Ecodesign e a Indústria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS:
Advertisements

MATRIZ DE IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Estudo de Mercados.
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Sistemas de Gestão Integrada
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Análise do Meio Ambiente
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Planejamento Estratégico
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Inventário de ciclo de vida do Diesel
LOGÍSTICA Grupo 97..
Logística de distribuição
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Estratégias do agronegócio
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
Repensando a Logística
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
CONSUMO SUSTENTÁVEL OU CONSCIENTE
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Seminário do Setor Portuário
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Treinamento do SINERCOM
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
Dia do Design Sustentável
Planejamento e estratégia
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Repensando a Logística
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Logística Empresarial
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Gestão de design Senai Gestão de design.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Centro Universitário Central Paulista – Unicep MBA em Gestão da Produção e Logística Empresarial Prof. James Pedro Nadin 28/06/08.
Transcrição da apresentação:

Ecodesign e a Indústria Fórum Permanente de ENERGIA & AMBIENTE UNICAMP Ecodesign e a Indústria Carlos André Pereira de Barros Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC 15 de setembro de 2004

A DÉCADA DE 90 A exaustão do modelo de substituição de importações, a abertura comercial e, posteriormente, a estabilização econômica, contribuíram para criar condições necessárias à consistência de Programas Governamentais direcionados ao desenvolvimento e ao aumento da competitividade pelos setores produtivos.

OS PROGRAMAS IMPLANTADOS No início da década de 90 um dos grandes problemas enfrentados pela indústria brasileira era a qualidade, foi lançado então o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade - PBQP. A partir de 95 verificamos que o salto da qualidade já se mostrava com evidência mas nossos produtos ainda necessitavam de maior valor agregado no mercado internacional. Neste contexto, foi lançado pelo Governo Federal o Programa Brasileiro do Design - PBD.

DESIGN RECONHECIDO COMO FUNDAMENTAL O design se estabeleceu no século passado como alternativa às empresas na busca de um produto melhor, funcional e atraente. Hoje o produto deve ser aceito globalmente, sem deixar de manter uma identidade nacional, expressando aspectos positivos do país. Nos mercados nacionais e internacionais, os produtos competem por um espaço/diferencial no desejo do consumidor, e o design torna possível o surgimento deste diferencial.

DESIGN E A INDÚSTRIA O design é um dos principais instrumentos competitivos das empresas nos mercados internos e externos. “Todos têm acesso à tecnologia . A única coisa que difere é o design”.

ECODESIGN Ecodesign – ou Design Ambiental, promove a utilização de materiais alternativos e planeja o desenvolvimento, a produção, o uso e o descarte, procurando reduzir o impacto causado pela produção em escala industrial sobre o meio ambiente O DESIGNER AO DESENVOLVER O PRODUTO DEVE INCORPORAR O CONCEITO DO ECODESIGN.

O ECODESIGN DENTRO DE EMPRESA O Ecodesign representa a convergência de duas tendências que orientam as formas atuais de produção:  INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL É a reorganização dos processos e dos sistemas de informações facilitando o desenvolvimento da empresa por meio da interligação de seus diversos setores.  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É assegurar o crescimento industrial sem causar impactos ambientais adversos, indo ao encontro da máxima de “atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”.  

Ecodesign Desenvolvimento Sustentável Integração Empresarial Desenvolvimento Integrado de produto Prevenção da Poluição Gestão Ambiental Gestão da Qualidade Total Fonte: Fiksel (1996)

ECODESIGN - INDÚSTRIA Estímulos externos Opinião pública; Custos energéticos; Obrigação de recolhimento; Poluidor pagador; Obrigação de fornecer informação; Subsídios; Normas padrões; Inspeção ambiental; Demandas de clientes industriais; Competição ambiental; Requisitos ambientais para prêmios de Design.

Estímulos internos ECODESIGN - INDÚSTRIA Senso de responsabilidade; Elevação do nível de qualidade; Melhora da imagem; Economia nos custos; Aumento na motivação dos funcionários;

FATORES QUE ESTIMULAM A INDÚSTRIA A INVESTIR NO ECODESIGN Legislação e regulamentos (governo); Demanda / consumidores (mercado); Responsabilidade socioambiental; Concorrência; Inovação tecnológica e diferenciação; Redução de custos.

ENFOQUE NO CICLO DE VIDA - ACV ECODESIGN ENFOQUE NO CICLO DE VIDA - ACV Importante na medida em que permite desdobrar o conceito de prevenção de maneira a escolher a melhor solução para todo o ciclo de vida do produto. Entradas Matérias-primas, insumos e energia. Saídas Resíduos, efluentes e emissões. Do berço ao túmulo ou do berço ao berço?

ECODESIGN INTERFACE COM O DESIGN Visão sistêmica para o desenvolvimento do produto (trabalho em equipe multidisciplinar: Engenharia, Ergonomia, Design, Compras, Marketing, Qualidade, Meio Ambiente...); A estrutura básica existente no processo de desenvolvimento não sofre mudanças fundamentais com a integração dos requisitos ambientais.

BENEFÍCIOS Novos aspectos das atividades de desenvolvimento nas etapas do processo produtivo. Alternativas de produto; Substituição de matérias-primas; Alteração do processo; Melhoramento da produção; Reutilização interna; Reutilização externa; Tratamento de resíduos; Deposição de resíduos; Descontaminação; Redução dos custos.

OPORTUNIDADES Otimização na alocação de recursos; Definição explícita da posição da companhia em relação à opinião pública e de outras organizações / instituições; Estabelecimento de contato com novos fornecedores que proponham alternativas ecologicamente corretas; Incentivo à pesquisa para o desenvolvimento de novos materiais; Logística modificada da empresa dado que os produtos poderão ser recolhidos após o uso.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Produto Exemplo Ventilador Spirit Redução do uso de matéria-prima; 30% a mais de eficácia na geração de vento; Até 80% de economia de energia.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Garrafa Térmica Futura Redução para 4 peças de montagem ao invés das 7 tradicionais; Maior extensão da vida útil. EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Embalagem para o açúcar Native Utilização de materiais atóxicos; Índice de biodegradabilidade de 99%, com total integridade do produto.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Produtos Exemplos Materiais de fontes renováveis na Daimler Chrysler do Brasil Custo competitivo com o material em uso na indústria; Melhoria da salubridade no ambiente de trabalho; A resistência das fibras naturais é superior à da fibra de vidro; Reaproveitamento como carga na fabricação de novas peças; Queima do material e aproveitamento da energia térmica. Cadeira Scopo Novos trançados para uso do vime proporcionando maior conforto; Uso de matérias-primas biodegradáveis; Vime de plantações sustentáveis; Eucalipto certificado.

“Ecodesign significa sobretudo a preocupação com o meio ambiente e ajuda a orientar a direção das decisões de Design.”

Muito obrigado! E-mail: carlos.barros@desenvolvimento.gov.br Tel.: (61) 2109-7290