Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa e-mail: fbranco@feg.unesp.br Página.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distribuição Binomial
Advertisements

Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
Algoritmos para Geração de Variáveis Aleatórias
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E EXERCÍCIOS – CAP. 4
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica II período 19/04/2011.
Estatística Aula 15 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística Aula 01 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 9 - Estimação de Parâmetros por Intervalo
Estatística 5 - Variáveis Aleatórias Unidimensionais
Comparação de Médias de Duas Populações
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
Estatística 8 - Distribuições de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Contínuas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Página da FEG: Estatística 1 - Introdução Prof. Fernando Branco Página da FEG:
Estatística Unidimensionais 4 - Variáveis Aleatórias
Página da FEG: Estatística Testes de hipóteses acerca dos parâmetros
Estatística 2 – Estatística Descritiva Prof. Antonio Fernando B. Costa
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
MB-711 Fundamentos de Tratamento de Incertezas
Capítulo 4 Distribuições de Probabilidade
Aula 25/04/08 Maiores detalhes: ufpr
Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
Variáveis Aleatórias Contínuas
Noções de Simulação O cálculo de probabilidades e valores esperados nem sempre pode ser feito analiticamente. Frequentemente, recorre-se a modelos de simulação.
Estatística Aplicada (Aula 3)
Principais Modelos Contínuos
Profa. Maria Ivanilde S. Araújo
Aproximação da binomial pela normal
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
Variáveis aleatórias Uma variável aleatória, X, é uma função que associa um valor numérico aos possíveis resultados de um experimento probabilístico.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010 Camilo Daleles Rennó
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Distribuições Discretas Camilo Daleles Rennó
VALORES ESPERADOS.
FUNÇÃO CARACTERÍSTICA
Distribuições discretas
Distribuições de Probabilidades
Exponential Random Graph Models
Distribuição de Probabilidades
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
Variáveis Aleatórias Discretas-II-1; Função de Distribuição de X
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Soluções Analíticas para Distribuições Discretas na GSPN César Augusto L. Oliveira
Variáveis Aleatórias O cálculo de probabilidades é mais expedito quando a cada acontecimento corresponde um número. Uma variável aleatória, X(.) é uma.
Variável Aleatória Discreta Unidimensional
Distribuições de probabilidade
Inferência Estatística
A probabilidade de X tomar um dado valor é zero. Calcula-se a probabilidade de X estar dentro de um intervalo. Função de densidade 1. f(x) ≥ 0 +  2. 
Distribuições de Probabilidades. Qual o objectivo da Estatística? Estudar conjuntos de indivíduos (não necessariamente pessoas) com características comuns.
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
3. Distribuições de probabilidade
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
Aproximação da binomial pela normal
Estatística Teste de Aderência Prof. Antonio Fernando Branco Costa
Variáveis Aleatórias e Principais Modelos Discretos VICTOR HUGO LACHOS DAVILA AULA 6-8:
Profa. Rossana Fraga Benites Distribuição Binomial de Probabilidade.
Modelos Teóricos Contínuos de Probabilidade
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Teorema do Limite Central Camilo Daleles Rennó
Experimento Aleatório Experimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incertoExperimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incerto.
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 4a. Aula – Distribuições de Probabilidade - Discretas.
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade (Extra) Camilo Daleles Rennó
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade Camilo Daleles Rennó
Transcrição da apresentação:

Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa e-mail: fbranco@feg.unesp.br Página da FEG: www.feg.unesp.br/~fbranco

Principais Distribuições de Probabilidades Distribuição Equiprovável Distribuição de Bernoulli Distribuição Binomial Distribuição Geométrica Distribuição de Pascal Distribuição Hipergeométrica Distribuição Multinomial Distribuição de Poisson

Distribuição Equiprovável Todos os possíveis valores da Variável Aleatória tem a mesma Probabilidade de ocorrer n valores Para valores equi-espaçados (a diferença entre os valores é constante e igual a h), tem-se: Exemplo 1(valores equi-espaçados): Exemplo 2 (valores não equi-espaçados):

Distribuição de Bernoulli “sucesso” Experimento “fracasso” Seja X: variável aleatória com possíveis resultados: X = 1 se o resultado for um sucesso X = 0 se o resultado for um fracasso p: probabilidade de ocorrer sucesso q: probabilidade de não ocorrer sucesso (fracasso) P(X) = q = 1-p para x = 0; p para x = 1; 0 para x  0 ou x  1 E(X) = p 2(X) = p.q

Distribuição Binomial Condições do experimento: (1) ter um número n , fixo de repetições independentes (2) cada repetição tem Distribuição Bernoulli: “sucesso” ou “fracasso” (3) Probabilidade p de sucesso é constante Seja X: variável aleatória Binomial n: número de repetições k: número de sucessos; k=0,1,...,n P(X=k): probabilidade de k “sucessos” em n repetições Onde: E (x) = n.p 2 (x) = n.p.q

Distribuição Binomial Um vendedor visita sempre 5 casas por dia, no intuito de vender um determinado produto. Sabendo-se que a probabilidade de uma dona de casa comprar tal produto é de 20% e que o lucro por produto vendido é de 12 reais, pergunta-se: a) Qual o lucro esperado ao final de um dia? p=0,20: probabilidade de vender o produto (sucesso) q=0,80: probabilidade de não vender o produto (fracasso) Portanto:

Distribuição Binomial Um vendedor visita sempre 5 casas por dia, no intuito de vender um determinado produto. Sabendo-se que a probabilidade de uma dona de casa comprar tal produto é de 20% e que o lucro por produto vendido é de 12 reais, pergunta-se: a) Qual o lucro esperado ao final de um dia? p=0,20: probabilidade de vender o produto (sucesso) q=0,80: probabilidade de não vender o produto (fracasso) E (x) = n.p=5.0,2=1 E (L) = 1.12=12 P(X=k)=DISTR.BINOM(k;n;p;FALSO)

Distribuição Geométrica Repetição de um experimento com distribuição de Bernoulli (sucesso ou fracasso) até obtenção do primeiro sucesso. Condições do experimento: repetições independentes mesma probabilidade de sucesso p P(X=k+1) = DIST.BIN.NEG(k;1;p)

Distribuição Geométrica Um vendedor visita um número grande de casas, no intuito de vender um determinado produto. Sabendo-se que a probabilidade de uma dona de casa comprar tal produto é de 20%, pergunta-se: b) Qual a probabilidade do vendedor vender o primeiro produto na terceira casa visitada? p=0,20: probabilidade de vender o produto (sucesso) q=0,80: probabilidade de não vender o produto (fracasso) c) Sabendo que nas duas primeiras casas o vendedor não vendeu nenhum produto, qual a probabilidade dele vender na terceira casa visitada? Portanto: Propriedade:

Distribuição de Pascal Repetição de um experimento com distribuição de Bernoulli (sucesso ou fracasso) até obtenção do r-ésimo sucesso. Condições do experimento: provas independentes mesma probabilidade de sucesso p r-ésimo sucesso ocorre na k-ésima tentativa k-1 tentativas anteriores houve r-1 sucessos Daí Para:

Distribuição de Pascal Um vendedor visita um número grande de casas, no intuito de vender um determinado produto. Sabendo-se que a probabilidade de uma dona de casa comprar tal produto é de 20%, pergunta-se: d) Qual a probabilidade do vendedor vender dois produtos, coincidindo do segundo produto ser vendido justamente na quinta casa visitada? p=0,20: probabilidade de vender o produto (sucesso) q=0,80: probabilidade de não vender o produto (fracasso) P(X= k+r) = DIST.BIN.NEG(k;r;p)