CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
FACULDADE METROPOLITANA
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Pedagogia da pesquisa-ação
Publicações Eletrônicas
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos.
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Mobilizando Forças Para Crescer.
Resgate, Análise, Atualização e divulgação dos dados e resultados dos Congressos de História da Região do Grande ABC realizados nas cidades de São Bernardo.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2009
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
Componentes Arthur H. do Patrocínio Pós Ciências Sociais CUFSA Felipe Roman de C. Silva Pós Ciências Sociais CUFSA José Luiz Pereira Junior Pós Ciências.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Programa Especial de Treinamento
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.

EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
2009.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Educação Ambiental - GPEEA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Metodologia Científica
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
DIFUSÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HÍDRICOS POLI PROJETO ÁGUA E EDUCAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO DOS CURSOS DE DIFUSÃO PERFIL DAS ATIVIDADES.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas
Gestão pedagógica em EaD
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
O documento histórico como recurso didático
Projeto de formação: Relações de gênero e violência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Política Educacional Brasileira
ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
Como elaborar Memorial e
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.
AÇÕES EM ADAMENTO NO PORTAL Viagens para o resgate de APCs Digitalização de obras e documentos raros - BPP e AP Vinhetas para o Portal na TVE Museu Virtual.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Questionário do Estudante Enade
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Docente: Dr. Arthur Vianna
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica Grupo de Pesquisa Cidade, Trabalho e Técnica CITTEC Grupo formado por alunos e professores de graduação e pós-graduação em História, Geografia e Ciências Sociais do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)

Coletivo Ferroviário de Pesquisa, Documentação e Memória Destinado a coletar, preservar, e dofundir documentos e conhecimentos, realizar pesquisas e promover cursos e eventos relacionados às ferrovias, às lutas dos ferroviários e lutas sociais Rua Dr. Almeida Lima, 434. Brás – São Paulo

Coordenação: Terezinha Ferrari Componentes Maxwell T. Marianek Alves Graduado História CUFSA Renato Bortoluzzi Junior Pós Ciências Sociais CUFSA Roberto Rocha Mestrando Filosofia USP Tâmara Galdino Bringel Graduada História CUFSA Arthur H. do Patrocínio Pós Ciências Sociais CUFSA Felipe Roman de C. Silva José Luiz Pereira Junior Clarice Catenaci Ciências Sociais CUFSA Coordenação: Terezinha Ferrari

Proposta de Trabalho O CF/M foi viabilizado a partir da disponibilização do Arquivo de Raphael Martinelli, construído ao longo de sua atuação como líder ferroviário, sindical e político. Os trabalhos incluem a classificação desses e outros registros documentais ligados às ferrovias e aos ferroviários, bem como sua análise e divulgação

Proposta de Trabalho Além dos trabalhos de documentação e memória, a proposta do CF/M desdobra-se em atividades ligada aos temas do acervo: pesquisas, publicações, ensino e extensão tais como seminários, cursos, elaboração e projeção de vídeos, cursos, filmes, entre outras.

Projeto Retomando o Trem I PROEXT CULTURA/SP Com o prosseguimento das atividades de extensão iniciadas em 2009, o COLETIVO FERROVIÁRIO DE PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA (CF/M), desenvolve atualmente o projeto de extensão: Retomando o Trem I.

Projeto Retomando o Trem I PROEXT CULTURA/SP O projeto está sendo executado como trabalho coletivo entre estudantes de graduação e de pós-graduação da FSA e integrantes do CF/M, com a coordenação da docente responsável Terezinha Ferrari. Tendo como objetivo resgatar aspectos da cultura ferroviária e produzir material didático –pedagógico objetivando exposições e oficinas de capacitação de professores da rede pública.

Método e Material Prontuários de ex-funcionários da São Paulo Railway / Santos-Jundiaí e outros; Consulta à bibliografia e à iconografia existentes; Material cinematográfico referente à temática ferroviária; Material cartográfico diverso; Consulta à produção de cordel ferroviários; Consulta aos registros sobre o futebol entre ferroviários; Conversas e entrevistas com ex-ferroviários da São Paulo Railway e da Santos-Jundiaí, e com familiares; Pesquisas já realizada, ou em andamento, ligadas a monografias de graduação e de pós-graduação; O contato com instituições ligadas à preservação do patrimônio ferroviária na cidade de São Paulo.

Iconografia