PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
1.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
PLANO DE GESTÃO.
Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Décima Terceira Oficina de Trabalho Interagencial (13ª Oti) Rede Interagencial de Informações para.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Autor (apresentador): Júlio Strubing Müller Neto
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
1 QUEM FAZ. 2 Um grande número de profissionais se encontra envolvido com este serviço: Responsável pela área de Lazer e/ou Cultura no DR Coordenador.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Educação Permanente em Saúde :
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Cátia Verônica Oliveira Cecovisa/Ensp/Fiocruz
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Contexto de atuação do CME
Avaliação na Atenção Básica
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ENCONTRO: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SALVADOR
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Comissão de EJA de Alagoas
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Abril de 2007 Vera Lúcia Edais Pepe
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Atuação dos agentes de Controle Social
GPROP Maria José Delgado Fagundes Rio de Janeiro, 24 de maio de 2007 CIDADÃO INFORMADO:A SAÚDE AGRADECE CECOVISA/ENSP/FIOCRUZ Educação.
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Rio de Janeiro - RJ 12 de maio de 2005 Política.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro” Álvaro C. Nascimento 1 ; Ana Beatriz M. de Noronha 1 ; Vera Lúcia Edais Pepe 1 ; Maria de Lourdes O. Moura 2 ; Miriam Cohen 2 ; Flávio Mayrink 1 ; Durval M. Pontes Jr 1. 1 ENSP/Fiocruz; 2 CVS/SES-RJ

PROJETO VISA Objetivo geral do projeto: Apoiar a Secretaria de Saúde do Estado Rio de Janeiro na consolidação do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária.

PROJETO VISA Objetivos específicos: 1. Assessorar o Centro de Vigilância Sanitária (CVS/SES/RJ):  na implementação de pesquisas e ações estratégicas, para a identificação/resolução de problemas na área da Vigilância Sanitária;  no desenvolvimento e implantação de sistema de acompanhamento e avaliação em Vigilância Sanitária;  no desenvolvimento e implementação de um programa de informação e comunicação em Vigilância Sanitária. 2. Estabelecer, em conjunto, programas de formação e capacitação de recursos humanos em Vigilância Sanitária.

PROJETO VISA Áreas de cooperação: I. Desenvolvimento de sistema de acompanhamento e avaliação para a Vigilância Sanitária  Serviços de Terapia Renal Substitutiva e Transplante;  Maternidades;  Desenvolvimento de metodologia para o monitoramento de RAM durante a internação hospitalar. II. Realização de pesquisas e ações estratégicas  Uso do misoprostol nos hospitais do estado;  Proposta de Ação visando à criação e implantação do Programa Estadual de Farmacovigilância no estado do Rio de Janeiro.

PROJETO VISA III. FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE RH  Destinados aos profissionais do CVS/SES/RJ;  Destinados aos profissionais das vigilâncias sanitárias municipais.  01 registro – “Vigilância Sanitária no estado do Rio de Janeiro”. Entrevista com a Diretora Geral do CVS/SES-RJ, Maria de Lourdes Oliveira Moura  Série Vigilância Sanitária : 03 vídeos educativos: 1.“Enquanto o Gato Dorme” – risco e gestão; 2. “João Pintor” – negociação, norma x cultura e 3. “Prá mim chega!” - gestão, responsabilidade e comunicação  Elaboração de Caderno de Textos – 11 textos

PROJETO VISA IV. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA  Fortalecer o processo de comunicação e informação em Vigilância Sanitária, considerando a informação como elemento fundamental para o desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania e a comunicação como prática estruturante do sistema;  Superar a dificuldade de acesso à informação, criando novos canais de comunicação com gestores, profissionais e população, a fim de disseminar e democratizar o conhecimento e, conseqüentemente, fortalecer o controle social imprescindível à consolidação do SUS e de seus sub- sistemas.

PROJETO VISA Produtos:  Página eletrônica do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da SES/RJ.  Cartilhas temáticas.

PROJETO VISA A página do CVS (

PROJETO VISA Conteúdo e forma:  Definidos em conjunto por profissionais da ENSP e do CVS/SES-RJ. Seções:  Apresentação; Alerta Sanitário; Fiscalização Sanitária; Cursos; Notícias; Deu na Imprensa; Agenda; Opinião; Bibliografia; Dúvidas Freqüentes; Publicações; Roteiros de Inspeção; Legislação; Ações; Links Úteis, Nossos Telefones e Estrutura do CVS.  Denúncias e Fale Conosco ( ) Programação:  Páginas estáticas: HTML  Páginas dinâmicas /administração: CFML (ColdFusion)

PROJETO VISA Página estática

PROJETO VISA Página administração

PROJETO VISA Página dinâmica

PROJETO VISA As cartilhas Lixo Tóxico Domicilar: O que fazer?

PROJETO VISA Medicamentos: Os cuidados que você deve tomar

PROJETO VISA Produtos previstos no Sub-Projeto de Informação e Comunicação para Cartilhas Temáticas (Casa Segura); 2. Manutenção da página eletrônica; 3. Campanha de lançamento da página (cartaz e ampla divulgação); 4. Estudo de viabilidade de produção de programas de rádio; 5. Cobertura jornalística de experiências exitosas.

PROJETO VISA Conclusão A criação de canais de informação e comunicação ágeis e interativos é um dos maiores desafios do SUS. Iniciativas conjuntas entre as instituições de ensino/pesquisa e gestores de saúde, que aprofundem as relações entre o saber (conhecimento científico) e o saber-fazer (práxis), podem contribuir decisivamente para maior efetividade das ações de VISA, campo estratégico da saúde pública.

PROJETO VISA e