Faculdade de Ciências Médicas

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Transcrição da apresentação:

Faculdade de Ciências Médicas HUMANIZAÇÃO NO ENSINO Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP Comissão de Ensino de Graduação

“Ao final do curso, o médico deverá ter uma formação geral, ser um profissional competente técnica, ética e humanisticamente; capaz de trabalhar em equipes, incorporar criticamente tecnologia e ter espírito crítico e transformador em relação ao sistema de saúde, respeitando o contexto sócio-econômico e a autonomia do paciente”

Formar um médico capaz de: Atuar como clínico geral ou especializar-se; Realizar o atendimento conforme a hierarquização de cuidados proporcinada pelo SUS a adultos, crianças e adolescentes de ambos os gêneros, em nível primário e secundário geral, incluindo as emergências mais comuns e medidas de suporte vital básico; Realizar seu aprimoramento continuado, selecionando, coletendo e analisando a informação científica pertinente à prática profissional, mantendo-se cientificamente atualizado;

Formar um médico capaz de: Atender pessoas e comunidades de forma integral, criando vínculos e se responsabilizando pelo seu paciente; Identificar riscos mais comuns para a saúde e atuar preventivamente; Incorporar o conhecimento das ciências básicas na articulação das práticas de diagnóstico, terapêutica e prognóstico;

Formar um médico capaz de: Atuar com discernimento frente à situação econômico, financeira e organizacional do sistema de saúde, levando em consideração os aspectos de custo/benefício e eqüidade Aplicar princípios éticos e humanísticos às relações com as pessoas e a comunidade, para promover a defesa da individualidade, respeitando os princípios de cidadania, visando a redução das desigualdades; Adequar criticamente a sua vida profissional aos contextos social, político e histórico vigentes, com perspectiva transformadora.

Integração básico-clínica “Célula”, “Morfofisiologia”, Neurociências”, CARACTERÍSTICAS DO NOVO CURRÍCULO Integração básico-clínica “Célula”, “Morfofisiologia”, Neurociências”, “Relação Parasita-Hospedeiro” Formação ética- Humanização – Responsabilização- Vínculo – Trabalho em Equipe “Temas Longitudinais” “Medicina e Saúde” “Ações Básicas de Saúde” “Saúde e Sociedade” “Epidemiologia e Saúde” “Atenção Integral à Saúde” Interdisciplinaridade e integração entre departamentos clínicos “Fisiopatologia Integrada” “Laboratório de Habilidades”

Módulos: “Ações de Saúde Pública” - 1º Ano CARACTERÍSTICAS DO NOVO CURRÍCULO Utilização da prática profissional como eixo articulador Inserção de alunos desde o primeiro ano na rede básica, em seus núcleos de saúde coletiva e de áreas de vigilância à saúde. Diagnósticos comunitários e projetos de intervenção Inserção na rede básica em centros de saúde e equipes PSF Módulos: “Ações de Saúde Pública” - 1º Ano “Saúde e Sociedade” – 2º Ano “Epidemiologia e Saúde” – 3º Ano “Atenção Integral à Saúde” – 4º Ano

Atenção Integral à Saúde Morfo Morfo Morfo Morfo Morfo Morfo Morfo Morfo muros muros A A A A Medicina Medicina Medicina Medicina muros muros Célula Célula Célula Célula Fisiologia I Fisiologia I Fisiologia I Fisiologia I Fisiologia II Fisiologia II Fisiologia II Fisiologia II e e e e - - - - Saúde Saúde Saúde Saúde Princípios iniciação prática ciências iniciação prática ciências iniciação prática ciências iniciação prática ciências Introdução Relação Neurociências de à Parasita atividades extra atividades extra atividades extra atividades extra Farmacologia Patologia Hospedeiro Laboratório de Habilidades I e II Bioética e Ética Médica Fisiopatologia Integrada I e II Laboratório de Habilidades Semiotécnica da Observação Clínica Semiologia e Propedêutica Atenção Clínico- Cirúrgica Integrada Internato Zero Atenção Integral à Saúde Internato I e II

4º ANO seg ter qua qui sex Área verde Atenção clínico-cirúrgica integrada Atenção integral à saúde Área verde Medicina Legal e Biodireito

Atenção Clínico-Cirúrgica Integrada 4º Ano – período da manhã 6 semanas 6 semanas 6 semanas 6 semanas 6 semanas 6 semanas Cirurgia 1 Cirurgia 2 Orl Oft DIG Neuro 18 al Psq Ort DIG Neuro 18 al Psq Ort Orl Oft Cirurgia 2 Cirurgia 1 1 Turma A Turma B Turma C DIG= dermatologia + imunologia + genética

Atenção Integral à Saúde - 4o ANO – período da tarde Modelo assistencial com consultas supervisionadas em Centros de Saúde por tutores da rede básica e docentes dos deptos de Pediatria, Tocoginecologia e Clínica Médica (6 supervisores docentes em cada área). Bloco de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Radiologia e Patologia Clínica ). Bloco de Saúde Coletiva, Saúde Ambiental e Saúde Ocupacional, inserido nas atividades programáticas das UBS e nos ambulatórios hospitalares.

Atenção Integral à Saúde 60 alunos divididos em grupos de 9 ou 10 por UBS (total de 6 unidades) 60 alunos rodiziando nos grupos de saúde coletiva, saúde ocupacional, ambiental, patologia clínica e radiologia. Revezam a cada semana e grupos de 20 alunos vão permanecer fixos na mesma UBS.

ESTÁGIO DO ALUNO NO MÓDULO “ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE” 1 2 4a. 5a. 6a. UBS /10 A1.1 D1.1 A1.2 D1.2 / 10 A2.1 D2.1 A2.2 D2.2 3 B1.1 E1.1 B1.2 E1.2 4 2.1 B2.1 E2.1 B2.2 E2.2 5 C1.1 F1.1 C1.2 F1.2 6 10 C2.1 F2.1 F1.3 C2.2 F2.2 F1.4 Pediatria Tocoginecologia Clínica P.Clinica S.O. Rad. Ambiental Área Verde S. Coletiva

Distritos de Saúde DISTRITO NORTE DISTRITO LESTE DISTRITO NOROESTE DISTRITO SUL DISTRITO SUDOESTE

Grade curricular seg ter qua qui sex Extra- muros Prática ciências Área verde T.LONGITUDINAIS

MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL INTERNATO 5º ANO PEDIATRIA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA CLÍNICA MÉDICA CIRURGIA MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL * TEMAS LONGITUDINAIS : BIOÉTICA GESTÃO DE SERVIÇOS E GERENCIAMENTO 6º ANO PEDIATRIA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA CIRURGIA ANESTESIOLOGIA CLÍNICA MÉDICA EMERGÊNCIA