A Providência de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Advertisements

Porque Deus Criou a Humanidade?.
Verso Para Memorizar: Romanos 2:16
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?
Apologética.
Metodologia apologética: alguns sistemas
O ser humano: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
Os Atributos de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
Deus Pai: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
Criação: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
Pecado/Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
1. TEODICEIA O termo foi criado em 1710 pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz O sofrimento é uma realidade tão presente entre pessoas boas e ruins que.
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
A ÉTICA MODERNA.
Como elaborar um texto Argumentativo
A existência de Deus e o Mal
Culto de Celebração 03/01/10.
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
09: O Credo Apostólico e a criação
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Vença as preocupações Mateus 6. 33, 34.
Filosofia Professor Breno Cunha
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
O existencialismo de Sartre
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
Seitas Testemunhas de Jeová
Teorias do conhecimento
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
As Quatro Leis Espirituais
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Qual é o princípio supremo da moralidade?
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Existe erro na Bíblia ?.
Qualidade, Eficácia e Ação da Prece.
O ser humano responde a Deus
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O estudo das Doutrinas Bíblicas
A EXISTÊNCIA DE DEUS E O PROBLEMA DO MAL
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Uma Nova Vida em Cristo.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
As Epístolas Católicas
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido?
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
KARL JASPERS
Aborto O Argumento da Privação de um Futuro Valioso Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
“Jesus olhou para eles e respondeu: Para o homem é impossível mas para Deus todas as coisas são possíveis.” MATEUS 19:26  
1-De acordo com Descartes:
 Nenhum governos humano, por melhor que seja, pode contemplar os desejos de nossa alma  Procurar a solução dos males em homens é um equívoco  O que.
Os constituintes do campo ético
Transcrição da apresentação:

A Providência de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs

Compatibilismo Compatibilismo consiste na idéia de que o ser humano é um agente que age livremente, segundo seus desejos e o próprio querer, mas sempre conforme o plano soberano de Deus.

Jesus morreu porque quis ou foi escolhido para morrer? (At 2.23) Judas foi escolhido para trair Jesus ou traiu porque quis?

Oração Dois equívocos: A oração existe para informar a Deus. A oração tem como alvo alterar os planos de Deus.

“Quando nos pomos de joelhos, sabemos que não somos nós que controlamos o mundo; não está em nosso poder, portanto, atender nossas necessidades pelos nossos próprios esforços independentes; todas as coisas boas que desejamos para nós mesmos e para os outros devem ser procuradas em Deus; e se elas vierem, virão como dádivas de Suas mãos” (J.I.Packer).

A Bíblia deixa claro que a oração pode mudar os fatos, embora esta mudança não signifique mudança nos propósitos de Deus. A oração é uma causa secundária na execução dos propósitos de Deus. Mas, embora, secundária, a oração é uma causa, e isto implica em eficácia (Tg 5.14-16).

Os milagres O ateu não acredita em milagres porque ele não acredita na existência de seres que possam realizar milagres.

O teísmo aberto Eles afirmam que se o homem tem livre-arbítrio de verdade, então Deus não pode ordenar nem conhecer os eventos que irão acontecer no futuro. (Vídeo)

O molinismo O jesuíta Luis de Molina (Séc. XVI) tentou reconciliar o livre-arbítrio e a predestinação: “Deus sabe não apenas todas as coisas que teoricamente poderiam acontecer, mas ele também sabe tudo que aconteceria em todo e qualquer mundo possível. Este é o seu conhecimento médio.

Mas ele também disse que Deus determina tudo o que acontece Mas ele também disse que Deus determina tudo o que acontece. Afinal, Deus sabe quais serão as escolhas livres de todas as pessoas, em quaisquer circunstâncias que poderiam existir, em todos os mundos possíveis.

O problema do mal Esta área da teologia é a Teodícéia. Há quatro respostas básicas para o problema do mal: 1ª) Nem Deus, nem o mal existem. Nietzche. 2ª) Deus não existe, mas o mal existe (mal relativo). 3ª) Deus existe, mas o mal não existe. Budismo e hinduísmo. 4ª) Deus existe e o mal também existe.

Duas perspectivas deficientes: 1ª) Dualismo (Há duas forças iguais e opostas). 2ª) Finitismo (Que nega algum dos atributos de Deus).

O uso filosófico do mal como objeção ao teísmo cristão se baseia sobre a idéia de que, de alguma forma, os atributos da onipotência e perfeição moral de Deus são inconsistentes com a existência do mal na criação.

Sobre essa base, se sustentamos que a presença de uma contradição lógica é um motivo adequado para ter como falsa uma proposição, então a reivindicação é que o cristianismo não pode ser verdadeiro, porque a noção do Deus cristão é autocontraditória.

Mackie levanta o problema: Deus é onipotente Deus é totalmente bom O mal existe 4) O que é bom é oposto ao mal, de tal forma que uma coisa boa elimina o mal. 5) Não há limites para o que um ser onipotente possa fazer.

A fonte para a definição dos atributos de Deus na teologia cristã é a Escritura, não as preferências de um filósofo secular.

A premissa 4 de Mackie carrega a bagagem adicional de implicar que o bem sempre eliminará o mal imediatamente, antes de talvez tolerá-lo por um tempo, para alcançar outros fins. A Bíblia indica que há razões porque Deus permite que o mal continue temporariamente.

Problemas das objeções: O bem e o mal não podem existir como matéria e energia em estado puro. Portanto, sem um ser infinito e pessoal, as idéias do bem e do mal seriam reduzidas a meras opiniões e preferências dos vários seres finitos que existem no universo.

Toda a força da objeção do cético ao cristianismo está na implicação de que Deus é injusto. Novamente, a própria objeção pressupõe a existência de um conceito de justiça e também que é possível conhecer o que seja essa justiça/.../ Como saber o que é certo e errado, para poder acusar a Deus?