-Relato de uma Experiência-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
Advertisements

X ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados Out/2012 – Imperatriz - MA Fazenda Laguna - Ce.
Exploração de Oportunidades de Mercado
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Alternativas para aumentar a produtividade na atividade leiteira
RECURSOS ALIMENTARES A PECUÁRIA.
IV – UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN)
Gerenciando o marketing
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Planejamento de Sistemas Pastoris
SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
PNQL (PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE)
CAPRINOS NO NEGÓCIO DE LEITE E DERIVADOS
X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS
AULA DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 2009
CURSO DE BOAS PRÁTICAS PECUÁRIAS
Objetivo e metodologia de trabalho
Marketing no Século XXI
A ENGENHARIA NO PROJETO
Operação Convencional
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
Repensando a logística
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
Segmento de Laticínios Alibra Ingredientes Ltda.
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
ATIVIDADE U 05 GRUPO 19U.
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
Nos trilhos do café O café surgiu na Etiópia, onde era usado
Just in time.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
PECUÁRIA BRUNO BATISTA.
Grupo Data: 03/05/2009 Responsável: Leonardo Studart Batelli 08/34343 Grupo: Larissa Lisboa Vieira Vasconcelos 07/02617 Natália Ribeiro 06/92441.
Logística Empresarial
PROJETO DO SEMESTRE – ATIVIDADE J04
Unidade 3 Estrutura da cadeia de logística
Conceitos Básicos de Estoques
UNIVERSIDADE RED JACKET.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Indicadores sociais e educacionais
A REGIÃO NORTE É ECONOMICAMENTE PROMISSORA MAS APESAR DISSO, DEVIDO SUA POSIÇÃO GEOGRÁFICA, DIVERSIDADE CULTURAL, DENTRE OUTROS, AINDA NÃO CONTA COM UMA.
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Fast Food Saudável.  Originado no sul da Califórnia na década de 40, os drives-ins tinha e intenção de oferecer comodidade aos motoristas que procuravam.
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat 2007 São Paulo de Outubro de 2007 Desafios e Mercados para a Agricultura Familiar do Nordeste e do Cerrado.
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Controle de estoque.
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
MECANISMOS PARA AUMENTAR A OFERTA DE LEITE E INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DO TRABALHO Olga Fafetine, Luisa Meque, Otília Tamele, Abdul Chimbalambala,
Iniciando na logística empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
1-Relacionando o grau de impacto e o grau de certeza em relação aos direcionadores (empresa presente na sala) Aumento da concorrência X China Aumento.
Ludmila Santana Braz Bolsista de extensão do grupo Renascer
1 M ODELO P ORTER DAS E STRATÉGIAS G ENÉRICAS Estratégia de liderança em custos/cadeia de valor Sistemas de informações gerenciais eficientes em custos.
BOVINOCULTURA DE LEITE
Micros e Pequenas Empresas
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
Oportunidade de Negócio e de Renda Extra da Herbalife venda direta, marketing multinivel A Silvana iniciou na Herbalife como consumidora, aderiu ao programa.
ECONOMIA BRASILEIRA CONCEITOS BÁSICOS
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
Desenvolvimento da Tecnologia de Leites Santa Maria, Março de 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA.
O empreendedorismo dos proprietários Fernanda e Rodrigo Bonanni, mantem a responsabilidade de mais de 10 anos à frente da indústria de queijos, fez.
Bubalinocultura MGA.
Industrialização Brasileira
Transcrição da apresentação:

-Relato de uma Experiência- FAZENDA LAGUNA AGRONEGÓCIO DO LEITE -Relato de uma Experiência- Imperatriz 24 a 26 de outubro 2012

Rebanho bubalino no Brasil O rebanho de búfalos foi o que teve o crescimento mais expressivo no país entre 2010 e 2011, com aumento de 7,8% contra 1,6% dos bovinos. (IBGE) A finalidade principal da criação de búfalos em algumas regiões é a produção leiteira. De acordo com pesquisas realizadas, o leite de búfala apresenta elevado valor nutricional devido aos excelentes níveis de nutrientes, podendo ser consumido tanto na forma in natura como na elaboração de lácteos.

Laticínios Segundo a ABCB os laticínios filiados ao programa do “Selo de Pureza” apresentaram, de 2000 a 2010, crescimento médio anual de 20% aa. O mais conhecido e nobre produto de leite de búfala é a mozzarella queijo de origem italiana que a cada dia ganha mais espaço entre os consumidores. No Norte e Nordeste já são muitos os criadores que também industrializam o leite de búfala produzindo a mozzarella, o queijo marajoara, o queijo minas frescal, a ricota, requeijão, creme de leite e outros. São produtos diferenciados que não concorrem com derivados bovinos ofertados por grandes laticínios, possibilitando assim acesso a nichos de mercado mesmo com pequena escala de produção.

Sala de processamento,salga e embalagem de queijos

Fazenda Laguna Opção pela Búfala leiteira Rusticidade: Sem serem imunes, são bem mais resistentes à maioria das enfermidades que afetam os bovinos. (retenção de placenta, mastite, doenças de cascos etc...) Quando necessário, aceitam bem alimentos mais grosseiros São economicamente longevos com alta eficiência reprodutiva, reduzindo custos c/ reposição de matrizes Produzem leite de excepcional qualidade com medias de : 18% de MS 7,6% de Gordura 4,6% de Proteína 4,8% lactose 50% + cálcio Alto rendimento industrial na produção de derivados lácteos.

Matrizes em pasto de brachiaria

Docilidade

QUEIJARIA LAGUNA Nasce um Laticínio A história começou com a ordenha das primeiras 20 matrizes Em 1992 os primeiros testes com o Queijo de Coalho Venda informal do leite “in natura” (rejeição pelo desconhecimento) Primeiro produto lacteo Queijo Minas Frescal ...........10 Kg / semana Novos produtos foram surgindo ao longo dos anos Ricota Fresca Creme de Ricota Creme de Leite Fresco pasteurizado Creme de Nata Coalhadas Requeijão Culinário Queijo Minas Frescal com orégano Etc.

Derivados lácteos

ASSESSORIA TÉCNICA Assessoria Técnica Indispensável: Desenvolvimento de produtos Controle de qualidade Monitoramento de rendimentos Identificação e eleição de produtos viáveis para o momento da empresa: Disponibilidade de matéria prima Maior rotatividade de alguns derivados lácteos Formação de mão de obra local – Rotatividade mínima: Oportunidade regionalizada Treinamento continuado Mais emprego para o município Imobilização mínima e gradual em instalações,equipamentos,transportes,etc Uso de equipamentos simplificados Adaptações de estruturas físicas Sistema de transporte otimizado

Abrindo Mercado ( ontem x hoje ) Ontem: Micro distribuição em veículo de uso pessoal,com entrega em poucos locais Hoje: Em veículos refrigerados para apoio a grandes e pequenos clientes No início, o segmento de hotéis era praticamente o único cliente Hoje,os derivados estão em, supermercados, hotéis,hospitais,sorveterias, e restaurantes. Ontem: Elegemos apenas um bairro para escoar nossa pequena produção Hoje: Estamos em toda Fortaleza,e se tivéssemos maior oferta atenderíamos outros mercados.

Mercado Hoje

MENSAGEM O bufalo é uma excelente opção para a pecuaria de leite do nordeste. Trabalhar com leite de búfala e seus derivados não é, por si só, garantia de sucesso. Eficiência, qualidade do produto e do atendimento são indispensáveis.