Competencia professionais: Desafios da sociedade “internetiana” Palestra para: IV Seminario de Gestao de Conhecimento em Educacao e TI “As novas qualificacao.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância e o poder da informação.
Advertisements

Escola de Saude Publica
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Dez Princípios de Economia
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Administração Estratégica
TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
Inovação Estratégica CEAG - FGV
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Estratégias do agronegócio
Gestão Tecnológica da Informação
A pertinência do DIÁLOGO,
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Uma Educação de Qualidade desde a educação infantil
Práticas de Apoio à Gestão
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Universidade Federal de Santa Catarina
E-Business a Nova Economia
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Planejamento e projetos sociais:
Tema Gestão do Conhecimento:.
Vivendo em um mundo centrado em redes
Profissional de GC / Função de GC
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Por que estudar sistemas de informação?
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Florianópolis, 16 de março de 2012 Por: Lúcio Botelho SPB-UFSC V FÓRUM DE ÉTICA MÉDICA Estratégia de Saúde da Família Questões Éticas.
Instituição de Ensino São Francisco
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Gabriel Bastos Machado
BENCHMARKING NA MANUTENÇÃO.
Iniciando na logística empresarial
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Fórum das Mulheres de Negócios
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Transcrição da apresentação:

Competencia professionais: Desafios da sociedade “internetiana” Palestra para: IV Seminario de Gestao de Conhecimento em Educacao e TI “As novas qualificacao em informacao e educaciao em a era digital” Faculdade de Educacao / Universidade de Campinas, UNICAMP Sao Paulo, Brasil, Junho 30, 2005 / Quinta-feira Por: Jesús Lau, Ph.D. Diretor USBI-VER, e Cordenador da Biblioteca Virtual UV Universidade Veracruzana / DGB Boca del Río, Veracruz, México Pessoal: Instituicao:

Tópicos Mudanca e desafios de Internet Demandas laborais em o trabalho Competencias professionais Capacidades personais Caminho e opcoes a tomar

Internet – Uma soma tecnológica Computador Software Telecomunicacoes Novos materiais Informacao Dados

Translocamento 1.Educacao – Aprendizagem ativa holistico 4. Sociedade – Mudanca paradigma socio- económico-político 3. Tempo – Imediatez em quase todo o que fazer humano 2. Comunicacao – Fluxo matricial, multipontos

Internet: consequencias 1.Aguca brechas económicas 2. Polariza a política internacional 3. Globaliza estruturas económicas 4. Sociedade uniforme a padroes de consumo

Internet: desafíos específicos 1.Distribuicao social do conhecimento 2. Uso ético da informacao 3. Satisfacao de necesidades básicas humanas 4. Equilibrio ecológico em o planeta 5. Governos ágies, eficientes e eficazes

Mudanca: info-biblio laborais 1. Usuarios – Más autosuficientes 2. Produtos – Oceanos de informacoes eletrónicas 3. Procesos Técnicos – Caos/ordem automatizado 4. Servicios Públicos – Remotos / Virtuais - Media 5. Obstaculos – Competencia: omni-ubicuidad de info-cyber espaco 6. Conservacao / Preservacao - Frágil, memoria tipo RAM

Transformacao: partes Informativas Livro – Digital-eletrónico Revista – Produciao eletrónica Jornais – Weblog / Servicos web Ciclo informativo – Menos intermediarios Leitura – Nao linear / errada/ multitarefas

Mudanca: procesos/competencias Ciencia – Aceleracao multi-transdisciplinar? Valores – Mais importancia ao material Conhecimentos – Assimilacao, aceleracao Habilidades – Holísticas, integrais

Como aproveitar oportunidades e obstaculos: “Era internetiana” Adaptado de: SLA. “Competencias para professionais da informacao do ciclo XX”.

Evolucione sus competencias Adapte sus competencias básicas de gestión, organización y servicio informativo a las demandas de la nueva era de Internet Sus competencias personales y profesionales deben ser potencializadas Las demandas de los usuarios son más especializadas, requieren mayor rapidez y son más difíciles de tipificar/valorar

Internet: funciones profesionales prioritarias Docencia informativa Servicio especializado Promoción Visibilidad

O que e um professional da Informacao (PI)? Aquele que usa estratégicamente a informacao em seu trabalho para cumprir com a missao de seu organizacao Quem usa seus resultados através do desenvolvimento, desperta a administracao dos recursos e servicios informativos. O que utiliza a tecnología e Internet como ferramentas criticas, para alcancar objetivos.

Antecedentes Os especialistas em administracao informativa provem vantages competitiva a seus usuarios, respondendo com sentido de urgencia seus necessidades informativas Os PI jogam única maneira em recoletar, organizar e acessar coordinadamente os melhores recursos informativos disponives Os PI sao requeridos para reunir e filtrar qualitativamente a informacao necessaria em um formato manejavel

Recuerde, usted debe cambiar Voce se ha convertido en un intermediario de la información, su biblioteca es una sucursal de fuentes distantes y, muchas veces, extranjeras. La organización catalográfica y la administración de acervos han dejado de ser la única prioridad La administración y oferta de servicios son sus prioridades número uno en la era de Internet

Competencias professionais Relacionadas com o conhecimento dos recursos, acesso, tecnología e administracao, e a habilidade para utilizar este conhecimento como base para aproveitar servicos informativos de alta qualidade : -Administracao de organizacoes informativas -Gestao de recursos informativos -Manejar de servicos informativos -Aplicacao de ferramentas e tecnologías informativas - Desenvolvimento de competencias informativas em seus usuarios

Competencias personais Grupo de atitudes, habilidades e valores que permitem a os professionais trabalhar efetivamente e contribuir positivamente em meritos de seus organizacao, usuarios e sua profissao Capacidades de comunicacao; demonstram o valor adquirido de suas contribucoes, para permanecer flexiveis e positivos em um ambiente de mudanca constante

Partes de competencias Os PI contribuem a base do conhecimento da professional compartindo as melhores práticas e experiencias Continuao o aprendizado através de meios informativos, servicos e práticas administrativas conforme sua vida profesional Estao comprometidos com a excelencia e ética professional, assim como com os valores e principios da profissao

Características pessoais Buscam desafíos e capitaliza novas oportunidades Tem uma perspectiva ampla Comunica efectivamente Apresentam ideas claramente; negocia confiada e persuasivamente Criam esquemas de colaboracao e aliancas Empregan o enfoque de trabalho em equipo; reconhecem o balance de colaborar, liderar e seguir Tomam riscos calculados; mostra coragem e intesidade quando enfrenta oposicao

Competencias pessoais Planeja, antes e enfoca o que e crucial Demonstra planejamentoa em sua carrera pessoal Pensa com inovacao e creativamente; busca oportunidades novas o as reinventa Reconhecem o valor das redes professionais e o planejamento de sua carrera pessoal Balancea trabalho, familia e obrigacoes comunitarias Mantem flexibilidade e atitude positiva em tempos de mudanca continuo Celebra meritos propios e alheios

Flexibilidad Actualización Iniciativa Calidad Responsabilidad Innovación Auto- administración Liderazgo Profesionales PI Demandas Era Internetiana

CONCLUSOES Os professionais requerem constantemente conhecimento avancaado da tecnología da informacao para desenvolver todo seu potencial As oportunidades emergentes e continuas da era Internetiana impulsionaram aos professionais preparados a scenarios ainda nao vistos de: –Recuperacao avancada de informacao –Novos scenarios de cooperacao –Interpretacao, sínteses, desenvolvimento de produtos e servicos virtuais a escala global

Muito obrigado por su atención Jesús Lau Sobre competencias consulte: