Bioética na Formação Profissional Roberto Teixeira Mendes Disciplinas de Temas Longitudinais NUBEM / FCM-UNICAMP
Bioética / formação profissional Ética Profissional
ÉTICA Comportamento Moral (prática) Campo Disciplinar :reflexão (teoria)
ÉTICA Pressupõe responsabilidade Livre-arbítrio Consciência Decisão moral
ÉTICA PROFISSIONAL Hipócrates : aforismos Corporações de ofício Conselhos e Ordens
BIOÉTICA Potter : “Ponte para o futuro” (1970) Beauchamp e Childress :”Princípios” (1979)
BIOÉTICA : CONTEXTO Movimentos por autonomia ( 68 ) Maior consciência sobre:ciência natureza Corrida espacial Corrida armamentista Pacifismo (Vietnã) Grandes possibilidades de ampliar o bem estar/ grande potencial de infringir o sofrimento Medicina:a era dos transplantes.(Barnard) A quem transplantar? Quando remover os órgãos?
BIOÉTICA / ÉTICA MÉDICA Medicina : aprofundamento do modelo tecno-burocrático e empresarial Ensino centrado nos fenômenos biológicos / fisiopatológicos Relatos incríveis (Tuskegee 1930-70)
BIOÉTICA /MEDICINA Sobre-controle: à profissão à pesquisa à ação das instâncias reguladoras Potter:”... não podemos deixar o futuro nas mãos dos cientistas , técnicos, engenheiros ,médicos .....”.
BIOÉTICA Medida humana dos custos do progresso científico Relação adequada entre meios e fins (Franklin Leopoldo e Silva)
ÉTICA MÉDICA Relação médico-paciente Relação medicina –sociedade Relações de trabalho-emprego Relações entre colegas e destes com a equipe de trabalho
BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Apontar a complexidade Insistir na diversidade ,na compreensão do outro e na tolerância Evidenciar a provisoriedade dos padrões de julgamento moral ( ex.: reprodução assistida )
BIOÉTICA E FORMAÇÃO Diálogo da sociedade com a “práxis” das profissões Diálogo dos especialistas entre si Diálogo de diferentes campos teóricos e de trabalho em prol do desenvolvimento , com preservação da vida humana,do ambiente e das futuras gerações
BIOÉTICA e FORMAÇÃO Pergunta – É possível “ensinar” bioética ? (não a teoria , mas a “práxis” profissional engajada e fundamentada em uma bioética radicalmente humana , ampla , inclusiva , dialógica , justa e equitativa , protetora dos dependentes ,etc. .... ?)
Experiência da FCM Estratégia temática :interessar o aluno à partir de sua vivência de assuntos e situações que admitem julgamentos de valor Combinar poucas aulas com discussão de “casos” e debates em grupos de 30 alunos. Produção de textos de ao redor de 2 laudas Fornecer fundamentos p/ reflexão Bibliografia e “sites” relacionados
ESTRATÉGIA FCM Atividades semanais de 2 horas Os “Temas Longitudinais” atravessam todo o currículo,do primeiro ao sexto ano A cada momento ( ano-curricular) prioriza-se um aspecto
ESTRATÉGIA FCM 1º ano:introdução à ética filosófica ; o “Caso Holmes” ; apresentação de situações de solução complexa;ética e pesquisa;juramento de Hipócrates ; elaboração de um código de ética da turma. Revisão anual do código da turma
FCM 2º ano:introdução à bioética; temas contidos no espectro de reflexão da bioética:morte encefálica; eutanásia ; distanásia ;escolha de sexo ; transplantes ; clonagem ; aborto , etc... .
FCM 3º ano : código de ética médica ; os conselhos profissionais , sua origem e papel social ; sigilo médico ; transexualismo ; esterilização ; informação genética ; cirurgia estética ; cirurgia fetal.
FCM 4º ano:Ética Médica e BioDireito . Introdução à Medicina Legal ; Deontologia Médica. 5º ano : Ética Clínica : observação do trabalho real e das condições de atendimento.
TEMAS CANDENTES Double-standard Apropriação e patenteamento da biodiversidade Soja transgênica Conselho de Jornalismo Ordem dos Médicos Conselho Nacional de Bioética Declaração da UNESCO Decisão sobre iterrupção da gestação em anencefalia
FINALIZANDO Debate sobre a bioética é uma oportunidade do exercício interdisciplinar e transdisciplinar Há a necessidade de se discutir a ética em pesquisa em todas as áreas, pois toda e qualquer pequisa visa o controle de fenômenos naturais ou a compreensão de fenômenos humanos
FINALIZANDO OBRIGADO