Projeto de Inclusão produtiva e social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
O que é Educação Ambiental?
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
GEOGRAFIA.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
CAMINHOS JÁ PERCORRIDOS
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Desafio das novas tecnologias
Direito humano a alimentação adequada
Sustentabilidade da Agropecuária Brasileira:
13° Conferência Nacional de Saúde
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
O que é o potencial social?
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
Cidadania Indicadores da.
Especificidade da produção agropecuária
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Agroecologia como enfoque científico para o estabelecimento de
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Política de microfinança solidária, geração de renda e mediações de gênero: em perspectiva participação das mulheres em sítios e assentamentos rurais do.
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Segurança alimentar e mercados institucionais
Competência 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e democracia, favorecendo uma atuação consciente.
Agroecologia.
Introdução aos Indicadores de Sutentabilidade. A sustentabilidade se baseia numa crença universal de que as coisas serão melhores no futuro do que no.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA EM SAÚDE
Responsabilidade Socioambiental
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Apresentação Diagnóstico Social
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Museologia e Inovação social Pedro Pereira Leite Patrimonialização e Sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva FCSH-IHC – novembro 2014.
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Projeto de extensão Capim Limão
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
SOUZA,R.T.M. 1 ; VERONA,L.A.F. 2 ; FACHINELLO,M. 3 ; MARTINS,S.R. 4 1 UFSC, 2 EPAGRI, 3 UFFS,
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Parte III Gestão Ambiental.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Educação ambiental e sustentabilidade econômica: comércio justo e consumo sustentável CONSUMO, MEIO AMBIENTE E EDUCACIÓN Rosa M. Pujol Vilallonga.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
Política Nacional de Promoção da Saúde
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
twitter.com/funasa.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Inclusão produtiva e social

Projeto de Estruturação Produtiva e Social CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Envolver os integrantes da família Deve contemplar atividades de todos os adultos envolvidos no trabalho de sustentação da família Deve ser formulado de acordo com as possibilidades reais de desenvolvimento das atividades pela família.

Projeto de Estruturação Produtiva e Social CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Diversidade: agrícolas e não agrícolas. Viabilidade produtiva e comercial. Adequar às condições: Naturais Culturais Econômicas Devem ser observadas, também, as questões culturais locais.

Projeto de Estruturação Produtiva e Social CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Oportunidades futuras de comercialização: escala de produção, mercado potencial, custo de produção e de venda, canais de escoamento. Agregação de valor Podem ser coletivos. Priorizar sistemas agroecológicos e práticas que garantam a sustentabilidade da unidade.

Agriculturas de base ecológica AGROECOLOGIA CONVERSA SOBRE UMA NOVA CIÊNCIA É uma ciência Conjunto de conhecimentos de diversas áreas Agriculturas de base ecológica É muito mais do que práticas agrícolas

AGROECOLOGIA Visa a sustentabilidade Autonomia dependência Produtos Conhecimentos Tomadas de decisão Mudanças nas relações com o Meio Ambiente Combate a seca x convivência Cidadania = oportunidades Ética da vida

CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO AGROECOLOGIA COMBATE À SECA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO DEPENDÊNCIA AUTONOMIA Luta contra o clima Enfrentar os desafios da região Mudança da natureza Considera as possibilidades ambientais Assistencial Emergencial Governo assume as soluções Dependência Não valoriza o conhecimento tradicional Permanente Política de longo prazo População assume as soluções Promotora da autonomia Valoriza conhecimento tradicional

AGROECOLOGIA Visão sistêmica Agroecossistema é a unidade fundamental de estudo, nos quais os ciclos minerais, as transformações energéticas, os processos biológicos e as relações sócio-econômicas são vistas e analisadas em seu conjunto. (Altieri, 1992)

AGROECOLOGIA Visão sistêmica da UPF Políticas, programas vizinhança conhecimento conhecimento Reservas: água / sementes / alimentos água insumos Conhecimentos resíduos Práticas agrícolas Fatores sociais Transformações: Nutrientes / energia produtos Recursos Financeiros

Canais de Comercialização AGROECOLOGIA Política Agrícola Relações de gênero Clima Fatos históricos ATER Organização Social Paisagem Economia infraestrutura Saúde / Educação / Cultura / Assistência Social Canais de Comercialização Organização Política Visão sistêmica: UPF no território

AGROECOLOGIA Transição agroecológica “mudança* de atitudes, valores dos atores sociais em relação ao manejo e conservação dos recursos naturais” (Caporal, 2004) *Sociais / econômicas / tecnológicas