O Espaço Cotidiano dos Sólidos Geométricos Afonso Celso G. Lacerda
Introdução Objetivos Metodologia Avaliação
Introdução Projeto destinado aos alunos da 8ª Série do Ensino Noturno da E. M. E. F. Mauro Braga com o objetivo de levá-los a percepção de que os sólidos geométricos, especificamente, e a Matemática, como um todo, se apresentam nas suas mais variadas formas no cotidiano de cada um e, por consequinte, motivá-los a um despertar investigativo da curiosidade de como, quando e onde a Matemática se apresenta no dia a dia.
Cone Cilindro Esfera Cubo Estes objetos assemelham-se a sólidos geométricos: Cone Cilindro Esfera Cubo
Objetivos - Facilitar o entendimento dos conceitos geométricos, através de atividades práticas. Relacionar o estudo das formas e sólidos geométricos com o cotidiano do aluno e do seu meio. Desenvolver Técnicas de motivação para o estudo de geometria e conseqüentemente da Matemática. Proporcionar a maior integração entre os alunos com atividades coletivas. Criar inovações acrescentando detalhes e particularidades às atividades desenvolvidas, a partir de fundamentação teórica. Transpor os conhecimentos sobre os sólidos geométricos para atividades práticas de recorte de jornais e revistas, fotografias, embalagens, etc.
Metodologia Pesquisa sobre o Tema. Através de um “passeio” com os alunos na escola e arredores para que eles possam observar os sólidos geométricos no seu entorno, para que os conceitos de forma geométrica e sólido geométrico fiquem bem claros. Trabalho com embalagens, que serão trazidas pelos alunos, relacionando-as com os sólidos geométricos estudados. Recortar de revistas e/ou jornais imagens onde seja possível reconhecer formas geométricas tais como: paisagens urbanas, eletrodomésticos, etc. Trabalho com fotografia, onde os alunos, em grupos, percorreram locais, tais como: shopping, praças, registrando as diferentes formas, associando-as aos sólidos geométricos.
Montagem de murais com os recortes dos jornais e revistas , destacando a presença dos sólidos geométricos em diferentes setores, tais como: Arquitetura, Publicidade, Propaganda, Decoração, Artes Plásticas, etc. Exposição com as embalagens relacionando-as com os diversos sólidos geométricos. Montagem de murais com as fotografias, tiradas pelos alunos, separando-as por sólidos geométricos, aos quais elas foram relacionadas.
Avaliação O projeto desenvolvido será avaliado verificando-se: Organização, criatividade e entusiasmo dos alunos nas diversas atividades do projeto. O envolvimento, o respeito e a cooperação dos alunos nos trabalhos em equipe. A produção final do que os alunos confeccionaram e produziram . Aplicação de questionário e depoimento dos alunos, a fim de verificar o envolvimento de cada um com o projeto e se este proporcionou o aprendizado esperado do conteúdo do projeto. Vitória, Setembro 2003