Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
EMERGÊNCIAS E ACIDENTES AMBIENTAIS
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - BA 10/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.
AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INSTRUMENTOS LEGAIS
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES de origem ANTROPOGÊNICA, resultante de acidentes com produtos químicos perigosos SMS/SPjunho/2011.
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Capacitação em Eventos
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
LIDERANÇA EM SMS NO ABASTECIMENTO Priorização de Atividades e Projetos PARADA DO DILUBÃO 2007 DATA 07/05/2007.
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Proposta Técnica Preliminar
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Ministério de Minas e Energia
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
José Alberto Ribeiro Carvalho
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
1.
VI Conferência Nacional de Assistência Social
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
PARA O TRABALHO/SEMINÁRIO. OBJETIVO Apresentar e refletir sobre uma ação, estratégia e/ou iniciativa de Gestão Ambiental e/ou de Prática Sustentável de.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 1) O tema (prevenção, preparação e resposta frente a acidente com produto químico) foi inserido no plano estadual de saúde? Não 2) Ou o tema foi inserido em outro instrumento de pactuação / organização das ações e serviços? não

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 3) O Comitê Estadual de Saúde em Desastre (CESD) foi constituído? – Sim – Em fase de estruturação.Portaria nº. 505 de 12/11/12 4) Ou outro fórum / colegiado foi constituído para tratar o tema dos desastres? – Sim – Reuniões periódicas; Seminário de Emergências Químicas 16 e 17/08/12

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 5) O CESD ou outro fórum estão em atividade? – Sim – Em fase de estruturação 6) Quanto ao plano de contingência para desastres? – Comitê em fase de elaboração. Previsão do inicio dos trabalhos para janeiro de ) CESD (ou outro colegiado) e Plano pretendem abordar o tema dos acidente químicos? – não

Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 8) Quais são os avanços percebidos no desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – Retomada das Ações do P2R2 pela Secretária de Meio Ambiente (SEMA-MA) – Integração dos órgãos envolvidos – Realização do Seminário de Emergências Químicas, realizado pela SEMA com a participação dos órgãos afins. 9) Quais são as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – Priorização das ações – Falta de Recursos humanos disponível – Carências de capacitação necessária.

Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial: 10) Qual é a proposta da Saúde do Trabalhador para abordagem do tema? – Não existe. 11) Há articulação entre a Vigilância ambiental e saúde do Trabalhador para ações de Vigilância? – Sim. – Trabalho integrado nas ações que envolve diretamente os trabalhadores: inspeções de estabelecimentos, participação em eventos da saúde do trabalhador e VSA.

Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intersetorial: 12) A SES participa de Comissão Estadual do P2R2 (CE/P2R2)? – Sim – Ivolino de J B Melo – Eduardo Saldanha Trovão 13) Na ausência de CE/P2R2, a SES participa de outro fórum intersetorial para atuação em acidentes químicos? – não

Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação: 14) A SES gostaria de contar com apoio do DSAST/SVS/MS para educação continuada? – Sim – Estimativa de número de profissionais e de mutiplicadores: 10 – Temas de interesse – gestão de risco, análises laboratoriais, ações de primeira resposta, saúde e segurança no trabalho, aspectos gerais de toxicologia, emergência toxicológica, toxicologia ambiental e clinica. 15) A SES tem condição de identificar Regionais de Saúde ou SMS que gostariam do apoio na esfera federal para fortalecer autuação em acidente químico ? – Sim – Qual/quais: Imperatriz, São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Açailândia.

Outras informações que a SES considerar relevantes

Contatos: CEREST – Maria dos Aflitos Silva Saúde Ambiental – Maria do Carmo Diniz Pinheiro Saúde do Trabalhador – Adelane da Silva França