SUMÁRIO 1. ESTRUTURA DA ESCOLA 2. PANORAMA DO PODER JUDICIÁRIO 3. RECRUTAMENTO DE JUIZES DO TRABALHO 4. SISTEMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 5. ATIVIDADES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Advertisements

Comissão de Educação dos Profissionais
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Apresentação do Projeto
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Administração Organizacional
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Questionário de Avaliação Institucional
Ministério da Educação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Monitoria GDI Aula Prática
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Escola de Administração Judiciária
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – ESMAGIS-MT
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO MARANHÃO PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS (Eixos da Formação)
PLENÁRIA FINAL.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Secretaria da Educação
- CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE: - CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO: RESULTADO DA PROVA ORAL DIVULGADO EM 20 DE MARÇO DE TOTAL.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.
Salas de Matemática.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
P ODER J UDICIÁRIO D O E STADO DE M ATO G ROSSO DO S UL.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
QUALIDADE DO JUDICIÁRIO
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Banco de dados em aplicativos WEB Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Homenagem aos Magistrados Vitaliciandos, desejando a todos um excelente regresso à Jurisdição Trabalhista. Esperamos que os ensinamentos recebidos durante.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Planejamento Estratégico A Governança Judiciária - Desafios para 2020
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Direito Eleitoral – módulo I
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
3ª REUNIÃO DE ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE
Poder Judiciário O Poder Judiciário é incumbido da função jurisdicional, ou seja, da função de fazer justiça. A independência do Judiciário é uma necessidade.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL II
 .
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL 22/9/2015 Responsável pela apresentação:
Administração do TRT - 3ª Região Presidente: Desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa Vice-Presidente Judicial: Desembargador Caio Luiz de A. Vieira.
ESCOLA DE MAGISTRADOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA 3ª REGIÃO - EMAG
PODER JUDICIÁRIO.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PODER JUDICIÁRIO PROFA. MARIA TERESA CASADEI DIREITO CONSTITUCIONAL II.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS DO TRABALHO

SUMÁRIO 1. ESTRUTURA DA ESCOLA 2. PANORAMA DO PODER JUDICIÁRIO 3. RECRUTAMENTO DE JUIZES DO TRABALHO 4. SISTEMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 5. ATIVIDADES DA ENAMAT 6. DIRETRIZES GERAIS DA FORMAÇÃO 7. CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL 8. CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA 9. CURSOS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES 10. CONHEÇA A ENAMAT

1.ESTRUTURA DA ESCOLA Diretor Ministro Antônio José de Barros Levenhagen Vice-diretor Ministro João Batista Brito Pereira Conselho Consultivo Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi Ministro Renato de Lacerda Paiva Ministro Lelio Bentes Corrêa Desembargador Lorival Ferreira dos Santos - TRT 15ª Região Desembargador José Roberto Freire Pimenta - TRT 3ª Região Juiz Giovanni Olsson - Vara do Trabalho 12ª Região Subsecretária Administrativo-Acadêmica Denimar Ferreira de Menezes Noronha

2. PANORAMA DO PODER JUDICIÁRIO CNJ STF STJ 26 TJs Varas Estaduais 5 TRFs Varas Federais STM Auditoria Militar TSE 26 TREs Juízes Eleitorais TST 24 TRTs Varas do Trabalho JUSTIÇAS ESTADUAIS JUSTIÇAS FEDERAIS

2.1. Justiças Estaduais “MINISTROS” “DESEMBARGADOR ESTADUAL” PRINCIPAIS MATÉRIAS: - FAMÍLIA “JUIZ DE DIREITO” - HERANÇA “JUIZ SUBSTITUTO” - CONTRATOS - CRIMES (ESTADUAIS) - TRIBUTOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS STJ 26 TJs Varas Estaduais

Justiça Federal Comum 33 ” MINISTROS” “DESEMBARGADORES PRINCIPAIS MATÉRIAS: FEDERAIS” -ADMINISTRAÇÃO (UNIÃO) - CRIMES(NACIONAIS E INTERNACIONAIS) -TRIBUTOS FEDERAIS - SEGURIDADE SOCIAL “JUIZ FEDERAL” “JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO” STJ 5 TRFs Varas Federais

2.2. Justiças Federais JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA MILITAR FEDERAL JUSTIÇA FEDERAL COMUM

Justiça (Federal )do Trabalho 27 “MINISTROS” “DESEMBARGADORES FEDERAIS DO TRABALHO” PRINCIPAIS MATÉRIAS: - RELAÇÃO DE EMPREGO “JUIZ DO TRABALHO TITULAR” - VÁRIAS OUTRAS RELAÇÕES DE TRABALHO “JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO” - SINDICATOS TST 24 TRTs Varas do Trabalho

3. RECRUTAMENTO DE JUÍZES DO TRABALHO CONCURSO PÚBLICO (5 FASES) PROVA DE TÍTULOS PROVA ORAL PROVA DE SENTENÇA PROVA DISSERTATIVA PROVA OBJETIVA

4. SISTEMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO ENAMAT 24 ESCOLAS JUDICIAIS

5. ATIVIDADES DA ENAMAT Para atender aos objetivos, essas são as principais atividades: 1. CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL 2. CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA 3. CURSOS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES 4.OUTROS EVENTOS DE ESTUDO E PESQUISA 5. COORDENAÇÃO NACIONAL DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PROMOVIDAS PELAS ESCOLAS REGIONAIS PARA A QUALIFICAÇÃO DO MAGISTRADO

6. DIRETRIZES GERAIS DA FORMAÇÃO 6.1. Princípios da Formação 6.2. Saberes do Magistrado 6.3. Objetivos da Formação 6.4. Eixos Temáticos da Formação

6.1. Princípios da Formação A formação dos Magistrados do Trabalho, do ponto de vista metodológico, está fundada nos seguintes princípios básicos: a) Sistematicidade e progressividade da aquisição e aplicação prática dos saberes da formação no exercício profissional; b) Acessibilidade plena, pelos Magistrados, aos instrumentos e às oportunidades de formação; c) Democratização interna e transparência, nas Escolas, dos processos de construção, gestão e compartilhamento dos saberes do exercício profissional; (Cont.)

6.1. Princípios da Formação Respeito pleno à liberdade de entendimento e de convicção do Aluno-Magistrado em todo o itinerário formativo, entendido desde o planejamento pedagógico até a avaliação; e) Caráter profissionalizante e institucional dos elementos e processos formativos; Integração sistêmica das unidades de formação em torno dos objetivos comuns; (Cont.)

6.1. Princípios da Formação g) Compartilhamento de ações e decisões de formação entre Tribunais e Escolas Judiciais das respectivas Regiões; h) Postura ativa e interativa dos Alunos-Magistrados no processo de aprendizagem com o privilégio para técnicas de ensino dialógicas, participativas e de compartilhamento de saberes, práticas e experiências; i) Inserção tutelada, individualizada e progressiva no meio ambiente profissional e nas atribuições funcionais do cargo.

6.2. Saberes do Magistrado - SOCIOLÓGICOS - TÉCNICO-JURÍDICOS - ADMINISTRATIVOS - PSICOLÓGICOS - DEONTOLÓGICOS - OUTROS CONHECIMENTOS ATITUDES HABILIDADES

6.3. Objetivos da formação Consolidar e complementar os conhecimentos teóricos na perspectiva das necessidades práticas da aplicação do direito na atividade jurisdicional (conciliação, instrução e efetividade de decisões); Promover o domínio da metodologia jurídica no tratamento jurisdicional de casos práticos; Promover o estudo e reflexão da deontologia profissional e as relações interpessoais; Propiciar o conhecimento básico das tecnologias de informação, de comunicação e de administração gerencial da atividade judiciária; Desenvolver a capacidade de estruturação lógica, de argumentação e de convencimento na prolação de decisões.

6.4. Eixos Temáticos da Formação CONTEÚDO OCUPACIONAL CONCRETO DO MAGISTRADO -Argumentativo-discursivo -Jurídico-diquelógico -Jurídico-deontológico -Político-institucional -Administrativo-funcional -Jurisdicional-trabalhista -Jurídico-trabalhista -Socio-interativo -Socio-psicológico -Profissional-formativo EIXO TEÓRICO-PRÁTICO DE COMPETÊNCIAS GERAIS EIXO TEÓRICO-PRÁTICO DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

7. CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL 7.1. Ingresso na Formação Inicial 7.2. Estrutura da Formação Inicial 7.3. Objetivo da Formação Inicial 7.4. Disciplinas Básicas

7.1. Ingresso na Formação Inicial POSSE APROVADOS NO CONCURSO MATRÍCULA AUTOMÁTICA JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO ETAPA DO VITALICIAMENTO ALUNO-JUIZ

7.2. Estrutura da Formação Inicial Módulo Nacional (Res. TST 1158/06) Módulo Regional (Res. Enamat 01/08) ENAMAT Escolas Judiciais Regionais (diretamente ou convênio) NO MÍNIMO, 4 SEMANAS INICIAIS NO MÍNIMO, 60 DIAS INICIAIS + ATIVIDADES FORMATIVAS SEMESTRAIS

7.3. Objetivo da Formação Inicial FORMAÇÃO ACADÊMICA DE DIREITO FORMACÃO PROFISSIONAL PARA O EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA TECNICAMENTE CORRRETA CNICAMENTE CORRRETA MPO RAZOÁVEL PRESTACÃO JURISDICIONAL TECNICAMENTE CORRETA JUSTA EM TEMPO RAZOÁVEL

TÉCNICA DE DECISÃO JUDICIAL ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA 7.4. Disciplinas Básicas DISCIPLINAS BÁSICAS DEONTOLOGIA PROFISSIONAL APLICADA TÉCNICA DE DECISÃO JUDICIAL SISTEMA JUDICIÁRIO LINGUAGEM JURÍDICA ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA TÉCNICA DE JUIZO CONCILIATÓRIO PSICOLOGIA JUDICIÁRIA TEMAS ATUAIS RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE E A MÍDIA LABORATÓRIO JUDICIAL EFETIVIDADE DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

8. CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA OBJETIVOS: Propiciar o intercâmbio pessoal e profissional dos Magistrados; Adquirir novas competências profissionais; Desenvolver e aprofundar as competências já adquiridas.

9. CURSOS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES OBJETIVOS: Formar instrutores de Escolas Judiciais; Formar gestores de Escolas Judiciais; Formar outros profissionais de ensino (conteudistas, tutores, etc.); Difundir metodologia de ensino de formação profissional.

10. CONHEÇA A ENAMAT

www.enamat.gov.br enamat@enamat.gov.br FIM www.enamat.gov.br enamat@enamat.gov.br MUITO OBRIGADO!