LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Produção de Material Didático-Pedagógico em Ecologia e Educação Ambiental _ Proponente: Universidade Federal do Pará, Campus de Santarém.
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof
FEIRA DO LIVRO MINAS DO LEÃO 2007 – III Feira Municipal do Livro Um novo formato com o Projeto FAROL DA LEITURA.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
Edna Maria Barbosa Arrebola
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
LEITURA E PRODUÇAO DE TEXTO
A ESCOLA QUE A GENTE QUER È A ESCOLA QUE A GENTE FAZ
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.
Mobilização da Comunidade Escolar
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 “Leituras que inspiram descobertas”
Introdução INTRODUÇÃO
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Semana da Leitura O que é?
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL Secretaria de Educação Básica Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
PROJETO Navegando na Leitura
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Relatório de Proposta de Projeto
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Introdução Tarefas Processo Avaliação
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
A Biblioteca CAIC… Ensina-te a requisitar. Para levares um livro para casa ou para a sala de aula…
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
LIVRO TRAILER. Quem gosta de ler não pode deixar de assistir às animações de literatura, produzidas com base nos livros disponíveis nas escolas.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
PROJETO PENSAR 15 ANOS
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
CEEBJA Prof Paschoal Salles Rosa Ponta Grossa – PR
Edição Atual. Produção dos novos jornais do mês de abril/2014 confeccionados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.
ELABORAR RELATÓRIOS.
O uso das tecnologias na escola
O Relatório de Aula.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Uso do celular nas escolas nome: Samuel n 26 série 5ano B.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho

OBJETIVOS Desenvolver a capacidade de ler Promover a troca de livros Ler com a família

Introdução A escola deve despertar no aluno o gosto pela literatura.   A escola deve despertar no aluno o gosto pela literatura. A biblioteca escolar tem grande acervo das obras de Ziraldo. Há diversificação de títulos. Empréstimo para leitura familiar. O autor é um profissional sensível as questões educacionais. Promover a leitura de autores nacionais.

Justificativa O hábito de ler e a criticidade são fundamentais para a formação de um cidadão participativo e o papel da escola é ensinar o educando a buscar continuamente os conhecimentos que necessita.

  DATA MATERIAL AÇÕES Março Kit de literatura Visita a biblioteca para ler os livros dos kits distribuídos em anos anteriores pelo Mec. Empréstimos para ler em casa com a família. Abril Cartolinas, chamex, papel cenário, computador. Confeccionar material para expor na classe abordando o que mais chamou a atenção, despertou interesse nos livros lidos. Maio Entrega dos Kits enviados pelo governo federal Apresentação de uma peça teatral utilizando fantoches. Fichar livros lidos em sala de aula com a orientação do professor . Junho Confeccionar material para expor na classe abordando o que mais chamou a atenção, despertou interesse. Julho Filmes: “O menino Maluqinho” I e II Assistir aos filmes e reescrever a história. Visitar o site do Ziraldo para conhecer sua biografia, seus principais trabalhos, interagir com seus textos e enviar email. Apresentar para a família em reunião de pais o trabalho realizado.

Conclusão O aluno deverá ter lido diferentes obras:livros, textos,catazes, slogans, charges, tiras, revistas etc. Identificado os que mais desperta seu interesse e a função de cada uma delas. Ter conhecido a biografia de Ziraldo.