Prof: Dorirley Rodrigo Alves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Advertisements

A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
Customer Relationship Management
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
Sistemas da Informação e Tecnologia
CRM – Customer Relationship Management
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
CRM (Customer Relationship Management
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Customer Relationship Management
Sistemas de Informação
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Customer Relationship Management
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
ERP – CRM - BI.
Tecnologia em Marketing
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
O uso de sistemas CRM e SFA para a produtividade em vendas Fernando Leite Júnior Engecompany
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Desafios do desenvolvimento de software
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Projeto: Capacitação em GP
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
CRM – Customer Relationship Management
CRM Fernando Lange Guerra
Trabalho 3 CRM Silviane Duarte Rodrigues
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
Qualitor CSC Gestão de Centrais de Serviços Compartilhados
Nova solução CRM da Riosoft
Thales Alberto Priscila Tavares Kali Fauaze Igor Daniel William Martin.
Marketing de Relacionamento
Tecnologia da informação
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA Prof. Diego H. Minholi.
CRM.
CRM Customer Relashionship Management
CRM – Customer Relationship Management Gestão da Relação com o Cliente
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Sistemas de informação para processos produtivos
Soluções inovadoras em governança de TI
Prof. Ana Martins – UCB Unidade 02 Aula 03
CRM Customer Relationship Management
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
Equipe Prof. Henrique Freitas
FERRAMENTAS DE MARKETING
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Gildo de Almeida Leonel.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Disciplina: Inteligência Artificial
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
CRM Customer Relationship Management
TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS Prof. Glauco Carvalho. TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias.
Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula D. Empresas Capacidade de surpreender o cliente diferente de preço e prazo Reinventaram o seu setor A Informação será o grande.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Prof: Dorirley Rodrigo Alves Componentes do Grupo: Débora Cristiane Débora Eroina Jaqueline Bruna Luciana Ferreira Priscila Vilela Orientador: Prof: Dorirley Rodrigo Alves

O QUE É NECESSÁRIO PARA O CRM? O QUE É UM CRM? O QUE É NECESSÁRIO PARA O CRM?

O que é um CRM? O Sistema CRM (Customer Relationship Management) Sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente é um software criado para analisar, processar, fidelizar e capturar informações, tendo como porta de entrada o “Cliente”.

Definição de Sistema CRM: Diferencia cada cliente; Melhora o atendimento; Diminui o tempo de espera na solução de um problema; Possuem dados vistos de forma única; Maior satisfação do cliente; Maior coleta de informações sobre o cliente.

Aplicação do CRM: Implementação de ferramentas; Figura 1: Gestão de relacionamento do CRM (Customer Relationship Management)

O que é necessário para o CRM? Um dos fatores mais importantes para o sucesso são os recursos humanos, que precisam ser treinados e capacitados, em todos os níveis, não só para melhorar a qualidade do atendimento, mas também para usar adequadamente as informações que transformam possibilidades de negócios em lucros.

empresas através da aplicação de tecnologia. Perspectiva do CRM: CRM como Processo: Consiste em relacionamentos entre comprador e vendedor; CRM como Estratégia: O sucesso fica na prioridade às relações com clientes; CRM como Filosofia: Refere-se à idéia de qual a maneira mais eficaz para atingir a lealdade dos clientes; CRM como Capacidade: Oferecem a flexibilidade para mudar o comportamento da empresa; CRM como Tecnologia: É impulsionado pela funcionalidade e pela aceitação das empresas através da aplicação de tecnologia.

Clientes – Cadastrados de forma detalhada; Funções do CRM: Clientes – Cadastrados de forma detalhada; Figura 2: Ficha de Cadastro de cliente

Oportunidades –São as previsões levantados junto aos clientes. Contratos – Armazena contratos, informando a data de início e o fim do contrato. Oportunidades –São as previsões levantados junto aos clientes. Figura 3: Ficha de Oportunidades

Relacionamentos – Auxilia no controle das atividades exercidas pela sua equipe. Figura 4 Modelo Ficha de Relacionamento

A implantação do CRM está assentada sobre dois pilares: Um processo de trabalho orientado para o cliente que permeia e é compartilhado por toda a empresa; O uso intenso da informação do cliente, suportado pela informatização de vendas, marketing e serviços.

Implantação da Tecnologia: É a aplicação, em toda a empresa, do processo de revisar a forma de pensar o negócio. Técnicas, tecnologias e processos são agora implantados para materializar a estratégia de CRM, incluindo telemarketing receptivo e ativo, terminais ponto de venda, canais virtuais e muito mais. Essa implantação pode ser escalonada. (Organizar em grupos, distribuir fatores em subseções.)

Gerenciamento do CRM: De acordo com Nori Lúcio Jr. (01/11/2007) CRM: [...] “É um método ou um conjunto de processos que permitem entender, influenciar a compra e reter clientes. Os processos determinam o conjunto de ferramentas que serão utilizados no gerenciamento do relacionamento entre a empresa e seus clientes.”

Figura 6:Processo CRM

Tipos de Clientes: Cliente de Alto valor: São aqueles de longo prazo; Cliente de Médio valor: São de alto a médio prazo; Clientes de Baixo Valor: São aqueles que se relacionam pouco. 

CRM e sua Importância nos Processos de Tomada de Decisão: De acordo com Modesto (2007 apud CORRÊA et al, 2007), as barreiras à implantação do CRM mais comuns atualmente são: os altos custo de implantação, manutenção e atualização; o custo de treinamento dos usuários e a falta de planejamento para a implementação correta do CRM na organização, para atender as demandas da organização” e possíveis limitações do CRM seriam a má formação e atualização do banco de dados, com isso gerando informações não condizentes com a realidade, levando a organização à tomada de decisões e estratégias de marketing erradas.

Glossário CRM Base de Conhecimento: Termo de Help Desk ou de Suporte Técnico, para definir bases de dados ou conhecimentos acumulados sobre um determinado assunto; Call Center: Central onde as chamadas são processadas ou recebidas, em alto volume, com objetivos ligados às funções de vendas e qualquer outra atividade administrativa especializada; Contact Center: Centro -ou- central - de contatos. Estruturas preparadas para oferecer atendimento por diversos meios de comunicação, como telefone e e-mail;

Marketing De Relacionamento: É uma filosofia de administração empresarial baseada na aceitação da orientação para o cliente e para o lucro por parte de toda a empresa; Workflow: Utilizado para designar métodos e procedimento de execução de tarefas seqüenciais para dar conta de determinados processos dentro de uma empresa; Telemarketing: Conjunto de estratégias de divulgação e vendas de produtos e serviços pelo telefone. O telemarketing pode ser ativo e receptivo;

Database Marketing: Conceito e conjunto de procedimentos que associam marketing e todos os dispositivos tecnológicos relacionados a banco de dados; Data Mining: ''Garimpagem" automática de dados, resulta na obtenção de relatórios, freqüentemente com o objetivo de apoiar decisões corporativas; Data Warehouse: O Data Warehouse, ou armazém de dados é a ferramenta para a aplicação de Data Mining;

Considerações Finais O CRM é considerado uma estratégia e não uma categoria tecnológica, sendo que, no sentido de estratégia, a mesma é utilizada para alcançar os objetivos da empresa através de um plano adotado para atingir as metas estabelecidas. Por tanto foi possível entender que a implantação de um CRM em uma organização, bem planejado, com o comprometimento de todos em especial a gerência, pode trazer benefícios importantes, pois através dele pode-se conquistar definitivamente o cliente.  

Referência Bibliográfica: CORRÊA, P. G; CARVALHO, T. F.; PEDREIRA, D. L.; MORAES, D. R.; CARDOSO, A. L. O Papel Estratégico do CRM nas Organizações. Salvador, 2007. Disponível em < http://www.scribd.com/doc/7971798/O-Papel-Estrategico-do-CRM-nasOrganizacoes#document_metadata>. Acesso em 29.09.2012. GREENBERG, Paul. CRM na velocidade da luz: conquista e lealdade de clientes em tempo real na internet. Rio de Janeiro: Campus, 2001. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Pearson, 2006. LUCIO JR, Nori. Portal do Marketing: gerenciando clientes via CRM e BI. Disponível em:www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Gerenciando_Clientes_Via_CRM_e_BI.htm. Acesso em 29/09/2012. OLIVEIRA, C.E.; LELES, A.D. CRM. In: Revista Científica Do IMAPES, São Paulo Maio, 2005. Pettey, C. (2008). “Gartner says more than 50 percent of CRM implementations considered failures from customer´s point of view”. Disponível na Internet: http://www.gartner.com/5_about/press_releases/2001/pr20010912b.html Acessado 29 SET. 2012 Zablah, A., Bellenger, D. e Johnston, W. (2004). “An evaluation of divergent perspectives on customer relationship management: Towards understanding of an emerging phenomenon”, Industrial Marketing Management, Vol.33, p.475-489. Zineldin, M. (2006). “The royalty of loyalty: CRM, quality and retention”, Journal of Consumer Marketing, Vol.23, No. 7, p. 430-437. http://www.e-commerce.org.br/artigos/CRM.php acessado em 25 de Setembro de 2012 http://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_relationship_management acessado em 29 de Setembro de 2012 http://www.microsoft.com/brasil/dynamics/businessneeds/customerrelationshipmanagement.mspx acessado em 29 de Setembro de 2012