Profa. Maria Elena de Gouvêa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Formação em ação Segundo Semestre..
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
Programa Algar Educa “Educação Integral”
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O DESAFIO DE AMPLIAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS COM QUALIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE.
QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE.
Avaliação Institucional
Pesquisa em Marketing.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Os Indicadores O objetivo dos Indicadores da Qualidade na Educação – Indique é disseminar indicadores qualitativos de educação que mobilizem a comunidade.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Encontro Estadual de Formação
TÍTULO.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PAUTA 8h e 30min Chefe do NRE: Professor Adão Aristeu
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Profa. Maria Elena de Gouvêa “A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA: QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA OU CUMPRIMENTO DE AÇÕES NO VAZIO DOS RESULTADOS?” (título provisório) Profa. Maria Elena de Gouvêa

OBJETIVO INVESTIGAR OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO OFERECIDOS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE DIADEMA NOS ÚLTIMOS 17 ANOS

JUSTIFICATIVAS SOU FORMADORA DE PROFESSORES EM SERVIÇO NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO O MUNICÍPIO DE DIADEMA POSSUI UM GOVERNO DE CONTINUIDADE DESDE 1993, COM PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA EDUCAÇÃO É “BANDEIRA DE LUTA” PARA OS GESTORES DO MUNICÍPIO DE DIADEMA

HÁ UM ESTÍMULO POR PARTE DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DAQUELE MUNICÍPIO PARA QUE A GESTÃO DAS ESCOLAS SEJA DE CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA OS DIRETORES DAS ESCOLAS SÃO ELEITOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR O DESAFIO DA QUALIDADE PEDAGÓGICA SE DÁ A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA MATRIZ DA EDUCAÇÃO PROGRESSISTA

PROBLEMA OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDOS POR REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AOS RESPECTIVOS PROFESSORES APRESENTAM A POSSIBILIDADE DE MUDANÇA EFETIVA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA E, CONSEQUENTEMENTE, NOS RESULTADOS DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM?

METODOLOGIA

AMOSTRA PROFESSORES DE CADA PROFISSIONAIS DA REDE REGIÃO GEOGRÁFICA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA, COM MÉDIA DE 30 A 35 ANOS DE IDADE E 14 ANOS DE ATUAÇÃO JUNTO À ESTA REDE EM QUALQUER MODALIDADE DE ENSINO PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE DIADEMA QUE ATUAVAM ANTES DE 1996, PORTANTO, ANTES DA LDB 9394/96

CRITÉRIOS DE ESCOLHA AMOSTRAL CONSIDERANDO-SE QUE O MUNICÍPIO DE DIADEMA É DIVIDIDO, GEOGRAFICAMENTE, EM CINCO REGIÕES, E QUE ESTA REFERÊNCIA É ADOTADA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE AÇÕES E ENCAMINHAMENTOS, ADOTAR-SE-Á O CRITÉRIO DE SELEÇÃO DE EDUCADORES POR REGIÃO, PERTENCENTES A DIFERENTES ESCOLAS A PARTIR DA LISTAGEM ALFABÉTICA DOS NOMES PERTENCENTES AO CRITÉRIO AMOSTRAL, CONVIDAR-SE-Á PESSOAS MOTIVADAS A PARTICIPAR E COM DISPONIBILIDADE PARA TANTO MUNICÍPIO DIVIDIDO EM 5 REGIÕES AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADO

INSTRUMENTOS PESQUISA DE CAMPO PESQUISA DOCUMENTAL -Planilha de registro de dados de modo a provocar uma facilitação da leitura comparativa de informações coletadas em diferentes documentos -Ficha de identificação dos sujeitos com dados para caracterização das amostras. -Roteiro semi estruturado para aplicação das entrevistas (com pauta) a todos os sujeitos constantes da amostra. - Gravador -Software para tabulação dos dados