“Para o bem dos que amam a Deus” A essência da liberdade cristã

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Transcrição da apresentação:

“Para o bem dos que amam a Deus” A essência da liberdade cristã A Epístola aos Romanos Estudo 09 “Para o bem dos que amam a Deus” A essência da liberdade cristã Texto bíblico – Romanos 9.1-33

que o Evangelho oferecia em comparação com a fé judaica. Introdução (I) Depois do cântico de vitória com que encerra o capítulo 8, o apóstolo vai comentar sobre a sua tristeza com relação ao seu povo. Em função disto, volta ao tema da liberdade religiosa que o Evangelho oferecia em comparação com a fé judaica.

Introdução (II) Diante destes dois temas: A infidelidade do povo israelita, e a graça de Deus que liberta o homem, qualquer que seja a sua raça, o apóstolo passa a desenvolver seu argumento em sete pontos distintos:

Sete pontos fundamentais: Introdução (III) Sete pontos fundamentais: Uma lamentação e seis evidências!!!

Introdução (III) 1.Sua lamentação por Israel descrente; 2.A evidência do amor de Deus por Israel; 3.A evidência da justiça suprema de Deus; 4.A evidência da soberania de Deus; 5.A evidência da longanimidade de Deus; 6.A evidência disto no AT; 7.A evidência que diferencia a graça da lei.

Sua lamentação por um Israel descrente para que o seu povo cresse. Primeira evidência: Rm 9.1-5 Sua lamentação por um Israel descrente O apóstolo lamenta a ingratidão do povo israelita ao Senhor Deus a ponto de, se possível fosse, sacrificar-se em sua fé, para que o seu povo cresse.

A evidência do amor de Deus por Israel Segunda evidência: Rm 9.6-13 A evidência do amor de Deus por Israel Passa a demonstrar o tamanho desta ingratidão, evidenciando o grande amor com que o Senhor distinguiu o povo escolhido embora este viesse a desprezá-lo.

A evidência da justiça suprema de Deus Terceira evidência: Rm 9.14-16 A evidência da justiça suprema de Deus Passa então a explicar que o Deus que é amor é também justiça, razão pela qual, acolhe tanto o gentio, como o judeu que nele crêem. Ele é misericordioso para quem merece a sua misericórdia

A evidência da soberania de Deus Quarta evidência: Rm 9.17-21 A evidência da soberania de Deus Diante desta última evidência ele tem que apresentar um argumento incontestável. Deus é soberano. Embora não entendamos os seus desígnios temos que lembrar-nos de que ele é o Senhor.

Quinta evidência: Rm 9.22-24 A evidência da longanimidade de Deus No entanto, no exercício desta soberania e desta soberania, o Senhor também é longânimo para com o seu povo, oferecendo-lhe diversas oportunidade de restauração e de retorno.

Sexta evidência: Rm 9.25-29 A evidência disto no AT Dando então alguns exemplos do Antigo Testamento com Oséias e Isaías, para retratar exatamente esta três virtudes do Senhor: amor, justiça e misericórdia.

A evidência que diferencia a graça da lei Sétima evidência: Rm 9.30-33 A evidência que diferencia a graça da lei Finalizando então com mais uma explicação sobre a superioridade da justiça da graça que o gentio recebia sobre a justiça da lei que o judeu queria que prevalecesse

Você reconhece que Deus é amor? Reconhece também que ele é justo? Conclusão Você reconhece que Deus é amor? Reconhece também que ele é justo? E que também é misericordioso? Como você então concilia na pessoa de Deus tais características antagônicas? Qual a maior virtude divina?