O Texto Dramático A Representação Teatral A Comunicação Verbal Paulo Neto
Competências Reflectir sobre a comunicação verbal- Compreender os actos linguísticos e os contextos em que são realizados- Alargar conhecimentos sobre o texto dramático e a representação teatral- Desenvolver as competências comunicativas dos alunos- Compreender uma peça de Teatro-
O que é o Teatro? Uma arte que consiste, entre outros aspectos, na representação do real através da imitação - de gestos expressões, sentimentos, atitudes e situações , através de linguagem não verbal e linguagem verbal oral- ACTOS DE FALA - relacionados com um determinado CONTEXTO SITUACIONAL.
A comunicação Verbal Implica a presença de um LOCUTOR, de um INTERLOCUTOR e/ou de um OUVINTE Facilmente entenderás quem em cada representação teatral desempenha tais papéis Comunicar verbalmente é utilizar um suporte (voz, papel) para exprimir ideias / intenções / estados através de um canal de comunicação.
Enunciação A comunicação verbal realiza-se através de actos de fala a própria actualização da língua em discurso (no texto dramático correspondem à fala das personagens entre elas e /ou com o público) Nestes actos existem referências relativas ao locutor e ao interlocutor, ao tempo e espaço da enunciação, as coordenadas enunciativas possibilitam-nos a identificação e a localização dos participantes na comunicação, podendo, no texto dramático, coincidir com as didascálias , texto secundário já do tipo instrucional, (e não conversacional) que apresenta indicações de movimentação cénica,
Actos de Fala Actos de fala - quaisquer frases que realizem um dos três actos que se seguem: Acto locutório - palavras e frases Acto ilocutório - intencionalidade de cada frase Acto pré-locutório - os efeitos produzidos por essa frase junto do interlocutor
Interacção Comunictiva A interacção comunicativa num texto dramático progride através de uma sucessão de actos de fala (sucessivamente pré- locutórios e ilocutórios), conforme locutor e interlocutor gerem o contexto situacional, ou conflito. Os actores deverão saber actuar imitando os diversos tons (ameaça, aviso, objecção, crítica, expressão de sentimentos, promessa, compromisso, etc).
Universo de Referência Em cada acto de comunicação ou num conjunto de actos (como numa peça de teatro) existe um universo de referência, ou seja, objectos da realidade extra-linguística usados em determinado contexto situacional. Em O Auto da Barca do Inferno , por exemplo, a palavra “Barcas” não se refere ao meio de transporte corrente. No contexto situacional da peça “julgamento das almas” a palavra indica sentença (barca do paraíso ou barca do céu)
M o d a l i d a d e s do Texto Dramático No texto dramático, ou dialogal-conversacional, temos o texto em si que constitui o DISCURSO DAS PERSONAGENS e as chamadas INDICAÇÕES CÉNICAS ou DIDASCÁLIAS , texto já injuntivo- instrucional, com as coordenadas enunciativas directas através das quais ficamos a conhecer o espaço e o modo como a personagem deve agir. (Estas surgem sempre entre parênteses e em itálico)
Discurso das Personagens Diálogo (locutor e interlocutor comunicam entre si através de uma interacção discursiva baseada em actos de fala, com uma determinada cadeia de referência) Monólogo (produção verbal na ausência directa de interlocutor – mas com um um interlocutor virtual no próprio sujeito da enunciação) Apartes (a personagem faz comentários directamente para o público, que assim passa de ouvinte a interlocutor passivo)
T e x t o D r a m á t i c o Para que haja teatro tem de haver um determinado TEXTO DRAMÁTICO, ou seja uma peça escrita e destinada a ser representada por actores.
Q u e é o T e x t o D r a m á t i c o ? Tem como finalidade ser representado As falas, ou actos de enunciação ocorrem directamente sem narrador Apresenta personagens (locutores) que interagem com outras (interlocutores) na presença do público, aqui (ouvintes / leitores) Refere-se normalmente a um curto espaço de tempo na vida destas – predominam elementos deíticos: eu, tu, aqui, agora, isto, assim, indicando que a acção decorre em directo Tem pouca variedade de espaços e um espaço/tempo limitado Apresenta um universo de referência na base da intriga que ao evoluir cria a acção É escrito por um Dramaturgo
E s t r u t u r a I n t e r n a d o T E X T O D R A M Á T I C O Situação inicial Conflito Desenlace . apresentação das personagens e da intriga bem como de todos os antecedentes, através de coordenadas enunciativas: quem, onde, o quê, para quê... .o desenvolvimento da acção ou interacção discursiva com uma sequência de peripécias (actos locutórios, ilocutórios e pré- locutórios) até se chegar ao ponto culminante do conflito . O resultado final da interacção discursiva entre as forças oponentes e adjuvantes do conflito. O destino final de cada personagem
Estrutura externa do TEXTO DRAMÁTICO A C T O * (grande divisão do texto dramático que decorre num mesmo espaço) C E N A (divisão do ACTO determinada pela saída ou entrada de personagens) * não confundir com acto de fala
Texto Teatral Designa o texto dramático no momento em que é representado por actores, no palco de um teatro, transformando-se assim em ESPECTÁCULO – é a COMUNICAÇÃO VERBAL ORAL O palco vem a ser o espaço de representação onde se encontra o cenário da peça Tragédias, comédias, farsas, autos e tragicomédias são exemplos de peças de teatro
A REPRESENTAÇÃO TEATRAL P ú b l i c o A c t o r e s ACÇÕES PAPÉIS ACTUAÇÃO ouvir em silêncio principal, secundário ou figurante Desenvolta / tensa aplaudir ovacionar oponente, adjuvante, coadjuvante versátil /estática apupar cómico / trágico satírico /ridículo expressiva /inexpressiva vaiar grandíloquo adequada / inadequada
Comunicação verbal / Texto teatral Em suma, a comunicação verbal (oral ou escrita) faz-se através de locutores e interlocutores, que estabelecem entre si relações expressivas, declarativas, directivas, compromissivas ou assertivas, e que produzem um discurso mais ou menos coerente, face a um dado universo de referência (aquilo de que se fala), num dado contexto situacional (o que une e separa os falantes). Ora, o teatro é exactamente o espelho fiel de todas as interacções possíveis entre dois ou mais falantes, as personagens. O texto dramático é comunicação verbal escrita. O texto teatral é a comunicação não verbal e verbal oral.
O ESPAÇO “TEATRO” PALCO CENÁRIO BASTIDORES CAMARINS PLATEIA BOCA DE CENA CORTINA
F U N Ç Õ E S Actor / actriz Encenador Cenógrafo Aderecista Figurinista Caracterizador Contra-regra Luminotécnico Sonoplasta Ponto
ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era representado em honra de DIONÍSIO (Deus grego do vinho, da embriaguez, da colheita e da fertilidade).
Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes. O T E A T R O G R E G O Os teatros eram auditórios ao ar livre. O teatro era considerado parte da educação de um grego. Durante os festivais e representações, a vida parava em Atenas. Autores gregos: Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes.
G I L V I C E N T E (1465? - 1537?) Quem é o Dramaturgo que é considerado o pai do Teatro Português – autor de autos e farsas, uma das quais estudamos no 9º ano? (Auto da Barca do Inferno – 1517)
A l m e i d a G a r r e t t (1799 - 1854) Um dos maiores vultos da cena literária portuguesa – representante do Romantismo, poeta, romancista, autor da divertida comédia de enganos que vamos agora estudar: Falar Verdade a Mentir
Análise do Universo de Referência da Peça Falar Verdade a Mentir - Leste a peça em casa e na aula. Vamos verificar os elementos que conseguiste reter. Assinala a opção correcta NA FOLHA QUE TE VAI SER DISTRIBUÍDA. .Tens 5 minutos. No final poderás consultar a peça e corrigir-te.
Qual será o universo de referência de Falar Verdade a Mentir? o casamento em perigo? V ou F ? o próprio universo referencial? V ou F ? dificuldades de comunicação? V ou F? a incoerência dos próprios actos de enunciação? V ou F? a enunciação de realidades extra- textuais de origem duvidosa? V ou F? o conflito de duas famílias? V ou F?
Contexto Situacional da 1ª Cena (Esquema de análise válido para qualquer outra cena) Quem fala A quem fala Circunstâncias extralinguísticas referidas Princípio de cooperação Saber compartilhado entre os falantes Deixis (identidade do eu, aqui, agora ) Força ilocutória: o objectivo comunicativo dos falantes Princípio da cortesia / Formas de tratamento Máximas conversacionais (qualidade, quantidade, relevância e modo do que se diz) Níveis de língua
Vamos analisar o contexto situacional de cada cena em grupos de trabalho Consulta a grelha anexa, onde constam os instrumentos de análise, bem como as cenas que deverás trabalhar. Bom Trabalho!
Espero que tenhas percebido a relação entre a comunicação verbal e o texto dramático / teatral ! Material fornecido: Peça de Teatro - Ficha de Verificação - Ficha de análise - Ficha de orientações de trabalho