Profª. Sônia Maria Portella Kruppa,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Tempestade de idéias As sugestões apresentadas por nosso grupo tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da implantação de políticas.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Mobilizando Forças Para Crescer.
Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC)
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
DIVULGANDO A PESQUISA SILVANA BASTOS VIEIRA.
Projeto de Desenvolvimento Profissional ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
Roteiro de observação de estágio
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Limites e Possibilidades do PROEJA
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André Que dança é essa? Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Alunos: Jonathan, Tailan e Yago.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
O papel do Estagio na Formação de Professores
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
City Hall of Porto Alegre Department of Education – SMED Secretaria Municipal de Educação SMED Library Biblioteca da SMED August 2015 Municipal Network.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
PEP EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS.
Elaboração de Projetos. Propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PESQUISA “SAL - Saber local em desenvolvimento: um novo currículo escolar” Profª. Sônia Maria Portella Kruppa, Profª Marineide do L. Salvador dos Santos, Profº Sérgio Munhoz 2007

SAL – Saber local em desenvolvimento: um novo currículo escolar A partir de indicadores obtidos na pesquisa “ O direito à Educação Básica” numa micro região urbana, em 2006, este Centro Universitário constituiu uma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/CUFSA). O intuito é desenvolver uma nova proposta curricular interdisciplinar em 3 escolas locais que oferecem EJA e Ensino Médio, afim de buscar formas de geração de trabalho e renda conjugadas à elevação de escolaridade, baseada em princípios teórico-práticos da Economia Solidária.

SAL – Saber local em desenvolvimento: um novo currículo escolar Recursos O projeto SAL conta com recursos da SECAD/ MEC no valor de R$52.955,45 conforme convênio nº 00103/2006, processo nº 23000013671200630.

SAL – Saber local em desenvolvimento: um novo currículo escolar Propostas Sensibilizar a comunidade das três escolas para a proposta; Formular, Implantar e Implementar o novo Currículo; Diagnosticar a Atividade Econômica dos alunos e da Comunidade Local; Disponibilizar material adequado às atividades ; Participar de reuniões de divulgação e fortalecimento da proposta; Sistematizar, em formato de brochura(s) o material organizado.

SAL – Saber local em desenvolvimento: um novo currículo escolar Divulgação O projeto foi apresentado aos professores do MOVA de Santo André, em reunião do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos, na Feira Cultural da Educação de Jovens e Adultos, nas reuniões do Corredor Inter-Universitário, que conta com a participação da UMESP, da UFABC, do IMES e da FEI, entre outras entidades. Há quatro banners, muito registro fotográfico e em vídeo, disponíveis para divulgação.

SAL – Saber local em desenvolvimento: um novo currículo escolar Considerações finais O Projeto tem recursos para envolver de forma interdisciplinar cerca de 51 pessoas entre alunos e professores do CUFSA e das escolas envolvidas. A missão principal, que é buscar o desenvolvimento local, trará incontáveis benefícios à comunidade e grande experiência de ensino, pesquisa e extensão ao CUFSA.

SAL – Saber local em desenvolvimento: um novo currículo escolar Professores, colaboradores e participantes Sônia Maria Portella Kruppa (FAFIL); Marineide do L. Salvador dos Santos (FAFIL); Sérgio Munhoz (FAECO); Carlos Aparecido Kantor (FAFIL); Cristiane Oliveira e Silva (FEUSP); Escola Estadual Professor Rener Caram; EMEIEF Profª Maria Delphina C. Neves; EMEIEF Vila Palmares.

SAL – Saber local em desenvolvimento: um novo currículo escolar Estudantes bolsistas Fernanda A. Dias, Tatiana da S. Gonçalves (Química) ; Danielle Faria dos Santos (Física); Camila Parra Dantas Coelho (Biologia); Erivoneide de Barros, Guilherme R. Doradio, Silvelaine C. de Sousa (Letras); Juranir M. de Oliveira, Maria S. Ferreira (História); Élcio A. de Souza, Silvana B. Possani, Elaine P. Alves (Geografia); Alba M. A. Correa, Fernanda de C. Pimentel (Ciências Sociais); Olinda Yumiko Moinishi (Administração); Cleide G. Silva, Neidiane V. Ribas (Pedagogia).