PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ SGT JOZILVO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Formação para os professores nas escolas
Advertisements

Projeto de Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares no CBMERJ
Sania de Sousa Cançado Fisioterapeuta
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Fisioterapia no Pré Natal , Parto e Puerpério
3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009
PROJETO DE CONTROLE DE TABAGISMO
Projeto de Coordenação dos Serviços de Ortopedia do CBMERJ
Projeto de Coordenação do Serviço de Ortopedia do CBMERJ
PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EM CARDIOLOGIA NAS UNIDADES DE SAÚDE DA DGS Cap Ilva Lopes.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Um foco no apoio profissional na Gestão Pessoal do Médico Ação 2011.
Um foco no apoio profissional na Gestão Pessoal do Médico Ação 2011.
PRÁTICAS CORPORAIS LIAN GONG
PRÁTICA PEDAGÓGICA Aprendendo a ConViver: Tratamento Fisioterapêutico em Mulheres Mastectomizadas na FIR (Projeto de extensão) Profª Drª Celina Cordeiro.
Ministério da Educação
Norma Regulamentadora – NR 4
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
TRATAMENTOS Psicoterapia Yoga Tai-chi Método Laura Mitchell.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
UNIDADE I - Metodologia Científica
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
DICA DE SAÚDE – Setembro 2011
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Reabilitação nos Acidentes Vasculares Encefálicos
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Treinamento Funcional
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS

PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
AFR - PILATES NA REABILITAÇÃO
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
PROJETO MERGULHAR Belo Horizonte 2013
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Resistência e flexibilidade conceitos básicos
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Faculdade de Fisioterapia PRÁTICAS FISIOTERAPEUTICAS NA ATENÇÃO BÁSICA FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA: A FISIOTERAPIA E O FISIOTERAPEUTA Profºs ARTHUR.
ACADÊMICA: SHALINE ANZOLIN PROFESSORA: KÁTIA PEREIRA DA COSTA CRUZ
MÉTODO DOS ANÉIS DE BAD RAGAZ (MABR)
AÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE NO CONTROLE DA DOR: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA Bárbara Gaião.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Aptidão músculo-esquelética
Antonio Rezende Emanuel Pereira Natália Prado. Dor na região lombar da coluna. Todas as pessoas terão 1 episódio de dor em coluna lombar durante a vida.
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
Pilates com equipamentos
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM NEUROLOGIA INFANTIL
Projeto de simulação esportiva e profissional Professor orientador Pablo Ferreira Silva.
URUSSANGA SAUDÁVEL EQUIPE NASF URUSSANGA ESTADO DE SANTA CATARINA
RESGATANDO A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM PATOLOGIAS CRÔNICAS DA COLUNA VERTEBRAL ATRAVÉS DA AUTO-ESTIMA E DE EXERCÍCIOS EM GRUPO DESENVOLVIDO PELO.
ALONGAMENTO.
Iso-Stretching Juliana Carvalho.
De Bolsas de Estudo Política Senac de Concessão. A Política Senac de Bolsas de Estudo foi criada em 2006 com o objetivo de facilitar o acesso à educação.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ SGT JOZILVO

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ O QUE: O método Pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas. Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também, como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência. Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomielites, acidente vascular cerebral, pós-cirurgias, pré e pós-parto, entre outros.

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ A aula é baseada em exercícios de alongamentos trabalhos de força tanto com exercícios concêntricos quanto excêntricos de abdômen e músculos lombares executados pelo praticante nunca passivamente. O praticante controla seus equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios é feito na horizontal nos aparelhos e no the mat (colchonete específico). Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), eliminam a tensão. A aula deve ser orientada sempre por profissionais de Educação Física ou Fisioterapeutas credenciados. A garantia da eficiência do método está exatamente na precisão dos movimentos que só poderá conseguir com a ajuda deles.

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ Quem: As Policlínicas disponibilizariam dos seguintes profissionais para a realização dos exames: Clínicos Gerais; Ortopedista; Ginecologista; Fisioterapeuta; Profissional de Educação Física. QUANDO: O projeto pode ser implantado inicialmente na 3ª Policlínica a partir de recursos financeiros para aquisição dos aparelhos adequados.

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ ONDE: O projeto pode ser implantado nas Unidades de Saúde da DGS. POR QUE: - Oferecer uma terapia alternativa no tratamento e prevenção de problemas osteoarticulares e melhoria da qualidade de vida. -Tratamento de lesões causadas por problemas posturais. - Prevenção de problemas posturais em gestantes a partir da 16ª semana.  COMO RECURSOS E PARCERIAS A implantação do Serviço de Pilates pela 3ª Policlínica tem um custo entre R$ 11.780,00 a R$ 15.180,00 para os orçamentos diferenciados conforme anexo. Ficando isento de algumas instalações como vestiários e recepção. A área para montagem do estúdio é de no mínimo 30m.

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ COMO: Parcerias: Poderá ser realizadas parcerias com instituições de ensino superior na disponibilidade de estudantes de Educação Física e Fisioterapia, com as empresa de fabricação de equipamentos as quais também ministram cursos de extensão no Método Pilates. ETAPAS DO PROGRAMA 1ª etapa – Divulgação 2º Etapa: Inscrição 3ª Etapa: Formação dos grupos 4ª Etapa: Metodologia .

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ COMO: Cronograma de atendimento: 1º mês: Duas sessões semanais Grupo de quatro participantes Duração de uma hora Período de adaptação e aprendizagem 2º mês Duas a três sessões semanais Período específico para cada caso 3º mês ao 5ª mês Período de manutenção