“Andamos segundo o Espírito”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
Advertisements

“Jesus lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também!”
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
José Adelson de Noronha
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
O Sermão da Montanha Estudo 09 Confiando na direção de Deus
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
O “Evangelho” de Paulo para todos os povos Estudo 05
Uma vida cristã autêntica
O discipulado cristão nas
“Cristo morreu pelos ímpios”
Cuidados necessários no
Tiago, Pedro, João e Judas Os desafios da vida cristã
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
O discipulado cristão na Carta aos Romanos
Exemplos bíblicos de discipulado
Discipulado cristão na Carta aos Gálatas
“Para o bem dos que amam a Deus” A essência da liberdade cristã
Que é discipulado cristão
“Andemos honestamente”
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei!
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Clicar para passagem de slides / ligar o som
Alcançando As Promessas
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
1º Crônicas Lição 54 – EBD 1 de agosto de 2010
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
JESUS CRISTO É O ÚNICO CAPAZ DE ERRADICAR A MISÉRIA ESPIRITUAL DO SER HUMANO.
Pr. Jaziel Rodrigues.
Existe erro na Bíblia ?.
Santificação Não é Opção!
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
7 O pecado, o batismo e a graça. 7 O pecado, o batismo e a graça.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
A ira de Deus contra a humanidade
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
Saudações, admoestações
Compreender que a morte de Jesus não pôs fim à Lei. A consciência de que é necessário um relacionamento correto com Deus e com a Sua.
Justificados em Cristo
8 O cristão e a lei. 8 O cristão e a lei Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer os fundamentos da lei e que ela é insuficiente.
9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus. 9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é.
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
Carta do Apóstolo Paulo
LIÇÃO 4 NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURAS
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
LIÇÃO 8 A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE Prof. Lucas Neto.
BÊNÇÃOS DA JUSTIFICAÇÃO
LIÇÃO 9 MORTOS PARA O PECADO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
LIÇÃO 8 – CRISTO E A GRAÇA Prof. Lucas Neto 1.
A Lei, a Carne e o Espírito Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 6.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
QUEM É ESTE HOMEM? ESTUDO DE ROMANOS 7:14-25
Transcrição da apresentação:

“Andamos segundo o Espírito” A Epístola aos Romanos Estudo 07 “Andamos segundo o Espírito” O pecado – Uma triste realidade Texto bíblico – Romanos 7.1-25

Introdução (I) Tendo exposto o complexo dilema do crente que vivia sob o império da lei e que agora passava a viver sob a bênção da graça, o apóstolo vai abordar então uma triste realidade para ele.

Introdução (II) Para o crente de então e o crente de hoje. Sim, uma triste realidade para todos nós: o espectro do pecado! Quer nos apercebamos disto ou não, o fato é que ele nos rodeia e nos ameaça.

Introdução (III) Para isto, o apóstolo vai desnudar-se moral e espiritualmente diante dos romanos, dissertando sobre como este estigma o perseguia e o martirizava, a ele que era o apóstolo dos gentios, o mais prestigiado dos servos de Cristo.

Para isto, vamos dividir o texto em Introdução (IV) Mais uma vez, o texto é um tanto complexo e de difícil entendimento em alguns versículos onde ele desejou expressar fria e cruamente a situação do crente em luta contra o pecado. Para isto, vamos dividir o texto em cinco partes:

Texto bíblico - Romanos 7.1-25 1. A comparação (7.1-3); 2. A transformação (7.4-6); 3. A contradição (7.7-13); 4. A identificação (7.14-20); 5. A retratação (7.21-25).

Ele começa fazendo a comparação entre a existência da lei e suas exigências no caso do casamento, e do seu aniquilamento no caso da morte de um dos cônjuges. A lei que os obrigava, deixa de existir no caso da morte de um deles. Assim seria com o crente. A lei morre para ele quando a graça chega.

para a “novidade de espírito”. A carnalidade 2. A transformação (7.4-6) E, neste momento, a vida do convertido se transforma. Passa da “velhice da letra” para a “novidade de espírito”. A carnalidade que imperava em seu coração perde terreno para a espiritualidade do novo homem.

desprezá-la porque ela nos ensina o que 3. A contradição (7.7-13) Paulo quer mostrar então que embora não vivendo mais sob o domínio da lei, pois dela não precisamos, não devemos, no entanto, desprezá-la porque ela nos ensina o que é o pecado e a sua conseqüência.

4. A identificação (7.14-20) O apóstolo faz então um retrato do que é o pecado e sua sinuosidade no coração do crente. Para exemplificar isto ele se coloca como exemplo do que faz o pecado na vida do crente, mostrando-se fraco e propenso ao erro e ao pecado.

Para então retratar-se publicamente como 5. A retratação (7.21-25) Para então retratar-se publicamente como ser humano pecador, mas também consciente de sua capacidade de lutar contra o pecado. Chega a desprezar a sua condição de pecador e de morto em face da lei, mas dá glórias a Deus pela vitória em Cristo Jesus.

Como cidadão, como você se vê diante da lei?... Primeira conclusão: Como cidadão, como você se vê diante da lei?... Como infrator ou como beneficiário dela? Você a teme?... Acata?... Ou se coloca como dependente dela?

Como crente, como você se vê diante da lei de Deus?... Segunda conclusão: Como crente, como você se vê diante da lei de Deus?... Não a lei opressora segundo a tradição de Miquéias 6.6,7, mas a lei espontânea e natural segundo Miquéias 6.8? Qual delas?...

Tristonho e pessimista?... Terceira conclusão: Como cidadão dos céus, como você vive os dias presentes diante deste mundo atribulado? Tristonho e pessimista?... Otimista e confiante?... Ou indiferente?...