Fortalecimento dos sistemas nacionais de Compras Públicas ARACAJU/SE – Agosto de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Desafios e Perspectivas para as Instituições de Controle Novembro de 2008 FÓRUM AUDITORIA EM PROJETOS CO-FINANCIADOS.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Apresentação do Projeto
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Planejamento Estratégico
COMITÊS 2011 / 2012
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Belo Horizonte, Novembro 2012 Compras Públicas: indicadores para conduzir ações This presentation demonstrates the new capabilities of PowerPoint and it.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
GEFIN, Março de 2013 Fátima Cartaxo (BID/FMM). O objetivo seria propor uma Cooperação Técnica (CT) no Banco para apoiar o CONFAZ- GEFIN a desenvolver.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
A experiência do Estado de Minas Gerais
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Fortaleza – CE 08 e 09 de dezembro de 2008
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
BOATO OU AMEAÇA - Experiência do GDFAZ com a proposta do IEFE - Arranjo do Confaz - ENCAT e GEFIN com papéis mais claros - Crise de Gestão no Estado Brasileiro.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
24ª Reunião da COGEF Aracaju, 10 e 11 Ago 2014 Plataforma eleitoral do candidato André Cordeiro Gestão
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
Avaliação de Resultados – 2013
07 de Agosto de 2014 INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública III Reunião Ordinária do Consed PLATAFORMA DE GOVERNANÇA Iniciativas.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 23 e 24 de abril de 2015.
Etapa I: Formação Currículo/ perfil do público Cursos Carga horária/ curso Período Perfil dos servidores para formação e multiplicação Curso A: Instrumentos.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
MISSÃO Promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal Mapa Estratégico.
Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
O CONSAD: Funcionamento, Atividades e Articulação com o FONAC.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
A política de compras públicas no Brasil e as micro e pequenas empresas Renato Garcia Poli/USP VIII Conferencia Anual sobre Compras.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Modelo para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) Estados e Distrito Federal Brasilia, 05 de Maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Fortalecimento dos sistemas nacionais de Compras Públicas ARACAJU/SE – Agosto de 2014

Compras e Contratações Públicas: importância e profissionalização do executivo Compras e Contratações Públicas como instrumento de Política Pública Grupo de Trabalho – Qualidade do Gasto-Compras Públicas – CONSAD, CONSEPLAN e GEFIN/CONFAZ Organismo Internacional participante: BID Compras e Contratações Públicas Setor Estratégico que agrega valor ao negócio

Compras e Contratações Públicas  Adaptação da estratégia de implementação considerando as características, potencialidades e restrições locais;  identificação de perfis profissionais necessários e desenvolvimento de mecanismos de capacitação, inclusive para o perfil lideranças;  construção de uma rede de cooperação entre os estados, visando ao intercâmbio de experiências e práticas inovadoras de gestão;  intensificação do uso de TI orientadas para transparência na gestão, melhoria nas relações com o cidadão e modernização administrativa..  Adaptação da estratégia de implementação considerando as características, potencialidades e restrições locais;  identificação de perfis profissionais necessários e desenvolvimento de mecanismos de capacitação, inclusive para o perfil lideranças;  construção de uma rede de cooperação entre os estados, visando ao intercâmbio de experiências e práticas inovadoras de gestão;  intensificação do uso de TI orientadas para transparência na gestão, melhoria nas relações com o cidadão e modernização administrativa.. Considerando que, o fortalecimento e/ou realinhamento necessário das iniciativas bem-sucedidas na área de contratações públicas exige:

 Objetivo do Grupo: Internalizar e disseminar o conceito de qualidade do gasto público nos Estados utilizando-se das redes do GEFIN/CONFAZ, CONSAD e CONSEPLAN.  Compras públicas é um eixo central na discussão de qualidade do gasto - avanços e inovações nos Estados. Por onde começar? Diagnóstico e Formação de Recursos Humanos Compras e Contratações Públicas

Plano de Trabalho: Formação de Recursos Humanos - Parceria ENAP e SLTI/MP, programa em duas etapas: Formação de Recursos Humanos

Quadro de Adesão ao Programa de Capacitação ENAP em Gestão de Compras Públicas:.InstituiçãoUF NomeAdesão 01Escola de Governo de AlagoasALKatia Costasim 02Escola de Governo do CearáCEFilomena Neivasim 03 Escola de Governo Henrique Santillo GOLiliane Morais Batista de Sásim 04Escola de Governo do MaranhãoMA Carlos Henrique Ribeiro Paixão sim 05Escola de Governo do ParáPARuy Martini Santos Filhosim 06Escola de Governo do ParanáPRFrancine Wosniaksim 07 Escola de Governo do Rio Grande do Norte RN Maria do Socorro Ferreira de Souza sim 08 Escola de Governo do Rio Grande do Sul RSSandra Bitencourtsim 09 Escola Fazendária do Estado de São Paulo SPEric Bernardini de Andradesim 10Escola de GovernoDFJaqueline Filgueirasim Formação de Recursos Humanos

 Questionário sobre modus operandis e identificação de boas práticas junto aos gestores de compras.  Temas Estratégicos a serem analisados mediante o resultado da pesquisa:  Termos de Referência;  Editais padronizados;  Preços de Referência;  Cadeia de suprimentos;  Gestão de contratos;  Inteligência nas compras (Big Data);  Total Operational Cost (TOC);  Avaliação de Fornecedores  Fomento de pequenas e médias empresas. Questionário sobre modus operandis

Práticas de Destaque a serem mapeadas: Centralização da licitação de itens volumosos ou especializados Centralização da descrição dos itens Banco de Preços Rede de Pregoeiros Níveis de revisão Revisão de documentos via sistema Cursos de Formação – ex: Elaboração de Termos de Referência Questionário sobre modus operandis

 Marco regulatório de compras estaduais: Objetivo: Indicar as leis e normas estaduais mais relevantes e/ou inovadoras para as contratações públicas.  Dados do Órgão Central de Contratações: Objetivo: Levantar informações gerais da entidade responsável pelas compras governamentais no Estado.  Competências do Órgão Central: Objetivo: Identificar as competências do órgão central.  Indicadores do Estado: Objetivo: Levantar macro indicadores para uma adequada interpretação das estatísticas. Estrutura do Questionário - Blocos

 Abrangência do Sistema Estadual de Contratação: Objetivo: Dimensionar as contratações que se realizam no Sistema Estadual de Compras.  Estatísticas do sistema eletrônico estadual de compras: Objetivo: Identificar a dinâmica de contratação anual no sistema estadual que permita a comparabilidade com sistemas similares.  Plataforma eletrônica Objetivo: Obter mais detalhes da plataforma informatizada e sua gestão. Estrutura do Questionário - Blocos

 Registro de fornecedores: Objetivo: Obter informação sobre o processo de registro de fornecedores do Estado.  Sistema de Catalogação de Materiais e Serviços: Objetivo: Obter informação sobre o Sistema de Catalogação de materiais e serviços.  Capacitação de usuários: Objetivo: Obter informação sobre a carreira dos executivos de compras e sobre a capacitação de servidores e fornecedores.  Aplicação de Políticas Públicas Objetivo: Identificar as diferentes políticas públicas utilizadas pelos Estados. Estrutura do Questionário - Blocos

 Micro Empresas e Empresas de Pequeno porte: Objetivo: Obter informações sobre a participação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e as políticas de fomento para sua participação nas Compras Governamentais.  Contratações Sustentáveis: Objetivo: Identificar politicas estatais e/ ou programas para incentivo às compras públicas sustentáveis. Estrutura do Questionário - Blocos

Próximos passos e datas  Envio do questionário via CONSAD 08/08/2014;  Data final para retorno dos questionários 30/08/2014;  Analise e consolidação dos resultados ate Novembro 2014;  Apresentação do estudo e resultados reunião Novembro do CONSAD;  Contato para resposta dos Estados:  Envio do questionário via CONSAD 08/08/2014;  Data final para retorno dos questionários 30/08/2014;  Analise e consolidação dos resultados ate Novembro 2014;  Apresentação do estudo e resultados reunião Novembro do CONSAD;  Contato para resposta dos Estados: