Elisabeth Scaramussa Correia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESPERTANDO O GOSTO PELAS HISTÓRIAS INFANTIS
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
TCC: Monografia e/ou Artigo
Um vocabulário para a interpretação
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Edna Maria Barbosa Arrebola
Josiania Duarte de Andrade
Rosa Candeia Gianizeli
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
DIA DA POESIA.
Colégio Adventista de Ji-Paraná
O mundo das letras.
CRÔNICAS.
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
Planejamento PNAIC 2014.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
CRÉDITOS E REFERÊNCIAS
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
A importância do ato de Ler
Ritmos poemaspoemas. Cada época tem seu ritmo A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade,
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Vamos compartilhar poesia
Capítulo 4 Funções da linguagem.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Ano 2 Unidade 1.
Tema central e eixos temáticos
Poemas Professora Janete.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Etapas de uma sequência didática
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
O TEXTO POÉTICO.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Como redigir um bom texto?
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
FRASE Enunciado provido de sentido: Emoções, ordens, apelos... Ex. Anoitecia/Boa noite.../ Cuidado! Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
2ª geração - Casimiro de Abreu
Tendo em casa a presença viva de gêneros textuais apresentados de forma dinâmica em contação de histórias e poesias, procurei, desde o início do meu magistério,
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Elisabeth Scaramussa Correia Poesia Elisabeth Scaramussa Correia

Objetivos Despertar o gosto pela leitura de textos poéticos. Conhecer alguns poetas capixabas e nacionais. Escrever textos poéticos com criatividade e sentimentalismo. Valorizar a arte poética , quebrando a timidez de escrever em versos. Compreender a linguagem poética. Expressar a poesia que há dentro de cada um.

Introdução Sociedade individualista e solitária. Resgate da arte de escrever em versos, de forma livre, moderna. Temas livres, com sugestões sobre a preservação do meio ambiente e dos valores morais. Incentivo à leitura de textos poéticos. Compreensão da linguagem figurada.

Procedimentos “Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola,papagaio, pião.”   Paes, José Paulo

Texto Infância Carlos Drumond de Andrade

Estudo do Texto Após a leitura silenciosa, o professor lerá o poema com expressividade, e em seguida, o aluno. Analisar-se-á os aspectos formais do poema, como número de versos e de estrofes, o vocabulário empregado e o tema.

Continuação O professor proporá algumas questões de interpretação do texto , como: a)A que período da vida se refere o poema? b)O que significa a expressão “café preto como a preta velha”? c)Quais as figuras de linguagem presentes no texto? d)Que sentimento do autor é visível no texto? e)Quais expressões textuais revelam que as cenas memorizadas da infância se referem ao campo? f)Por que o autor faz uma comparação de sua vida com a de Robson Crusoé?

Cont. Após o término dessas atividades, o prof. motivará os educandos para escreverem em versos sobre sua infância. O textos escritos pelos alunos serão digitados , ilustrados e encadernados.

Avaliação A avaliação será feita de forma parcelada, ou seja, primeiramente após a correção das questões de 01 a 03, depois o texto criativo do aluno e a ilustração do poema que terão um valor mais expressivo. Serão priorizados aspectos qualitativos tais como a criatividade e a escolha do tema .

Conclusão Após a realização deste trabalho, chegou-se- à conclusão de que é preciso e possível despertar no aluno o interesse pela leitura de poema, bem como a criação de textos poéticos, de maneira simples e concreta, já que existem milhões de palavras à disposição de quem queira jogar e brincar com elas de forma criativa e sentimentalista, ou simplesmente, retratando a objetividade dos temas escolhidos.

Cont. Por isso, é mister que o professor possibilite essa oportunidade ao aluno e constate o potencial que ele tem para exprimir, através de poemas, os seus mais belos sentimentos.