O QUE É SIX SIGMA. O QUE É SIX SIGMA Discutindo os Mitos “Six Sigma é a última novidade em qualidade.” Na realidade este é um processo de gestão de.

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Transcrição da apresentação:

O QUE É SIX SIGMA

Discutindo os Mitos “Six Sigma é a última novidade em qualidade.” Na realidade este é um processo de gestão de negócios, que integra a qualidade como um de seus indicadores mais importantes. “Six Sigma é um método para solução de problemas.” O Six Sigma realmente usa uma metodologia para solução de problemas, conhecida como DMAIC, mas esta é apenas um de seus elementos.

Discutindo os Mitos “O Six Sigma é algo da manufatura, sem aplicação na engenharia, finanças, RH. etc.” Não é verdade. Muitos de nossos melhores projetos vem de áreas não manufatureiras, incluindo Engenharia, Contabilidade, Recursos Humanos, Relações Públicas, Vendas, PC&L, etc.

Então, o que é Six Sigma? Uma Estatística Uma Filosofia de Gestão Menos de 3.4 Defeitos por milhão de oportunidades Uma Filosofia de Gestão Defeitos são dispendiosos Menos defeitos = Menor custo + Maior lealdade do cliente Baixo Custo + Alto Valor = Resultados Financeiros Devemos alcançar um nível de Qualidade Competitiva Um Processo DMAIC – Melhora os processos existentes DFSS – Projeta processos novos, livres de defeitos

Qualidade Competitiva Você está determinando com qual piloto da empresa aérea você prefere voar; Piloto A ou Piloto B. Todas as condições são idênticas, exceto a existência de dois pilotos diferentes. O Piloto A aterrisa dez vezes consecutivas dentro dos limites da pista (atende a especificação). A 2 A 10 A 5 A 6 A 3 A 9 A 4 A 1 A 8 A 7

Qualidade Competitiva O Piloto B também aterrisa 10 vezes consecutivas dentro dos limites da pista. B 6 B 10 B 3 B 9 B 5 B 2 B 1 B 7 B 4 B 8 Com qual piloto você prefere voar? A escolha óbvia é o Piloto B. Qualidade: Uniformidade do Produto/Processo ao redor de um valor alvo

Como é um Programa Six Sigma? Plano de Negócio Corporativo Indicadores Corporativos Objetivos Corporativos Staff Corporativo Champions Deployment Champion Medições de Desempenho Objetivos para o Six Sigma Plano de Comunicação Indicadores da Planta/Área Staff da Planta/Área MBB Comitê de Six Sigma Objetivos da Planta/Área Metas (Savings) Plano Operacional (Projetos) Plano de Comunicação Medições Sponsors BBs Process Owners GBs Membros do Time

Quem são estas pessoas? Green Belt: Black Belt: 5 dias de treinamento Focado no DMAIC Membro dos times em tempo parcial Black Belt: 4 a 6 semanas de treinamento Normalmente, possui alto conhecimento em um processo específico Atividade de tempo integral, gerenciando 3 a 6 DMAICs, e os Sistemas de Controle do Processo

Quem são estas pessoas? Master Black Belt: Profissional qualificado Mentor dos Black Belts Facilitador de todo o processo Dá suporte a áreas específicas da empresa Pode dar suporte a 6-8 BB’s, 12-20 DMAICs Responsável pela validação das ligações entre os Sistemas de Controle do Processo em sua área Não é subordinado a nenhum Process Owner

Quem são estas pessoas? Sponsor: Champion: Responsável pelo processo (Process Owner) Dá suporte aos BB’s em sua área Remove as barreiras aos times de DMAIC Responsável pelo sucesso dos times Responsável pelo Six Sigma em sua área Champion: Responsável por múltiplos processos Líder de um grupo de Sponsors Provê a ligação com o negócio, a nível executivo

Características do Black Belt Líder Assume responsabilidades, define direções, guia indivíduos ou times Instrutor/Professor Habilidade de compartilhar conhecimentos técnicos em uma classe de aula Orientador/Treinador Considerado um conselheiro, contribui na instrução de times ou indivíduos Descobridor Habilidade de identificar ou criar novas oportunidades (negócios, ferramentas, etc) Agente de Mudança Identifica e cria entusiasmo com relação a uma nova direção Especialista Técnico Conhecedor profundo de produtos e processos, projetos e aplicações Comunicador Comunica novos métodos, táticas e ferramentas, com eficiência e eficácia

“As Três Colunas” Definir-Medir-Analisar-Melhorar-Controlar (DMAIC): Solução de problemas e melhoria contínua Definir-Medir-Analisar-Projetar-Verificar (DMAPV): Projeto/reprojeto de processos/produtos Também chamado DFSS (Design for Six Sigma) Gestão dos Processos Mapeamento dos Processos Indicadores de Desempenho

Identificar o problema DMAIC: Apresentação Define Measure Analyse Improve Control Identificar o problema Definir os requisitos Definir o processo Business Case Definição preliminar do problema Escopo do projeto Resultados Atribuições Definição de Qualidade Tipos de Clientes Tradução das necessi-dades dos Clientes em Requisitos específicos Métodos de coleta dos Requisitos dos Cllientes Análise da Voz do Cliente Definição do Processo Conexão do Cliente ao seu processo Mapa do Processo de Negócio Guias para Mapeamento Benefícios e aplicações do mapeamento do processo

DMAIC: Apresentação Define Measure Analyse Improve Control Definir as medições Analisar as Variações Definir a medição Por que medir? Medidas de entrada processo e saída Medidas de eficácia e eficiência Entender que a variação é o inimigo Causas comuns Causas especiais Por que, quando e onde? Guias para coleta de dados Entender dados qualitativos e quantitativos Como coletar dados Desenvolver plano de coleta de dados

Quantificar a oportuni-dade DMAIC: Apresentação Define Measure Analyse Improve Control Análise e Foco no Processo Quantificar a oportuni-dade Definir as Causas Raiz Analisar os Dados Ler, interpretar e divulgar em painéis de dados Coleta de dados no processo (em andamento) Análise dos Momentos da Verdade Análise de Valor Agregado Foco em poucos problemas vitais Revisão da nomeação Análise de causa & efeito Verificação da veracidade das causas raiz Foco em poucos problemas vitais Determine a Opportunidade Divulgue a opportunidade

DMAIC: Apresentação Define Measure Analyse Improve Control Gerar Soluções Selecionar Soluções Planejar Implementação Parâmetros da Solução (declaração da solução e critérios da solução) Lista de Soluções possíveis Solução validada Análise de custo/ benefício Proposta de melhoria Mapa do processo ideal Piloto Planejamento do projeto Estratégia de Gerencia-mento da Modificação

Documentar as soluções Institucionalizar as soluções DMAIC: Apresentação Define Measure Analyse Improve Control Documentar as soluções Institucionalizar as soluções Monitorar o Processo Padrões Cartas de Controle Plano de Medição Desenvolvimento de procedimentos Padrão de documen-tação dos procedi-mentos Sistemas e estruturas Estrutura de solução de problemas Atitude de melhoria contínua

Process Steps Critical Inputs Outputs DOE KAIZEN Specs. V O P D F PROCESS MAP C T R M S U SCOPE DEFINITION TOOLS TMAP / SIPOC / Project Contract Financial Report MEASURE TOOLS Bar Chart / Box Plot / Control Charts / Histogram Is/Is Not Matrix / Multivary Chart / Pareto Chart Pie Chart / Run Chart / Verification Sheet BASIC STATISTICS Capability / Distributions / Estimation Normality Test / Transformation MSA Xbar-R / ANOVA / Kappa / ICC / COV ANALYSE TOOLS Cause & Effect Diagram / Five Why Fault Tree Analysis / Scatter Diagram HYPOTESIS TESTING ANOVA / Chi Square Linear Regression / BLR IMPROVE TOOLS Assumption Busting / Error Proofing Cost Benefit Analysis / Effects Tree Force Field Analysis / Piloting Solution Selection Matrix CONTROL TOOLS Process Validation Control Plan Standardization Process Steps Critical Inputs Outputs RRPPM YIELD Capability KPC/ KCC QCI/QCC VSM TPCT DEFINE PHASE TOOLS Brainstorming / Affinity Diagram / Multivoting DOE KAIZEN FMEA Controls Process Failure Failure Failure Severity Occurrance Action Plan Steps Modes Effects Cause Detection Specs.