POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

Apoio Integrado e Coletivo MS
Educação Permanente como estratégia de gestão
Universidade Federal de Pelotas
Residência Multiprofissional em Saúde na formação de Redes Campinas 2010.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Educação profissional:
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde
Educação Permanente em Saúde :
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Política Nacional de Humanização
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Ministério da Cultura.
EDUCAÇÃO CONTINUADA X EDUCAÇÃO PERMANENTE
Foco de Atuação: Atenção Básica
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao.
Contexto de atuação do CME
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
A Política Nacional de Humanização
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Transcrição da apresentação:

POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA-

A EDUCAÇÃO PERMANENTE Aprendizagem significativa Promove e produz sentidos Reflexão crítica para mudança nas práticas Encontro da Formação e o Trabalho Referência Necessidades de Saúde, Controle Social e Gestão Setorial Transformar práticas e organização do trabalho

EDUCAÇÃO PERMANENTE Gestão descentralizada, Ascendente, transdisciplinar Democratização institucional Desenvolver capacidade aprendizagem Formadores criativos solução problemas Trabalho em equipes matriciais Busca constante da melhor qualidade Práticas tecnológicas, éticas, humanistas

EP e a Integralidade Conceito ampliado de saúde Dimensão cuidadora dos profissionais Multiprofissional e transdisciplinar Ação intersetorial Trabalho com perfis epidemiológicos, demográficos, econômicos, sociais, culturais Conhecimento sobre a realidade Necessidades de Saúde

Complementação: O CUIDADO O Cuidar e o Curar Sustentar ao longo do tempo uma certa relação entre matéria e espírito, o corpo e a mente, moldados a partir de uma forma de vida que quer se opor à dissolução, que quer garantir e fazer valer sua presença no mundo (J. R. C. M. Ayres)

O CUIDADO Saber quem são os sujeitos de quem cuidamos e qual o seu projeto de vida. Diálogo entre a tecnociência médica e a reconstrução da vida livre e solidária CUIDAR É RECONSTRUIR voltar-se à presença do outro Otimizar a interação Enriquecer horizontes (cuidador/cuidado)

O CUIDADOR Quem são os cuidadores? UM OLHAR ATENCIOSO PARA O INDIVÍDUO que cuida: Quem são os cuidadores? Por que escolher as profissões da Saúde? Por que cuidar?

O CUIDADOR Retomar o interesse pela vida (técnica) Elo entre procedimentos técnicos e os contextos e finalidades práticas que os originam justificam Enxergar as necessidades do outro Intervenção que articule técnica e outros aspectos Estabelecer relações mais simétricas

POLOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE Instâncias de articulação interinstitucional RODAS para a gestão da EP em saúde Espaços para o diálogo e negociação Lugar de identificação de necessidades Construção conjunta de estratégias Lugar para o pensar criativo Espaço para o convívio com generosidade Dispositivo do SUS para mudanças

POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA- XX XV XII População: 5.736.286 habitantes Nº Municípios: 90

Atenção básica é estratégica POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA- Cadeia de Cuidados Progressivos Atenção básica é estratégica Importância dos ambulatórios especializados, hospitais gerais e especializados Articulação do quadrilátero: gestão, atenção, controle social e formação para enfrentar os problemas de cada equipe em seu território geopolítico de atuação Reflexão crítica- criatividade no pensar

POLESTE- 1ª OFICINA Fortalecimento do Controle Social Ampliar a capacidade de comunicação Desenvolver Estratégias de Formação Desenvolver estratégias de EP- Fortalecimento das ações

PROJETO 2005-2006 Capacitação para a gestão e educação em saúde da micro-região de Amparo Objetivo: capacitar os profissionais da rede básica de saúde para a atenção das necessidades do território e atividades educativas que potencializem a atenção integral Clientela: 240 profissionais

PROJETO 2005-2006 Curso introdutório em saúde da família Objetivo: capacitar todas as equipes de saúde da família da região Leste Paulista nos conceitos introdutórios do modelo PSF Clientela: estimados 2.500 profissionais dos 90 municípios da região

PROJETOS 2005-2006 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE – “CONSTRUINDO A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO Objetivo: Contribuir para a construção da integralidade do cuidado no âmbito da Secretaria Municipal de Campinas, através da E P discutida com os gestores das equipes locais e dos Conselhos Locais de Saúde; Clientela: 264 Gestores de serviços;

PROJETOS 2005-2006 PROJETO ONCOREDE: CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE CUIDADOS PROGRESSIVOS EM ONCOLOGIA NA REGIÃO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA Objetivo: Capacitação para a gestão de rede interinstitucional de cuidado ao câncer; Clientela: 40 gestores locais e regionais

PROJETOS 2005-2006 PROJETO ONCOREDE: capacitação das redes locais para o cuidado paliativo Objetivo: inserir as redes locais da região da DIR XX nos cuidados integrais e multidisciplinares aos pacientes oncológicos sem proposta terapêutica Clientela: 80 profissionais de nível universitário das redes locais

PROJETOS 2005-2006 PROJETO DE COMUNICAÇÃO do PEP Objetivo: -Fazer circular as informações produzidas no Pólo criação de praças de relacionamento, através de site, além de boletins, jornais, relatórios, filmes, etc. -

PROJETOS 2005-2006 CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR - 120 CURSO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA PROFISSIONAIS DAS VISAs - 40 OFICINA DE SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE DO TRABALHADOR PARA USUÁRIOS E CONSELHEIROS - 120 CURSO DE TOXICOLOGIA PARA PROFISSIONAIS DOS CRSTs DA REGIÃO- 40

PROJETO 2005-2006 CONSTRUINDO A INTEGRALIDADE E A HUMANIZAÇÃO NO SUS ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL- HORTOLÂNDIA Objetivos: - Ampliar a participação popular - Qualificar a atuação dos Conselhos de Saúde para a defesa dos SUS; Clientela: 120 Conselheiros dos três segmentos (nível local e municipal), representantes de movimentos sociais, outras pessoas interessadas;

PROJETO 2005-2006 PROJETO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DA SECRETARIA DE SAÚDE DE VÁRZEA PAULISTA Objetivo: Apropriação por funcionários, Gerentes de Unidades e Conselheiros, do Novo Modelo de Assistência e Gestão, fundamental para a implementação e construção da integralidade no SUS de Várzea Paulista - 240

PROJETO 2005-2006 FÓRUM DE EP PARA GESTORES E GERENTES MICRO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA Objetivos: Espaço compartilhado pelos gestores municipais de saúde da micro região para troca de experiências, discussão de problemas e busca de soluções, visando a integralidade e o fortalecimento das redes locais de saúde; Clientela: Secretários municipais de saúde, diretores de saúde, coordenadores de unidades básicas, coordenadores de planejamento, vigilância e áreas administrativas, conselheiros municipais de saúde. Total de 870 profissionais.

PROJETO 2005-2006 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA (UNICAMP-PUCC) Objetivos: Contribuir com a revisão do modelo assistencial, apoiando a implantação do Programa Saúde da Família e o processo de municipalização e de regionalização e hierarquização Clientela: 200 Médicos e Enfermeiros do PSf dos municípios do Pólo Leste Paulista;

PROJETO 2005-2006 CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO MUNICIPAL DE SAÚDE Objetivos: Discussão de diferentes aspectos históricos, conceituais e operacionais do SUS. Clientela: Gestores Municipais de Saúde e Equipes de Gestão. DIR XII – 80 alunos DIR XV – 40 alunos DIR XX – 40 alunos

PROJETO 2005-2006 Capacitação da equipe de enfermagem para o atendimento à Gestante Treinamento teórico e prático de equipes de enfermagem para a atenção à gestante Clientela: equipes de enfermagem da rede básica da área da DIR XV (40 alunos)

PROJETO 2005-2006 Especialização em Saúde Pública Objetivos: ampliar a capacitacidade das redes locais para o planejamento e gestão de projetos e programas, informação, vigilância, educação em saúde Clientela: 90 anualmente

PROJETO 2005-2006 Ações de Saúde Mental Objetivo: ampliar a capacidade de acolhimento das demandas por cuidado em SM em serviços especializados e rede básica. Clientela: 40 de Especialização X das outras atividades

PEP 2005-2006 Total de profissionais de saúde que terão contato com as atividades = 5204

PEP LESTE PAULISTA PERSPECTIVAS Ampliar a participação das diferentes Instituições Formadoras, de gestores, movimentos populares e trabalhadores em saúde no POLO Operar a EP nas atividades do POLO Desenvolver ações de EP que ajudem as redes locais na busca da integralidade na atenção Tutores e Facilitadores como parceiros privilegiados do POLO para viabilizar a EP na locoregião