O Espaço Cotidiano dos Sólidos Geométricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Figuras e Sólidos Geométricos
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIRETRIZES CURRICULARES
OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO DA AULA DE INFORMATICA
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
Proverbs Janaina Vieira Mappa.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
CORPO HUMANO.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
GESTAR II PORTFÓLIO.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
WebQuest Início e Formação do Universo !
Professor: Eunice Shizue Koguchi Garcia Séries que leciono: 6ª, 7ª e 8ª. Escola: Dr. Augusto Mariani - Andradina. Título: Água Duração: três semanas.
Pederneiras- São Paulo
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ESCOLA MUNICIPAL ANA CLAUDIA MARQUEZ LUIZ ENSINO FUNDAMENTAL
LEILÃO DE JARDIM.
Unidade de Ensino São João Apresenta...
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
WEBQUEST Fernanda Eliza L
Professora : Iênes F Madeira Disciplina : Matemática
Iniciação Científica º Série/EM.
PROJETO: ANIMAIS ESCOLA 25 DE MARÇO Luciane Richart Metz
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Perguntas de Modelação
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Pibid subprojeto química
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
UNIDADE DE ESTUDOS TEMA: MEIOS DE COMUNICAÇÃO DURAÇÃO: 2 SEMANAS
Edição Atual. Produção dos novos jornais do mês de abril/2014 confeccionados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Professor(es) Apresentador(es):
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Volumes Matemática para a Vida.
Universidade Federal de Alagoas
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
Transcrição da apresentação:

O Espaço Cotidiano dos Sólidos Geométricos Afonso Celso G. Lacerda

Introdução Objetivos Metodologia Avaliação

Introdução Projeto destinado aos alunos da 8ª Série do Ensino Noturno da E. M. E. F. Mauro Braga com o objetivo de levá-los a percepção de que os sólidos geométricos, especificamente, e a Matemática, como um todo, se apresentam nas suas mais variadas formas no cotidiano de cada um e, por consequinte, motivá-los a um despertar investigativo da curiosidade de como, quando e onde a Matemática se apresenta no dia a dia.  

Cone Cilindro Esfera Cubo Estes objetos assemelham-se a sólidos geométricos: Cone Cilindro Esfera Cubo

Objetivos - Facilitar o entendimento dos conceitos geométricos, através de atividades práticas. Relacionar o estudo das formas e sólidos geométricos com o cotidiano do aluno e do seu meio. Desenvolver Técnicas de motivação para o estudo de geometria e conseqüentemente da Matemática. Proporcionar a maior integração entre os alunos com atividades coletivas. Criar inovações acrescentando detalhes e particularidades às atividades desenvolvidas, a partir de fundamentação teórica. Transpor os conhecimentos sobre os sólidos geométricos para atividades práticas de recorte de jornais e revistas, fotografias, embalagens, etc.

Metodologia Pesquisa sobre o Tema. Através de um “passeio” com os alunos na escola e arredores para que eles possam observar os sólidos geométricos no seu entorno, para que os conceitos de forma geométrica e sólido geométrico fiquem bem claros. Trabalho com embalagens, que serão trazidas pelos alunos, relacionando-as com os sólidos geométricos estudados. Recortar de revistas e/ou jornais imagens onde seja possível reconhecer formas geométricas tais como: paisagens urbanas, eletrodomésticos, etc. Trabalho com fotografia, onde os alunos, em grupos, percorreram locais, tais como: shopping, praças, registrando as diferentes formas, associando-as aos sólidos geométricos.

Montagem de murais com os recortes dos jornais e revistas , destacando a presença dos sólidos geométricos em diferentes setores, tais como: Arquitetura, Publicidade, Propaganda, Decoração, Artes Plásticas, etc. Exposição com as embalagens relacionando-as com os diversos sólidos geométricos. Montagem de murais com as fotografias, tiradas pelos alunos, separando-as por sólidos geométricos, aos quais elas foram relacionadas.

Avaliação O projeto desenvolvido será avaliado verificando-se: Organização, criatividade e entusiasmo dos alunos nas diversas atividades do projeto. O envolvimento, o respeito e a cooperação dos alunos nos trabalhos em equipe. A produção final do que os alunos confeccionaram e produziram . Aplicação de questionário e depoimento dos alunos, a fim de verificar o envolvimento de cada um com o projeto e se este proporcionou o aprendizado esperado do conteúdo do projeto. Vitória, Setembro 2003