado na própria Escola onde trabalha o Professor depoente, ou local por ele indicado, aplicando-se os questionários, individualmente, conforme modelo de questionário semi-estruturado, com questões objetivas e questões abertas; 2º momento: Entrevista focal com os sujeitos: a ser realizado na Fundação Santo André, com a participação, além do autor deste trabalho, de outros Professores do Grupo de Pesquisa NUEPEM ou de docente do Curso de Matemática da FSA