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Apoio: Coordenação e Supervisores de Área FAE BUSINESS SCHOOL PROFª. ANDREA LEVEK Apoio: Coordenação e Supervisores de Área

PRÉ-PROJETO DO TRABALHO DE FINAL DE CURSO “Como” deverá ser montado e elaborado cada uma das possibilidades de trabalhos de conclusão do curso.

PESQUISA EMPREENDE-DORISMO CONSULTORIA ACADÊMICA (Manual FAE,2003) O seu objetivo é garantir uma integração entre escola e empresa, através do estudo de caso em uma organização previamente contatada na área do conhecimento do trabalho. Deve contar com uma base teórica para a adequada avaliação do estudo realizado. (Manual FAE,2003) O seu objetivo é desenvolver habilidades e competências relacionadas ao espírito empreendedor, mediante a elaboração de um projeto de implementação de um novo empreendimento de porte micro a médio. (Manual FAE,2003) O seu objetivo principal permitir ao aluno uma aproximação à pesquisa científica, usando o referencial teórico e metodológico da ciência em questão. Tem a forma de uma Monografia. (Manual FAE,2003)

QUADRO DAS ESTRUTURAS CONSULTORIA PESQUISA ACADÊMICA EMPREENDE-DORISMO TEMA OBJETIVO GERAL BIBLIOGRAFIA PESQUISA ACADÊMICA TEMA PROBLEMA HIPÓTESE(S) OBJETIVO GERAL REVISÃO DE LITERATURA BIBLIOGRAFIA EMPREENDE-DORISMO TEMA OBJETIVO GERAL REVISÃO DE LITERATURA BIBLIOGRAFIA

TEMA O que eu desejo Pesquisar? Com relação ao próprio Tema: ORIGINAL (possuir nossas construções pessoais) CRIATIVO (que novos benefícios trará para a comunidade) INTERESSANTE (assunto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições para ser delimitado em função da pesquisa);

TEMA Fontes: Pesquisador - escolha do tema depende: Vivência - Leitura de livros, revistas, artigos Questões polêmicas;- Debates, reflexões; Pesquisador - escolha do tema depende: Aptidões e capacidade; Preferências pessoais; Interesse; Utilidade do tema e determinação para prosseguir o estudo. Disponibilidade de tempo e recursos (financeiros, RH, materiais)

TEMA Delimitação do tema: Localização espacial: onde a pesquisa será desenvolvida? Temporal: em que período vai ocorrer o levantamento de dados? Personagens: quem irá responder a pesquisa? / (quem responderá aos questionários e sobre que objeto); Enfoque: estudo do tipo sociológico, administrativo, humanístico, histórico, direcionado às decisões gerenciais.

PROBLEMA O problema é o que se procura saber e/ou resolver, podendo ser formulado como uma pergunta, que é a questão fundamental a ser resolvida. Assim, o problema deve ser claro, preciso e passível de solução.

PROBLEMA Interrogações básicas: Por que a pesquisa deve ser realizada? Quais as decisões que devem ser tomadas? Quais as possíveis respostas a serem obtidas para problemas ou oportunidades definidas?

PROBLEMA Problemas científicos são os que formulam “questões que mostram uma situação necessitada de discussão, investigação, decisão ou solução” Para se saber se estamos diante de um bom problema, as seguintes respostas devem ser obtidas:

PROBLEMA Deve ser formulado como pergunta Deve ser claro e preciso (como vamos elaborar e executar a pesquisa) O problema deve ser empírico (baseado em fatos ou coisas, palpável, que seja exeqüível, tenha solução, possa ser respondido) Deve estar delimitado a uma visão viável (o problema não deve abranger termos muito amplos) Deve ser suscetível de solução

HIPÓTESES É uma proposição testável que pode vir a ser a solução do problema. Ex1: Os alunos que estudam tem melhor desempenho acadêmico. Ex2: Países economicamente desenvolvidos possuem baixos índices de analfabetismo.

OBJETIVOS CONSIDERAÇÕES: Os objetivos são determinados de forma a trazer informações que solucionam o problema; Que informações são necessárias para resolver o problema?

OBJETIVOS Geral Tema Problema Hipóteses Objetivos Específicos A determinação dos Objetivos tem origem pela formulação de hipóteses sobre o problema definido. As hipóteses são suposições que podem ou não serem confirmadas pela pesquisa.

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS É aquele que responde e soluciona o problema. Relacionado com os conceitos envolvidos no problema. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Relacionados com as hipóteses, são todas as informações que nos levarão a cumprir o objetivo geral.

EXEMPLO (I) TEMA DELIMITAÇÃO DO TEMA PROBLEMA DE PESQUISA Marketing Canais de Marketing na empresa Buona Pele. PROBLEMA DE PESQUISA Qual a viabilidade da ampliação dos canais de marketing de produtos cosméticos da empresa Buona Pele, para o sistema de vendas domiciliares?

EXEMPLO (I) HIPÓTESE: OBJETIVO GERAL: A ampliação dos canais de marketing de produtos cosméticos favorecem o desenvolvimento da empresa. OBJETIVO GERAL: DETERMINAR a viabilidade da ampliação dos canais marketing de produtos cosméticos da empresa Buona Pele, incluindo o sistema de vendas domiciliares.

EXEMPLO (I) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR os concorrentes que atuam no segmento de vendas domiciliares; VERIFICAR quais os principais produtos vendidos e respectivos preços no segmento de vendas domiciliares; LEVANTAR os motivos de compra, aspectos positivos e negativos deste tipo de venda percebidos pelo consumidor; PESQUISAR a política de remuneração e prêmios para vendedores atuantes nesse mercado; IDENTIFICAR o perfil dos Consumidores dos produtos da marca X.

Exemplo 1 - Consultoria: (Alunas Ana Paula / Ariete / Cleciane/ Karen) TEMA: Segurança e QVT na empresa San Marino Ind. e Com. de Pedras e Revestimento. PROBLEMA: Como a segurança no trabalho pode influenciar na QV dos funcionários da Marmoraria San Marino? HIPÓTESE: A segurança no trabalho influencia de forma positiva na QV dos funcionários, a medida que estes percebem seus benefícios

Exemplo 1 - Consultoria: (Alunas Ana Paula / Ariete / Cleciane/ Karen) OBJETIVO GERAL: Identificar a possível influência da Segurança na QV na empresa San Marino Ind. e Com. de Pedras e Revestimento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levantar a legislação existente sobre segurança no trabalho; Identificar medidas de segurança adotadas pela empresa San Marino; Determinar a relação entre Segurança no trabalho e qualidade de Vida dos funcionários Propor medidas de Segurança para a empresa San Marino.

Exemplo 2 - Consultoria: (Alunos: Camila / Claudinei / Ingrid / Josiane) TEMA: Planejamento estratégico na empresa HB Com. e Distrib. Ltda. PROBLEMA: Quais as principais ações de planejamento estratégico que podem auxiliar a HB comércio e Distrib. Ltda, no bom desenvolvimento de suas atividades e na busca de melhores resultados? HIPÓTESE: A implantação de um planejamento estratégico adequado às necessidades da empresa HB pode permitir a visualização dos objetivos e ações a serem consideradas de forma mais clara e objetiva, impulsionando a empresa ao atingimento dos resultados esperados.

Exemplo 2 - Consultoria: (Alunos: Camila / Claudinei / Ingrid / Josiane) OBJETIVO GERAL: Desenvolver o planejamento estratégico da HB comércio e Distrib. Ltda, para atingir melhores resultados organizacionais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Definir a missão e a visão da empresa de acordo com as expectativas dos seus dirigentes; Levantar as oportunidades e ameaças no mercado de distribuição de cosméticos e produtos de higiene; Identificar os pontos fortes e fracos da empresa HB; Propor estratégias nas seguintes áreas: qualidade, captação e retenção de clientes, crescimento e responsabilidade social.

JUSTIFICATIVA A justificativa consiste em relatar a importância do tema específico ou do objetivo geral definido, demonstrando a relevância teórica e prática do assunto de que se trata e os motivos que o levam a merecer uma investigação.

REFERENCIAL TEÓRICO É o embasamento teórico do trabalho, baseado nos conhecimentos adquiridos por meio de leituras, aulas, debates e palestras vivenciadas no meio acadêmico e experiência profissional. É o referencial teórico que dá sustentação técnica ao trabalho e evidencia sua aplicabilidade.

REFERENCIAL TEÓRICO Embasamento Teórico e Técnico do Trabalho Elaborado com base em citações dos autores consultados e referenciados e na construção da minha inteligência.

REFERENCIAL TEÓRICO CITAÇÕES DIRETA É a transcrição literal de um texto ou parte dele. Pode ser Curta ou Longa.

REFERENCIAL TEÓRICO CITAÇÕES DIRETA CURTA Deve aparecer entre aspas, com o mesmo tipo de letra do texto. (Usa-se esta forma até 3 linhas) A globalização pode ser entendida segundo Omam (1992, p.162), como: “um fenômeno microeconômico, estratégias de empresas, apoiadas pelo governo, através da desregulamentação, liberalização (redução de barreiras aos comércio) e impulsionadas por novas tecnologias de transporte comunicação e informação.” Portanto pode-se supor que...

REFERENCIAL TEÓRICO CITAÇÕES DIRETA LONGA Deve ser feita em parágrafo distinto, iniciando-se na margem de parágrafo e terminando na margem direita. Neste contexto o Estado é soberano, sendo aquele que consente em aceitar as regras universais vigentes. Segundo, Sosa (1995, p. 32): ...o comércio exterior indica a atividade do Estado com relação a seu comércio externo, aí incluídos a política de comércio a ser empregada visando os fins nacionais, sejam eles econômicos, sociais, etc. Nesse campo, o Estado ainda é o ator majoritário, sobretudo como ente regulador e controlador do comércio praticado pela sua cidadania. Nesse ponto é que surge o particular como agente da troca internacional, da compra e venda, isto é, da importação e da exportação nacionais.

REFERENCIAL TEÓRICO CITAÇÕES INDIRETA É a reprodução das idéias de um autor com as palavras próprias do autor do trabalho. NÃO se usa aspas nem parágrafo distinto.

REFERENCIAL TEÓRICO CITAÇÕES INDIRETA – ex. 1 O comércio internacional é caracterizado por trocas entre países, onde o Estado é o grande regulador destas ações de troca, e é quem aceitará ou não as regras impostas para operar nesta comunidade internacional. Sosa (1995) afirma que o comércio internacional é percebido nas trocas comerciais havidas entre as diversas nações que compõe a comunidade mundial, inscrevendo-se na economia internacional e submetendo-se ao Direito Internacional Público.

REFERENCIAL TEÓRICO CITAÇÕES INDIRETA – ex. 2 O termo globalização foi analisado por Baumann (1995), em seus aspectos econômicos subdividindo-o em cinco perspectivas: comercial, financeira, produtiva, aspectos institucionais e de política econômica. A perspectiva comercial...

REFERÊNCIAS LIVROS Ex.: CARDOSO, E. A. A economia brasileira ao alcance de todos. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. 135 p.

REFERÊNCIAS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS Consideradas no todo EX. ANUÁRIO INTERNACIONAL. São Paulo: AGEV, 1968-1978 INFORMATIVO MENSAL [do] Banco Central do Brasil. Brasília, 1980.

REFERÊNCIAS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS Consideradas em parte EX. VEJA. São Paulo: Abril, ed. 1775 , n. 43, out. 2002. 170 p. CONJUNTURA ECONÔMICA. As 500 maiores empresas do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, v. 38, n. 9, set. 1984. 135 p. Edição especial.

REFERÊNCIAS ARTIGOS DE PERIÓDICOS EX. MARCHETTI, R. Z. O comportamento do consumidor nos tempos modernos. Revista da UFPR, v. 4, n. 1 , p. 15 -22, jan./abr. 2002.

REFERÊNCIAS ARTIGOS DE JORNAL EX. LOURENÇO, G. M. Brasil Novo: seis meses e perspectivas. Indústria & Comércio, Curitiba, 28 set. 1990. p. 23. SARLI, C. Faltou base. Folha de S. Paulo, 02 jul. 1998. Caderno 3, Folha Esporte, p. 1.

REFERÊNCIAS ENTREVISTAS PUBLICADAS EX. GUTIÉRREZ, P. J. Política, nem pensar. Veja, São Paulo, n. 1700, 16 maio 2001 . p. 11-15. Entrevista.

REFERÊNCIAS CD-ROM Livros considerados no todo EX. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Catálogo da produção intelectual da UFSCar. Ed. Preliminar. São Carlos, 1996. 1 CD-ROM

REFERÊNCIAS FONTES ELETRÔNICAS ON-LINE Documentos consultados on-line EX. O SLIDE como mídia. Disponível em: <htpp://www.vertex.com.br/arte/sldabout.htm> Acesso em: 19 ago.1998. BARROS, R. P. de; RAMOS, L.; FIRPO, S. Geração de empregos em relação espacial no mercado de trabalho brasileiro. Disponível em: <htpp://www.mtb.gov.br/public/notas/nota2_98/not2_idx.htm.> Acesso em: 19 ago.1998.

CRONOGRAMA Flexível devendo ser realizado de acordo com o tipo do trabalho escolhido: Ex.: Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Editoração e entrega Elaboração das Propostas Diagnóstico na empresa Levantamentos bibliográficos Planejamento do trabalho Atividades

O que deve ser previsto Estrutura provável do trabalho: capítulos, secções e itens; Extensão provável do trabalho em número de páginas e palavras; Uso de recursos especiais, incluindo tabelas, gráficos, fotografias, recursos audiovisuais para a apresentação impressa do trabalho e futuras palestras;

O que deve ser previsto Necessidade ou não de utilização de pacotes computacionais para redação do trabalho e sua edição gráfica; Quantidade e data de entrega do texto final; Produção de software e forma de colocação a disposição do grande público.

Estilo da Redação Técnico-Científica Clareza Uma redação é clara quando não deixa margens a interpretações diversas da que o autor deseja comunicar. Precisão Expressões como ´nem todos´, ´vários deles´, etc. são interpretados de formas diferentes e devem ser evitados. Comunicabilidade Os assuntos devem ser tratados de forma direta e simples.

Estilo da Redação Técnico-Científica Uso de terceira pessoa. Evitar expressões taxativas, como “o resultado do teste provou ...”. Cuidado com sinônimos. Usar períodos curtos. Consistência Consistência de expressão gramatical, consistência de categoria (equilíbrio entre as sessões, e de seqüência)..

BIBLIOGRAFIA BARROS, Aidil J. S.; LEHFELD, Neide A. S. Metodologia Científica. 2.ed. São Paulo : Makron Books, 2000. BOYD, Harper W. Jr., WESTFALL, Ralph .Pesquisa Mercadológica: textos e casos tradução de C. A. - Arantes, Maria Isabel R. Hopp.7 ed. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1987. DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo : Atlas, 1989. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 3. ed. São Paulo : Cortez, 1992 EASTERBY-SMITH, Mark. Pesquisa Gerencial em administração: um guia para monografias, dissertações, pesquisas internas e trabalhos em consultoria. São Paulo: Pioneira, 1999.

BIBLIOGRAFIA FAE. Manual – Trabalho de Final de Curso. Cursos de Ciências Contábeis, Econômicas e Administração. 2003 FERREIRA, Maria Cristina, Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, Curitiba : Faculdade Católica de Administração e Economia, 2001. FIALHO, Francisco. Metodologia Científica. In: CURSO DE DOUTORADO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO. Florianópolis:UFSC, 2002. CD-ROM GODOY, Arilda Schmidt. A Pesquisa qualitativa e sua utilização em Administração de Empresas. São Paulo : RAE – Rev. De Administração de Empresas, v.35, n.4, p.65-71, 1995. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa . Tipos Fundamentais. São Paulo : RAE – Rev. De Administração de Empresas, v.35, n.3, p.21-29, 1995.

BIBLIOGRAFIA HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 3. Ed. Petrópolis : Vozes, 1992. IPARDES. Normas para apresentação de documentos científicos. v. 8. Curitiba: Ed.da UFPR, 2001. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo : Atlas, 1993. LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Perfil em educação: abordagens. São Paulo : EPU, 1996. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo : Atlas, 1991 MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 3. ed. São Paulo : Atlas, 1996

BIBLIOGRAFIA MINAYO, Maria Cecília de Souza, et. Alii. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis : Vozes, 1994. ROESCH, Silvia M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999. TAGLIACARNE, Guglielmo. Pesquisa de Mercado: Técnica e prática. São Paulo : Atlas, 1974. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquis-ação. São Paulo : Cortez, 1988. VERGARA, Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.