Caçador, 23 de outubro de 2009.. O Professor na Sociedade em REDES Mesa-Redonda: Gestão Pedagógica Antônio Diomário de Queiroz Presidente.

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Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Caçador, 23 de outubro de 2009.

O Professor na Sociedade em REDES Mesa-Redonda: Gestão Pedagógica Antônio Diomário de Queiroz Presidente

Sociedade do conhecimento A Sociedade do Milênio Sociedade do acesso Economia do hidrogênio Nova economia A terceira onda Sociedade da informação

O símbolo do novo mundo é a NET, isto é, a Rede A dinâmica de nossa sociedade, e particularmente de nossa economia, obedece progressivamente à lógica das redes. Entender como funcionam as redes é a chave para entender como funciona a sociedade. Kelvin Kelly

Gera uma quantidade imensa de oportunidades Faz abrir sistemas fechados Promove a cultura participativa e a integração REDE Impele o valor A Sociedade em Rede

C onhecimento é fator de produção determinante da formação do valor e da competitividade na nova economia. C onhecimento é fator de produção determinante da formação do valor e da competitividade na nova economia.

Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs A emergência e difusão de novas tecnologias vinculadas à informática e microeletrônica, à telemática, à biotecnologia, aos novos materiais e à química fina estão provocando mudanças fundamentais na organização da produção, nos processos educacionais, no trabalho e emprego. Adaptado de Engº Sérgio Roberto Arruda

Trabalho e Emprego 1. Mudanças no conteúdo do trabalho 2. Mudanças nas formas de emprego Duas questões importantes emergem como resultado da globalização: resultado da globalização: Adaptado de Engº Sérgio Roberto Arruda

Uso de inovações tecnológicas nos processos produtivos Uso de inovações tecnológicas nos processos produtivos Flexibilização de produtos, de processos e de pessoas (trabalhadores multifuncionais) Flexibilização de produtos, de processos e de pessoas (trabalhadores multifuncionais) Uso de inovações tecnológicas nos processos produtivos Uso de inovações tecnológicas nos processos produtivos Flexibilização de produtos, de processos e de pessoas (trabalhadores multifuncionais) Flexibilização de produtos, de processos e de pessoas (trabalhadores multifuncionais) Engº Sérgio Roberto Arruda Conteúdo do Trabalho Adaptado de Engº Sérgio Roberto Arruda

Engº Sérgio Roberto Arruda Conteúdo do Trabalho recepcionistas, guarda livros, digitadores,arquivistas, mestres e contramestres, supervisores e gerentes médios. Diminuição de ocupações tradicionais como: Adaptado de Engº Sérgio Roberto Arruda

Engº Sérgio Roberto Arruda  Crescimento da prestação de serviços.  Exigência de maior qualificação e maior compreensão do processo produtivo total e uma grande disposição para mudanças. NOVAS FORMAS DE TRABALHO

Adaptado de Engº Sérgio Roberto Arruda Competências e conhecimentos alinhados com a necessidade das pessoas Flexibilidade Motivação para continuar os estudos O Perfil Técnico do Novo Profissional

O Perfil Humano do Novo Profissional  Confiança em si mesmo  Capacidade de conviver com pessoas de diferentes meios  Modo de vida equilibrado e saudável  Conhecimento de outras línguas  Compreensão de outros países do mundo Adaptado de Engº Sérgio Roberto Arruda

A Formação do Trabalhador para o Emprego Qualificado O exemplo da FABET

O Caminhão Escola foi criado com o objetivo de preparar motoristas de caminhões pesados e semipesados, com a finalidade de enfrentarem com maior qualificação as evoluções tecnológicas do segmento do transporte rodoviário de cargas.

Competência Técnica Custos - No transporte, direção econômica, manutenção preventiva em pneus, gestão de documentos e interpretação de mapas e guias Legislação - No trânsito, responsabilidade civil, no transporte, direção responsável Laboratórios - Mecânica Básica, refrigeração, informática básica, rastreamento e gerenciamento de risco Prática Supervisionada - Avaliação veicular, manobras, práticas nas rodovias

Competência Relacional Desenvolvimento Interpessoal - Construção de Compromisso; Escolha, compromisso e responsabilidade; Eu, eu e outro, percepção de si e do outro; Auto-estima a automotivação permanente; Marketing pessoal e atendimento ao cliente; Comunicação e Feedback; O gestor de uma unidade móvel; Plano de desenvolvimento pessoal; Gestão de qualidade no trabalho Saúde do Motorista - Ergonomia, Drogadicção, DST e Aids, Meio Ambiente, Alimentação, Primeiros Socorros, Zoossanitarismo

Em todos os campos de conhecimento, o ensino de qualidade se definirá pela formação do profissional crítico, agente transformador da sociedade, consciente de sua cidadania, capaz de enfrentar e solucionar problemas, a mente aberta para um processo contínuo de educação. Painel: O ensino, a universidade e o mundo novo, 1994 O profissional do mundo novo

É um especialista legalmente habilitado para a pesquisa e desenvolvimento de sistemas digitais que integram de forma inovadora tecnologias emergentes do setor eletrônico e que atuam na comercialização, na operação e na manutenção de tais sistemas. CEFET-SC TECNÓLOGO EM SISTEMAS DIGITAIS

CEFET-SC TECNÓLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CEFET-SC TECNÓLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL É um especialista para desempenhar atividades no setor industrial com tecnologia emergente em sistemas automatizados, com qualificação em sistemas eletromecânicos, em automação da manufatura e em controle de processos.

CEFET-SC TECNÓLOGO EM DESIGN DE PRODUTO É profissional habilitado a trabalhar no projeto de objetos, de equipamentos e de sistemas industrializáveis, da identificação da necessidade à construção do protótipo final, podendo empregar todo o conhecimento desenvolvido sobre materiais e processos de fabricação, ênfase da sua formação. Suas decisões, portanto, serão baseadas no conhecimento do ser humano, das artes e da tecnologia.

O advento das novas tecnologias da informação e da comunicação proporciona o repensar do processo ensino-aprendizagem. Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo

Interações Educacionais na Sociedade em Rede SujeitoEscolaSociedade

Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo O ensino circunscrito à sala de aula, pressupondo o domínio pelo professor de uma determinada disciplina ou área do conhecimento, avança na direção de um processo aberto de aprendizagem em que todos os atores têm oportunidades quase infinitas de acessar bases de informações e experiências que fluem de todas as partes do mundo pela rede informatizada de comunicações.

Subjetivista, porque mesmo o conhecimento coletivo se dá a partir do aprendizado individual; e social, porque o processo de comunicação que favorece o novo conhecimento pressupõe no mínimo o diálogo de duas pessoas e se enriquece exponencialmente pela interação de um número maior de atores. Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo Os avançados sistemas de ensino-aprendizagem intensificam a prática do interacionismo subjetivista e social.

O esforço interativo de aprendizagem confere caráter social à educação. O conhecimento se dá em benefício de todos. Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo

Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo Hoje o mestre convive com alunos que acessam pela televisão, pelo computador, pelo telefone, por livros, bases de informação abertas, o que torna impossível dominar todas elas. Os alunos trazem também as vivências do cotidiano.É impraticável uma só pessoa acessar o conjunto de saberes transmitidos pela tradição e pelos meios de comunicação da atualidade. Hoje o mestre convive com alunos que acessam pela televisão, pelo computador, pelo telefone, por livros, bases de informação abertas, o que torna impossível dominar todas elas. Os alunos trazem também as vivências do cotidiano. É impraticável uma só pessoa acessar o conjunto de saberes transmitidos pela tradição e pelos meios de comunicação da atualidade.

Gauthier, C. et all – Por uma Teoria da Pedagogia – UNIJUÍ Para Aristóteles, a ação é necessariamente ética. A Ética e a Pedagogia A decisão provoca a ação ética. O professor tem a responsabilidade ética dos meios. Ele deve empregar os melhores meios possíveis para levar o aluno a aprender.

A utilização didática das novas tecnologias da informação e da comunicação favorece o processo pedagógico da proposta curricular no mundo novo. É, pois, obrigação ética de uma política pública de educação ampliar as possibilidades de utilização desse poderoso meio didático. Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo

A relação de mútua aprendizagem é normalmente prazerosa, já que pressupõe participantes ativos no processo. Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo

Os jovens e as crianças de hoje são sujeitos de aprendizagem ativos e rebeldes a uma prática pedagógica unidirecionada ao aluno. Cabe então ao professor de sucesso exercer o importante papel de líder e facilitador do processo interativo de ensino - aprendizagem. Diomário Queiroz – 2005 Artigo: Uma nova escola para o novo mundo

“A construção de um sistema de educação de qualidade para todos os catarinenses, integrado e articulado em todas as modalidades de ensino, num processo de aprendizagem aberto e comprometido com o social, no qual, mais do que instruir se educa o cidadão, estimulando sua criatividade e seu espírito crítico, no contexto da pesquisa e das relações comunitárias, para construir uma vida e um mundo melhores”. Direção estratégica apontada por Jacó Anderle: Diomário Queiroz, discurso de Posse 26 de julho de 2005.

Esta palestra está disponível em: Obrigado, Diomário Queiroz Obrigado, Diomário Queiroz